Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

08/01/2001
É bom demais correr em grupo!

O treino coletivo feito entre atletas do mesmo nível representa uma interação social importante para o praticante. Principalmente, se ele está começando a atividade física. Estar inserido em um grupo funciona como um incentivo ao esporte. Se o atleta tem objetivos maiores, como completar uma maratona, o treino representa um desafio.

O processo pedagógico da corrida faz com que o aluno tenha um melhor desempenho. A sociabilização é parte do processo, desde que o nível dos atletas seja respeitado. O estímulo tem que ser positivo. É preciso conhecer cada aluno, seu nível de treino, condicionamento físico e o tipo de resposta de cada um. Não adianta colocar um iniciante para correr em um treino coletivo avançado, pois ele pode perder o estímulo. Também não adianta juntar maratonistas com os atletas de provas curtas.

Segundo Emerson Vilela, da Mevilela Assessoria Esportiva, é imprescindível que o professor conheça bem seus alunos. Ele também ressalta que o praticante nunca deve começar a correr sozinho. É preciso passar por check-up médico e consultar sempre um profissional de corrida, que vai orientar e planejar o treinamento, de acordo com o objetivo do praticante.

Apesar de ser um dos movimentos mais antigos feitos pelo homem, correr tem os seus princípios e cuidados. Por isso, é muito importante procurar orientação profissional, principalmente, para quem está começando a atividade.

Detalhes como o uso da roupa, o tênis certo, a postura ideal e até mesmo a maneira de bater o pé no chão podem significar a diferença entre o bem-estar e uma lesão. "Os riscos para a saúde aumentam se a pessoa praticar a corrida num ritmo forte, em longos períodos e acima da freqüência dos batimentos cardíacos máxima permitida (75% a 80% da frequência normal)", explica a Prof. e Avaliadora Física Priscilla de Arruda Camargo. (link para a minha coluna)

Esta atividade esportiva é também uma das que mais lesões causam. As mais comuns são as tendinites, que podem surgir no joelho, pés e calcanhar. Outras são os estiramentos ou distensões que surgem nas partes interna e posterior das pernas. O contínuo impacto com o solo também traz reflexos para a coluna, aumentando a pressão intervertebral, e "encurtando" a musculatura dorsal. O resultado pode ser o aparecimento de dores lombares (na região da cintura) e dores nas costas, entre outras.

O professor de educação física e especialista em corrida, Emerson Vilela dá algumas dicas para que o exercício possa ser feito com segurança. "Primeiro é preciso alongar, sobretudo a musculatura posterior (parte traseira) das pernas, dorsal e lombar" (Veja nosso Módulo de Corrida). Durante a corrida a primeira parte do corpo a tocar o solo é o calcanhar. "Jamais corra na ponta dos pés, nem bata o pé todo de uma vez. Outra dica é não deixar o corpo cair seco, pesado. Aterrize de maneira suave. Procure deixar o joelho levemente flexionado, cintura encaixada, o tronco ereto, os ombros para trás e a cabeça erguida", explica Emerson.

Outro detalhe importante e que vai tornar a corrida mais rápida e com estilo é a posição dos braços. Ela é fundamental para que o exercício renda e para manter o equilíbrio, respirando melhor. Durante a corrida, o braços devem estar flexionados (cerca de 90º) e alinhados com o corpo. O movimento deve ser para frente e para trás e não em direção ao peito. "O correto movimento dos braços vai possibilitar que seu corpo se projete para frente e para cima, ampliando sua passada e fazendo com que corra mais rápido e com segurança", finaliza Emerson.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de:
Dicas de Atividade Física com José Carlos Altieri
Qualidade de Vida com Priscilla de Arruda Camargo
Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida
Corrida, com Emerson Vilela






Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas