Beleza
Vaidade masculina

Vaidade? Necessidade profissional? Razões pessoais? Um misto destas respostas justifica o aumento da procura masculina por cirurgias plásticas. Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica indicam que, em 2004, o Brasil realizou 616 mil cirurgias plásticas. Deste contingente, 31% ou 190 mil procedimentos foram realizados por homens. De lá para cá, a estimativa da entidade é que este percentual tenha crescido, pelo menos em 30%.

Nas últimas décadas a vaidade masculina ganhou mais espaço entre os homens. Direitos iguais é uma das características do mundo contemporâneo na relação homem-mulher. Afinal, se elas podem ser vaidosas, por que os homens não? Além disso, outros fatores levaram a ala masculina a cuidar mais da aparência. Mídia, produtos de beleza, boa apresentação no trabalho e, claro, a preocupação com o próprio íntimo tem levado-os a freqüentar os consultórios de cirurgia plástica, antes restritos apenas às mulheres.

Luzes no cabelo, ida à manicure e se presentear com um “Dia do Noivo” são alguns sinais que mostram como os homens mudaram a postura em relação à estética. E não são apenas atores que usam de tais artimanhas para cuidar da aparência: atletas, executivos e outros profissionais também cuidam da beleza! E, diferentemente das mulheres, ao procurar por um cirurgião plástico eles não levam fotos de artistas como referência, já que a intenção é somente melhorar o corpo.

Entre os tratamentos corporais mais procurados por eles estão a lipoaspiração e a ginecomastia – que é a correção das mamas masculinas. Para o rosto, eles optam pela correção da flacidez da face e do pescoço, das bolsas de gordura palpebrais e pela rinoplastia – para deixar o nariz proporcional ao restante da face.

Em função de características do organismo masculino, a cirurgia plástica tende a ser mais complexa tecnicamente, já que os homens costumam sangrar e inchar um pouco mais. Logo, a recuperação se torna um pouco mais demorada.

Que o envelhecimento é contínuo, já se sabe. O que importa é estar bem consigo mesmo, não importando como. E se depender da indústria de cosméticos, das técnicas de massagem e das cirurgias plásticas do mercado, nenhum homem vai deixar de cuidar do corpo e da auto-estima.


Matérias que você vai gostar de ler mais:

1) Razões para o homem se preocupar com a aparência

2) Homens e mulheres: diferentes maneiras de lidar com a aparência

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Estética e Beleza com Orlando Sanches


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas