Beleza
Moderação é a chave para evitar overdoses de plásticas!

A obsessão pela beleza perfeita tem gerado caras plastificadas por muito estica-e-puxa, infladas por preenchedores ou paralisadas por mililitros de botox, além de corpos turbinados com silicone e bomba ou forjados por lipoaspiração e dietas suicidas.

“As pessoas em geral estão a procura de resultados impossiveis, atrás de uma fantasia alimentada também por revistas especializadas. Por falta de informação, olham a mulher da capa, cujas imperfeições não veem, e querem ser iguais”, afirma o cirurgião plástico e Colunista do Sentir Bem, Dr. Rodrigo Gimenez

São raros os plenamente satisfeitos com o visual -mesmo quem está com tudo em cima sempre tem algo que gostaria de ver melhorado. Mas a verdade é que algumas regiões do planeta parecem se incomodar mais com as imperfeições físicas do que outras. Uma pesquisa feita pela marca de cosméticos Avon revela que as mulheres da América Latina -brasileiras incluídas- são as campeãs de descontentamento.



Segundo o levantamento, 35% das latino-americanas (contra 14% das europeias) têm problemas com o físico e apenas 56% declaram que nunca fariam uma cirurgia plástica. Parece bastante? Esse percentual é de 66% na América do Norte, cresce para 75% na Europa e chega a 87% entre as moradoras da região da Ásia/Pacífico. “O brasileiro tem uma motivação grande para cuidar da imagem, porque é um povo jovem e bonito, o clima é quente, e o corpo está sempre em evidência", acredita o cirurgião plástico Gimenez..

Junte insatisfação com a própria imagem, alguns dos melhores cirurgiões plásticos do mundo e técnicas dermatológicas das mais modernas e fica fácil entender por que o Brasil é o campeão mundial em cirurgias plásticas (350 mil em 2000, segundo os últimos números disponíveis) ou por que as maiores empresas de cosméticos do mundo estão fazendo a festa no mercado nacional.

Depois do “boom” do peito grande, as coisas vão se acalmar. O silicone não vai acabar, mas as pessoas vão parar de querer fazer cirurgia plástica para ficar iguais às outras.

Natural, “pero no mucho”. É uma beleza diferente do que foi nos anos 60, com aquela coisa de paz & amor e cabelos desgrenhados, quando as mulheres não se cuidavam nem um pouco. As pessoas vão continuar se cuidando, mas de outra forma. Algumas regras sempre vão prevalecer, mas o sofrimento de tentar se encaixar num padrão que não é seu vai diminuir.

Mas, para os defensores da beleza natural, não adianta pintar a casa, se ela estiver suja. Cuidar da beleza é cuidar da saúde e quem faz isso tem compromisso consigo mesmo, não exagera.

E o compromisso tem de ser para a vida toda. "As pessoas se esquecem de que a beleza é um investimento a longo prazo, que precisa ser cuidado diariamente, como a higiene dental", afirma Priscilla de Arruda Camargo, Consultora em Qualidade de Vida e Colunista do Portal Sentir Bem . Quem faz isso, diz ela, tem menos problemas para envelhecer, porque as mudanças vão acontecendo de uma maneira mais suave, as correções não precisam ser radicais e seus resultados são melhores.

Beleza natural, é bom dizer, não significa abdicar de qualquer prazer ou abrir mão da infinidade de técnicas e produtos disponíveis para deixar as pessoas mais bonitas. Bruna Lombardi, 48, uma das mulheres mais lindas do país, já fez uma plástica (nas pálpebras) e comete abusos como qualquer mortal. Come pudim, frutas oleaginosas, clique aqui para ler mais, mandioca frita e chocolate e, embora faça musculação e ioga, não é exatamente das mais assíduas.


Sabendo usar

Qualquer receita de beleza, todo mundo sabe, inclui dieta, atividades físicas, cuidados com pele e cabelo, tratamentos dermatológicos e -por que não?- cirurgia plástica. Mas tudo usado de forma moderada e constante.

É uma poupança diária e nesta "poupança diária", hábitos simples como limpar e hidratar a pele e não dormir com maquiagem são regras básicas para manter o viço por mais tempo. Quando -e se- chegar a hora da plástica, o que o cirurgião precisará fazer é recuperar a musculatura ou a pele flácida, preservando a fisionomia e a expressão da pessoa.

"Cirurgia Plástica é como qualquer outra especialidade, precisa haver um diagnóstico correto, indicação para a realização de uma cirurgia e proporcionar resultados que cumpram a principal premissa da cirurgia plástica que é devolver a naturalidade estética e de função. O segredo é devolver os mesmos contornos que a pessoa tinha", diz Dr. Rodrigo Gimenez.

Com lipoaspiração é a mesma coisa. O especialista precisa detectar se há um problema real e se ele é passível de correção.

Não há uma idade certa para fazer a primeira cirurgia plástica, por isso a importância de um diagnóstico correto e a intervenção na medida certa. "Nada impede que uma mulher mais jovem faça uma pequena correção. Quanto mais cedo, melhor a recuperação da pele e menos visíveis serão as mudanças. Além disso, fazendo antes dos 50, a pessoa vai ter mais tempo para vivenciar o resultado", diz Gimenez.


Exercícios

Malhar não deve ter como objetivo apenas o físico. Quem trabalha vaidade vai ter apenas isso. É preciso fazer da atividade física um entretenimento e não uma obsessão.

Suar a camisa para definir o corpo e ganhar musculatura pode ser um caminho sem volta, se isso foi conseguido à custa de anabolizantes. Outra forma de passar da medida é perder os limites, viciar no treinamento, principalmente se o malhador juntar propensão genética e uso de suplementos alimentares que aceleram o ganho de músculos.

"Quanto mais, melhor, pensam as pessoas que estão nesse ritmo", diz Prof. Amauri Altieri, Professor de Ed. Física, Fisioterapeuta e Colunista do Sentir Bem. "Quem está ao redor nota, mas a pessoa custa a perceber os resultados e continua em busca de um objetivo que já foi atingido."

O processo é conhecido como síndrome de Adônis (herói grego famoso por sua beleza). "A pessoa olha para o corpo no espelho e, por mais forte e bem definido que esteja, ela se vê fraca e sem músculos", diz Amauri.

A boa notícia para quem passou do ponto -desde que não tenha tomado bomba- é que dá para voltar ao "normal" sem perder todos os benefícios conquistados. Perder, nesse caso, é mais fácil do que ganhar, mas é preciso diminuir a frequência, a intensidade das atividades e privilegiar a parte cardiovascular.

Parar, nem pensar. Além do mal-estar que a falta de exercícios pode gerar, a combinação de ganho de gordura com excesso de musculatura pode deformar o corpo. Perder músculo muito rápido também faz a pele ganhar estrias e flacidez.

Só diminuir o levantamento de peso não é suficiente. É preciso aliar uma dieta pobre em suplementos proteicos artificiais como a caseína (presente no leite, mas em baixa quantidade), a albumina (ovo, idem) e a creatina (em carnes, principalmente peixe). "A ingestão diária precisa ser 500 calorias menor", recomenda a Dra. Rosana Farah, Nutricionista e Colunista do Portal Sentir Bem .

Rosana diz que pessoas assim, que têm a condição física de atletas, podem perder até 3 kg de massa magra (músculos) apenas diminuindo a atividade e mudando a alimentação. "Isso acontece porque o músculo não recebe mais nutriente e também não tem mais o estímulo mecânico."


Dieta

Atingir o peso ideal e não sofrer com a balança não é tarefa impossível. Mas não há milagre, é preciso haver equilíbrio e evitar algumas delícias engordativas. Uma boa dieta inclui fibras, grãos, cereais, carboidratos e pouca gordura. Mas atenção para a boa notícia: "Quem está em forma e faz uma dieta equilibrada de segunda a sexta pode escorregar sem culpa no fim de semana e ainda manter o peso. É claro que, na segunda-feira, é preciso voltar com força total", finaliza Dra. Rosana.



Veja mais sobre BELEZA em:

1) Dermatologia e Saúde com Dra. Érica Monteiro

2) Pele Saudável com Dra. Katia Volpi Fogolin

3) Beleza e Estética com Orlando Sanches

4) Cirurgia Plástica e Saúde com Dr. Rodrigo Gimenez









Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas