Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

01/10/2013
Os benefícios da bicicleta para a saúde!

As ciclovias e as aulas de spinning vêm ganhando mais adeptos, pois traz muitos benefícios para a saúde e auxilia no emagrecimento.



Pedalar melhora o condicionamento físico, aumenta a capacidade cardiorrespiratória e a prática está entre as mais apropriadas na prevenção e tratamento de doenças como: hipertensão, colesterol alto, infarto do miocárdio, entre outras.

Muitos especialistas apontam que 1 hora de pedaladas é possível perder aproximadamente entre 300 e 500 calorias, mas isso pode variar de acordo com a carga, velocidade e esforço empregados durante o treino.


Destacamos os principais benefícios da bicicleta para a saúde:

- Melhora a frequência cardíaca: A intensidade de um exercício é controlada pela intensidade do batimento cardíaco, sendo assim durante o treino com a bicicleta é possível fortalecer o coração, visto que se trata de uma atividade aeróbica.

- Retenção de líquidos: Quanto mais se pedala, mais o metabolismo acelera. Mantendo uma boa hidratação (antes, durante e após o treino) o corpo tende a potencializar e os processos orgânicos, incluindo a eliminação de toxinas e isso resulta no melhor funcionamento dos rins e na diminuição da retenção de líquidos;

- Pele mais saudável: As pedaladas tornam o coração mais fortalecido e os pulmões tendem a respirar com mais qualidade fazendo com que o metabolismo se torne mais eficiente, e permite que a renovação celular ocorra mais rapidamente e a eliminação de toxinas aconteça mais acelerada e os problemas como as olheiras tendem a diminuir;

- Controla a ansiedade: O pedalar é uma atividade física que exige muito do corpo, e uma das respostas a este estímulo está associado á produção de hormônios que asseguram bem-estar e relaxamento, como a endorfina. Andar de bicicleta, ou realizar aulas de spinning, por pelo menos 3x por semana, garante o controle do estresse e ansiedade;

- Definição Muscular: Os membros inferiores são mais exigidos durante o treino e resultam em músculos bem definidos, porém não necessariamente ocorre o aumento de massa muscular. O abdômen tende a ficar mais definido devido à necessidade de boa postura e contração permanente para proteger as costas de dores e lesões.

Além disso, a prática do esporte tem outros benefícios:
Rápida queima de calorias;
Tonificação dos músculos;
Aumento da massa muscular dos membros inferiores;
Redução do percentual de gordura

Mas, vale lembrar: antes de iniciar a atividade física com a bicicleta é necessário observar o sistema osteomuscular e portadores de cardiopatias, diabéticos e hipertensos devem consultar um médico para verificar de que forma podem se exercitar sem riscos.

Outra dica que vale para qualquer prática de esporte é ter o acompanhamento de um profissional de educação física para orientação correta de como praticá-lo. Isso ai desde a forma saudável de praticar o exercício, até mesmo ao ajuste correto da bike para evitar lesões nos tendões e músculos. Além disso, cada corpo tem seu limite. Portanto, é necessário respeitá-lo!




Veja mais sobre SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA em nossas colunas de:

1) Cardiologia do Esporte com Dr. Nabil Ghorayeb

2) Em forma com Pilates com Profa. Danielle Rotondo

3) Dicas de Atividade Física, com José Carlos Altieri

4) Corrida, com Emerson Vilela

5) Qualidade de Vida, com Profa. Priscilla de Arruda Camargo

6) Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida

7) Ortopedia e Saúde com Dr. Roberto Ranzini

8) Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão

9) Neurologia e Saúde com Prof. Dr. Paulo Caramelli

10) A Gestante na Sua Melhor Forma, com Profa. Ms. Gizele Monteiro

11) Atividade Física e Musculação com Prof. Amauri Altieri

12) Aparelho Digestivo e Saúde com Dr. Sidney Klajner





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas