Beleza
Calvície atinge até 50% das mulheres

Algumas causas importantes são os fatores hereditários e os períodos de grandes mudanças metabólicas, como pós-parto, menopausa e andropausa. Também podem ocasionar a queda o uso de determinados medicamentos; algumas doenças (problemas de tireóide, ovário micropolicístico, deficiência orgânica de minerais e vitaminas); produtos químicos aplicados incorretamente na raiz dos cabelos; e exposição a agentes agressores como poluição, sol em excesso, tração mecânica, má nutrição, estresse, ansiedade, além de uma doença de fundo emocional intitulada tricotilomania (caracterizada pelo ato de arrancar os próprios cabelos).

Algumas dicas importantes para evitar a queda:

- Procurar um terapeuta capilar capacitado;

- Manter uma alimentação correta, à base de legumes, verduras, frutas, cereais, carnes, gema de ovo e queijos, além de ingerir muita água;

- Fazer uma higienização adequada, pois a utilização de um shampoo correto é responsável pela manutenção da saúde da raiz;

- Consultar um médico para constatar possíveis problemas de ordem orgânica que possam interferir na queda dos cabelos;

- Procurar um apoio emocional ou psicológico;

- Evitar o estresse com massagens, exercícios físicos, yoga, meditação, lazer e busca espiritual;

- Ouvir as orientações do profissional cabeleireiro, pois ele é a primeira pessoa a detectar possíveis falhas, queda excessiva, caspa, ou outros problemas capilares.

Estatísticas apontam que 50% das mulheres de qualquer idade podem apresentar algum nível de calvície, seja de origem metabólica, hormonal ou auto-imune. Para as que têm tendência genética para o problema – estima-se que sejam 5% das mulheres - a queda pode começar a partir de 17 anos. “Além das causas genéticas, as mulheres podem perder cabelo por diversas razões como a dermatite seborréica, carência de ferro, hipotireoidismo, danos químicos nos cuidados com o cabelo, entre outros fatores”, explica a dermatologista Annia Cordeiro Lourenço.

Na busca para manter os fios, aumentou o número de homens e mulheres que procuram tratamentos contra a calvície. “Para atender a demanda, os especialistas precisam buscar novas tecnologias para tratar os problemas. É o caso do equipamento Haircheck, que mensura a quantidade de cabelo”, comenta a especialista.

O grande benefício do equipamento é acompanhar os tratamentos e avaliar a evolução de cada caso. “A paciente pode monitorar a queda de cabelo e comprovar os resultados dos tratamentos que estão sendo realizados”, afirma.

Atenção aos sinais

Todas as mulheres precisam ficar atentas a qualquer sinal de queda, principalmente aquelas que se submetem a tinturas, alisamentos e outras químicas capilares. “Quanto antes a paciente começar o tratamento, mais chances ela tem de prevenir a queda de outros fios. Além de loções e xampus manipulados, o especialista pode receitar vitaminas e outras substâncias que contribuem par ao tratamento”, aponta Dra. Annia.


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas