Beleza
Laserlipólise e Criolipólise: diferentes técnicas de lipoaspiração de áreas pequenas

A lipoaspiração é uma técnica cirúrgica que consiste em retirar a gordura localizada de grandes áreas, por meio de cânulas de sucção, e tem como principal objetivo a redefinição do contorno corporal prejudicado pelos chamados “pneuzinhos”. Mas, quando este problema se apresenta em pequenas áreas do corpo, será que vale a pena se submeter a uma cirurgia ou será que já existem técnicas mais modernas e atuais que ajudem a atenuar as ondulações e remoção dos excessos.

“Uma das técnicas que pode ser associada à lipoaspiração é o uso do laser invasivo ao procedimento, conhecida como Laserlipólise. Outro método é a Criolipólise, que trata o problema por meio do resfriamento da gordura corporal”, descreve a dermatologista Dra. Úrsula Metelmann (CRM-SP 92449), membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).

“Esses tratamentos destinam-se a redução de acúmulos localizados de gordura. Não servem, portanto, para o tratamento da obesidade”, afirma Dr. Aldo Toschi (CRM-SP 55.967), sócio efetivo e conselheiro da SBD-Sociedade Brasileira de Dermatologia e fundador da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).

Estas duas técnicas foram amplamente debatidas durante o XXIII Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica, que aconteceu no Estação Convention Center, na cidade de Curitiba (PR), entre os dias 06 e 09 de abril de 2011, evento promovido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).

Para saber mais sobre estes métodos de combater a gordura localizada, entrevistamos os especialistas que relatam as diferenças entre os procedimentos, os benefícios e o que há de novo em cada um. Confira!

1.O que é Laserlipólise e Criolipólise?

Dra. Úrsula Metelmann: Laserlipólise é um método invasivo de tratamento da gordura. Por meio do calor gerado por um a fibra óptica, a gordura é diretamente derretida. Os adipócitos destruídos são absorvidos pelo organismo ou o produto resultante pode ser lipoaspirado. Já a Criolipólise é uma técnica não-invasiva de tratamento e atua por meio do resfriamento da gordura corporal, destruição dos adipócitos e reabsorção pelo próprio organismo.

2.Qual a diferença entre as duas técnicas?

Dr. Aldo Toschi e Ursula Metelman: Na Laserlipólise, a primeira característica é a destruição do adipócito por meio do calor emitido de forma direta por uma fibra óptica. A área a ser tratada é anestesiada localmente.

A fibra óptica é introduzida no tecido e, por meio do calor produzido, rompe-se a membrana dos adipócitos, derretendo a gordura de forma uniforme. O aquecimento promovido é repassado à derme e promove o skin tightening (retração da pele), sendo também indicada para o tratamento das áreas flácidas.

Sabemos que os comprimentos de onda de laser que vão de 975 nm a 1064nm, têm grande afinidade pela água e oxihemoglobina, auxiliando na coagulação dos vasos sanguíneos, diminuindo o sangramento. Quando a água é vaporizada, gera-se calor que promove retração da derme ou “skin tightening”, muito interessante em regiões como queixo duplo, abdome, face interna de coxas e braços.

Como desvantagens, existem o risco de queimaduras e o custo maior agregado ao tratamento.

Dra. Úrsula Metelmann: Já a Criolipólise é um método não-invasivo, no qual se coloca um aparelho no formato de um copo pequeno ou ventosa sobre a pele para extrair o calor do corpo gradualmente, até que os níveis de gordura subcutânea sejam congelados. Como a epiderme permanece dentro de uma gama de temperaturas normais (e também é fundamentalmente mais resistente ao frio), a pele permanece intacta. As células adiposas são extremamente sensíveis ao frio, por isso, o congelamento intenso e localizado causa a perda de adipócitos, pois a baixa temperatura provoca a desagregação de gordura por danificar as células que murcham ao longo do tempo. Por este mecanismo, a gordura que ‘se solta’ será naturalmente metabolizada pelo sistema linfático.

Durante anos, tratou-se de celulite e gordura localizada pelo aquecimento para “derreter” as gordurinhas, porém a abordagem oposta parece ter melhores resultados dentre os métodos não invasivos. É indicada uma sessão, que pode ser repetida após três meses. O equipamento é produzido pela empresa Cutera, mas ainda não está disponível no Brasil.

3.O que realmente elas tratam?

Dra. Úrsula Metelmann: Áreas de gordura localizada e de lipodistrofia ginóide (celulite).

Dr. Aldo Toschi: Esses tratamentos destinam-se a redução de acúmulos localizados de gordura. Não servem, portanto para o tratamento da obesidade.

4. São indicadas para tratar grandes áreas? Por que?

Dr. Aldo Toschi: A Laserlipólise pode ser realizada em áreas maiores, mas com a recomendação de que seja feita em centro cirúrgico sob anestesia local, com sedação controlada por anestesiologista. Nesses casos pode ser usada também a técnica de lipoaspiração, concomitantemente ao laser para remoção de maiores quantidades de gordura.

5. Em quais casos deve-se optar por uma ou pela outra técnica? Existe um perfil clínico mais indicado para cada método?

Dra. Úrsula Metelmann: A Laserlipólise deve ser escolhida nos casos onde existe flacidez, nos casos onde a área a ser tratada é de volume maior, pois pode ser seguida de lipoaspiração. No tratamento das celulites é interessante, pois a própria cânula faz a subcision de forma menos traumática.

Dr. Aldo Toschi: Não há estudos ainda de longo prazo para emprego de criolipólise, portanto não há guias de conduta ideais para isso. Trata-se de terapia experimental, ainda em confirmação de resultados de longo prazo.

6. Qual a duração de cada procedimento? E a recuperação do paciente como é?

Dra. Úrsula Metelmann: O tratamento pela Laserlipólise é em torno de uma hora, por região. No pós-operatório, aparece edema e dor leve, de menor intensidade do que na lipoaspiração tradicional. Na Criolipólise o tempo é, em média, de 20 minutos por região, com leve dor na área tratada.

Dr. Aldo Toschi: Tenho experiência somente com Laserlipólise que é tratamento de pequena extensão, por exemplo, papadas, culotes, axilas e gorduras nos braços. É feita anestesia local, introduzida uma fibra óptica de 2 mm em acrílico. O tratamento leva cerca de 40 minutos por região. A recuperação costuma ser muito satisfatória com o paciente voltando às atividades em 3 a 10 dias, de acordo com a área tratada.

7. Em cada técnica é possível eliminar até quantos centímetros nas medidas?

Dr. Aldo Toschi e Dra. Ursula Metelman: Não se deve falar em resultados através de centímetros. Poucos centímetros podem fazer grande diferença. Devemos pensar em dar ao paciente, formas harmoniosas e redução homogênea da gordura corporal com a vantagem de evitarmos a flacidez que a lipoaspiração tradicional deixa em certos pacientes.

8. Qual a vantagem de cada técnica em relação a outros procedimentos para combater a gordura localizada?

Dra. Úrsula Metelmann: A Laserlipólise é um método mais objetivo de retirada da gordura, tratamento de áreas flácidas. A Criolipólise tratará áreas menores, de forma superior aos outros equipamentos existentes no mercado, para pacientes com contraindicação ou que não queiram se submeter a tratamentos invasivos.

Dr. Aldo Toschi: Falo somente da Laserlipólise. A vantagem é a rapidez em se obter os resultados desejados, e a confiabilidade dos resultados que são mais uniformes que as técnicas menos invasivas, como ultrassom e a eletroterapia. Outra vantagem é o fato de que o laser possibilita o aumento da temperatura da derme provocando o efeito de retração ou "thightenning", que reduz a flacidez cutânea. Pode ser usado também para melhora de irregularidades cutâneas (celulite) e para a redução de estrias mais largas, em áreas de maior acúmulo de gordura (abdome e coxas).

9. Há alguma novidade nestas técnicas?

Dra. Úrsula Metelmann: Sim, elas representam novos conceitos e uma nova interação do laser e do tecido que deverá melhorar e manter mais constantes os resultados obtidos.


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas