Por dentro dos alimentos
Assuntos Relacionados
Tabela de Alimentos      IMC      Receitas
Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas
Fitoterapia
Conheça aqui tudo sobre seu alimento preferido - elaborado pela Nutricionista Nicole Cihlar Valente - como as propriedades, safra, indicações, contra-indicações e melhores combinações. Veja logo abaixo, você vai adorar

Acompanhamentos para o churrasco do Dia dos Pais

Alho assado
Ingredientes:


6 cabeças de alho inteiras
4 colheres de sopa de azeite de oliva
1 colher de chá de orégano
sal e pimenta do reino
torradas para acompanhar

Modo de Preparo:
Com uma faca afiada, corte as cabeças de alho na altura de ¾ para expor os dentes. Arrume-os em um quadrado de papel alumíno, tempere com sal e pimenta-do-reino. Regue com o azeite e salpique com o orégano. Feche bem o papel alumínio e leve ao forno por 40 minutos. Sirva como antepasto acompanhado de torradinhas.



Anéis de cebola empanados
Ingredientes:


massa
1 e 1/3 xícaras de farinha de trigo
2 ovos
1 colher (sopa) de óleo
sal
1 colher (chá) de pimenta-do-reino
3/4 de xícara de cerveja sem gás
2 cebolas graúdas
1/2 litro de óleo de soja
1/2 xícara de leite
1/2 xícara de água

Modo de Preparo:
Descasque as cebolas, corte-as em fatias de ½ cm e separe em anéis. Em uma tigela, misture o leite à água e coloque os anéis de cebola. Deixe repousar na geladeira por 3 horas. Separe os ovos. Prepare a massa peneirando a farinha com o sal e a pimenta-do-reino. Acrescente as gemas e o óleo, misture bem e vá acrescentando lentamente a cerveja, misturando bem para obter uma massa lisa e homogênea. Coloque na geladeira para descansar por 3 horas. Escorra as cebolas da mistura leite e água e seque os anéis levemente com papel absorvente. Bata levemente as claras reservadas e acrescente à massa. Misture bem e coloque os anéis de cebola na tigela com a massa. Coloque o óleo em uma pequena panela e leve ao fogo para aquecer. Com um garfo, vá retirando os anéis de cebola da massa deixando escorrer o excesso da massa. Coloque-os aos poucos no óleo quente e frite até que estejam bem dourados. Escorra em papel absorvente e sirva quente.



Baked potatoes (batatas assadas)
Ingredientes:


4 batatas graúdas com casca
4 colheres de sobremesa de sal grosso
pimenta do reino a gosto
requeijão
papel alumínio

Modo de Preparo:
Lave bem as batatas e não enxugue-as. Esfregue o sal nas batatas e salpique com um pouco de pimenta-do-reino. Embrulhe individualmente cada batata em papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido por cerca de 45 minutos (dependendo do tamanho das batatas). Rasgue o papel alumínio. Corte as batatas ao meio e salpique com um pouco de sal. Cubra com requeijão, ou catupiry ou ainda azeite de oliva. Se gostar, pode também salpicar com bacon frito.



Bolinho frito de mandioca
Ingredientes:


3 mandiocas médias
5 ovos
1 xícara (chá) de queijo branco de minas ralado
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
sal e pimenta vermelha a gosto
farinha de rosca
óleo para fritar

Modo de Preparo:
Descasque as mandiocas, lave muito bem, pique e coloque-as em uma panela com água o suficiente para cobri-las. Leve ao fogo e deixe cozinhar por 30 minutos, ou até que fiquem macias. Assim que as mandiocas estiverem cozidas, parta-as ao meio e retire o talinho central. Em seguida, passe-as pelo processador ou espremedor. Em uma tigela, coloque a massa de mandioca, junte 3 ovos, o queijo, a farinha de trigo, o sal e a pimenta vermelha. Misture muito bem com uma colher de pau e, se necessário, adicione mais farinha de trigo. Faça bolinhas da massa e passe-as nos ovos restantes batidos e na farinha de rosca. Frite em óleo bem quente. Coloque os bolinhos de mandioca sobre papel absorvente e sirva com molho de pimenta vermelha.



Cebolas grelhadas
Ingredientes:


4 cebolas graúdas
4 colheres de sopa de azeite de oliva
1/2 pimenta dedo-de-moça picada
1 colher de chá de orégano
1 colher de sopa de vinagre
sal e pimenta do reino

Modo de Preparo:
Retire as cascas das cebolas. Corte-as ao meio no sentido horizontal, arrume as metades sobre papel alumínio, tempere com sal e pimenta-do-reino. Feche bem o papel alumínio e leve as cebolas ao forno por 30 minutos. Prepare o molho misturando o azeite, pimenta, orégano, vinagre, sal e pimenta-do-reino. Retire cuidadosamente as cebolas do papel alumínio e leve-as para grelhar em uma churrasqueira ou chapa de ferro, colocando o lado cortado para baixo. Quando dourarem, vire e regue levemente com o molho. Servir acompanhando carnes grelhadas.



Cenouras assadas com creme de gengibre
Ingredientes:


4 cenouras grandes cortadas em rodelas grossas
1/2 xícara (chá) de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite
1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
3 colheres (sopa) de gengibre fresco ralado sal a gosto

Modo de Preparo:
Coloque as cenouras em um refratário de 28 x 19 cm e regue com o azeite de oliva, misturado com um pouco de sal. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio por 1 hora, ou até a cenoura ficar "al dente". Molho: em uma panela, derreta a manteiga e doure a farinha por 2 minutos. Aos poucos, acrescente o leite, mexendo sempre, até engrossar. Adicione o vinho, o gengibre, acerte o sal e cozinhe por mais 2 minutos. Retire o refratário do forno, despeje o molho por cima das cenouras e sirva. Se preferir, salpique gengibre desidratado por cima.

Farofa rápida
Ingredientes:


4 fatias de bacon
1 colher de sopa de manteiga
2 ovos
1 cebola pequena picada
1/4 de xícara de azeitonas sem caroço
1 colher de sopa de salsinha picada
1 e 1/2 xícaras de farinha de mandioca crua
sal e pimenta do reino

Modo de Preparo:
Pique grosseiramente as fatias de bacon, coloque em uma frigideira e leve ao fogo baixo para que o bacon comece a dourar. Acrescente a manteiga e a cebola picada. Aumente o fogo e refogue para que a cebola fique macia. Adicione a farinha de mandioca e vá misturando constantemente. Deixe a farinha adquirir um tom levemente dourado, acrescente os ovos e mexa rapidamente para que os ovos cozinhem como ovos mexidos. Coloque as azeitonas picadas e a salsinha. Tempere com sal e pimenta-do-reino.

Mandioca sauté
Ingredientes:


800 g de mandioca em cubos médios
2 xícaras (chá) de leite
5 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de salsinha picada
sal a gosto

Modo de Preparo:
Coloque em uma panela a mandioca com o leite e leve ao fogo alto. Assim que levantar fervura, reduza o fogo e cozinhe por 35 minutos, ou até a mandioca ficar macia. Retire do fogo e escorra o leite, se necessário. Em uma frigideira, derreta a manteiga em fogo alto, junte a mandioca, salteando-a, e frite por 5 minutos. Acerte o sal, salpique a salsinha e sirva.

Pepinos agridoces
Ingredientes:


1 kg de pepino-japonês
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de vinagre branco
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de sementes de mostarda

Modo de Preparo:
Fatie os pepinos finamente. Coloque em um recipiente de vidro e acrescente os ingredientes restantes. Misture bem. Tampe e leve à geladeira por 24 horas.

Picles à jardineira
Ingredientes:


1/2 xícara (chá) de sal
25 buquês pequenos de couve-flor
250 g de cenoura baby
10 rabanetes pequenos limpos
1 litro de vinagre de maçã
25 buquês pequenos de brócolis
15 couves-de-bruxelas limpas
2 talos de salsão sem as folhas
10 minibatatas
10 minimilhos

Modo de Preparo:
Lave as batatas, esfregando a casca com uma escova pequena. Caso a batata apresente pontos pretos, retire-os com uma faca. Coloque todos os vegetais limpo e lavados em um cesto de aço inoxidável e reserve. Em uma panela grande, coloque o vinagre, o sal e 1 litro de água. Leve ao fogo e, assim que ferver, encaixe o cesto com os legumes. Cozinhe por 10 minutos, ou até os legumes ficarem "al dente". Retire os legumes do fogo e espere esfriar por 20 minutos. Reserve 1,5 litro do líquido do cozimento. Em seguida, disponha os legumes em um vidro grande esterelizado com tampa, despeje o líquido reservado e tampe. Guarde na geladeira ou em temperatura ambiente por até 2 meses.



Provoleta (provolone grelhado)
Ingredientes:


2 fatias de queijo provolone cortadas com 2 cm de espessura
farinha de trigo
1 dente de alho pequeno amassado
6 colheres de sopa de azeite de oliva
1 colher de chá de orégano
1/4 colher de chá de tomilho
sal e pimenta do reino

Modo de Preparo:
Misture em um recipiente o alho, azeite, orégano e tomilho. Tempere com sal e um pouco de pimenta-do-reino. Tempere as fatias de provolone com pimenta-do-reino e com pouco sal. Pressione as fatias contra a farinha de trigo e retire o excesso. A farinha ajudará a manter a forma do queijo quando ele estiver derretendo. Coloque as fatias cobre a grelha de uma churrasqueira ou sobre uma chapa canelada para fogão. Doure rapidamente um dos lados. Vire cuidadosamente e distribua metade do molho sobre o lado já grelhado. Retire da grelha e regue com o molho restante. Sirva imediatamente acompanhado de fatias de pão.



Endívias com queijo brie
Ingredientes:


2 colheres (sopa) de manteiga
4 endívias
¼ xícara de vinho branco seco
200 g de queijo brie
sal e pimenta-do-reino

Modo de Preparo:
Separe as folhas das endívias e lave-as bem. Coloque a manteiga em uma frigideira grande e deixe aquecer bem. Acrescente as folhas das endívias e refogue em fogo alto sem mexer para que dourem levemente. Regue com o vinho branco de deixe evaporar. Salpique com sal e pimenta-do-reino. Arrume as endívias em um refratário. Corte o queijo brie em pequenos cubos e coloque sobre as endivias, leve ao forno para derreter o queijo e sirva como acompanhamento de carnes e aves.



Salada arco-íris
Ingredientes:


maionese de legumes
1 pitada de sal
1/2 talo de salsão
1/4 de pimentão vermelho
1 colher (sopa) de salsinha
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 cenouras cozidas em água e sal

2 beterrabas cruas raladas
1/2 maço de agrião
200 g de queijo prato ralado
1/2 nabo cru ralado
2 maçãs picadas em cubos
3 cenouras cruas raladas

Modo de Preparo:
Maionese de legumes: bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura homogênea e lisa. Disponha o agrião no fundo de uma saladeira e, em seguida, coloque em camadas a cenoura, o nabo e a beterraba, intercaladas com algumas colheres de maionese de legumes; termine com as maçãs. Salpique o queijo ralado por cima da salada e sirva.



Salada caprese especial
Ingredientes:


molho
1 xícara (chá) de manjericão
8 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
1 pitada de pimenta-do-reino
1 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de vinagre
6 queijo mussarela de búfala em rodelas
2 tomates médios picados

Modo de Preparo:
Disponha em um prato a mussarela e distribua os tomates por cima.
Molho: coloque no liquidificador o manjericão, o azeite de oliva, a pimenta-do-reino, o sal e o vinagre e bata por 1 minuto. Despeje o molho sobre a salada e sirva em seguida.



Salada de agrião com pimentão e queijo de cabra
Ingredientes:


1/2 maço de agrião limpo
2 pimentões vermelhos médios limpos
2 pimentões amarelos médios limpos
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
3 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
300 g de queijo de cabra em cubos sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo:
Coloque os pimentões em uma assadeira e leve ao forno médio, preaquecido, por 45 minutos, ou até soltar a pele com facilidade. Retire a pele dos pimentões, parta-os ao meio e retire as sementes. Deixe esfriar e corte-os em tiras. Misture bem em uma tigela o azeite de oliva, o vinagre, o sal e a pimenta-do-reino. Reserve. Em uma saladeira, coloque o agrião, as tiras de pimentão e o queijo de cabra. Sirva com o molho à parte.



Salada de batata
Ingredientes:


Molho
1/4 de xícara (chá) de maionese light
1/4 de xícara (chá) de iogurte desnatado
2 colheres (sopa) de vinagre
1/2 colher (chá) de sal
1/2 colher (chá) de mostarda
1/2 colher (chá) de endro seco
pimenta-do-reino a gosto
1 kg de batata
2 cebolinhas verdes picadas
1 pimentão picado
4 a 5 rabanetes cortados
2 talos de aipo picados
1/4 de xícara (chá) de salsinha picada

Modo de Preparo:
Cozinhe as batatas até ficarem macias. Deixe-as esfriar, descasque-as e corte em cubinhos. Numa vasilha grande coloque a batata, a cebolinha, o pimentão, o rabanete e o aipo. Misture os ingredientes do molho e adicione-o à mistura de batata. Mexa delicadamente e salpique com a salsinha. Leve a salada à geladeira até servir.



Salada de farfale (gravatinha) com maionese
Ingredientes:


sal a gosto
1 xícara de maionese
3 dentes de alho
5 tomates maduros
orégano a gosto
500g de massa seca farfale (gravatinha)
1 lata de ervilha
200 g de queijo prato

Modo de Preparo:
Pique os tomates, o alho e o queijo, misture com a ervilha bem escorrida, acrescente a maionese e os temperos. Despeje sobre a massa e volte a misturar bem. Leve ao forno quente por 10 minutos.



Salada italiana de fusilli
Ingredientes:


500 g de fusilli
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 dentes de alho fatiados
100 g de tomates-cereja
2 colheres (sopa) de manjericão fresco
4 colheres (sopa) de alcaparras
sal a gosto

Modo de Preparo:
Leve ao fogo uma panela com 2 litros de água com sal. Assim que ferver, coloque o macarrão e cozinhe por 10 minutos, ou até ficar "al dente". Em uma panela, aqueça o azeite e doure o alho; junte os tomates e o manjericão e refogue por mais 2 minutos. Por último, acrescente as alcaparras e deixe por mais 1 minuto. Acerte o sal e reserve. Escorra o macarrão e disponha-o em uma saladeira. Coloque o refogado por cima, espere esfriar e sirva. Se preferir, enfeite com pimenta rosa.



Salada verde especial
Ingredientes:


4-5 fatias de pão italiano amanhecido
3-4 tomates verdes
150 g de vagem cozida "al dente"
1 talo de salsão
2-3 cebolinhas verdes com bulbo
6 colheres (sopa) de azeite de oliva
suco de 1/2 limão
1 colher (sopa) de manjericão picado
1 colher (sopa) de hortelã picada
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo:
Coloque as fatias de pão na água para amolerce por 10 minutos. Esprema as fatias de pão, esmigalhe e coloque-as em uma saladeira. Corte o tomate em cubos pequenos, retire as sementes e junte ao pão. Acrescente as vagens, cortadas em bastãozinhos de cerca de 2cm, o salsão e a cebolinha fatiados. Em uma tigela pequena, misture o azeite e o suco de limão. Junte as ervas picadas, sal e pimenta-do-reino. Tempere a salada com esse molho, misture bem e deixe descansar por 15 minutos antes de servir.

Salada waldorf
Ingredientes:


maionese
2 gemas
1/2 colher (sopa) de suco de limão
2 colheres (sopa) de água fervente
1 xícara de óleo de canola
1/4 xícara de azeite de oliva
1/2 colher (chá) de mostarda
sal e pimenta-do-reino
300 g de salsão
500 g de maçãs
150 g de nozes descascadas
2/3 de xícara de maionese

Modo de Preparo:
Prepare a maionese colocando em uma tigela as gemas e o suco de limão. Acrescente a mostarda e bata até começar a espessar, acrescente o azeite de oliva gota a gota, batendo sem parar com um batedor de arame (fouet). Assim que a consistência começar a firmar, acrescente o óleo lentamente sem parar de bater. Quando atingir o ponto de maionese, acrescente a água fervente e bata novamente para incorporar, tempere com sal e pimenta-do-reino e leve à geladeira. Retire as fibras dos talos de salsão e corte em cubos de 1 cm. Descasque as maçãs e corte-as em cubos de 1 cm. Misture os cubos de maçã, salsão e nozes e acrescente a maionese, misture bem. Leve a geladeira até o momento de servir.



Molho maionese com ervas
Ingredientes:


1 ovo
3 colheres de sopa de suco de limão
1/4 de xícara de azeite de oliva
1/2 xícara de óleo de canola
1/2 colher de chá de mostarda
1 colher de chá de açúcar
1 dente de alho pequeno
1 colher de chá de salsinha picada
1/2 colher de chá de cebolinha picada
1/2 colher de chá de endro dill (opcional)
sal e pimenta do reino

Modo de Preparo:
Coloque no copo de um liquidificador o ovo, a mostarda, o dente de alho sal e o açúcar. Bata em velocidade rápida até que os ingredientes estejam incorporados. Coloque o azeite e o óleo fio a fio e, muito lentamente, quando a maionese firmar, acrescente a salsinha e cebolinha. Bata por mais 10 segundos. Acerte o ponto de sal e pimenta-do-reino.



Maionese verde
Ingredientes:


3/4 de xícara de maionese
1 colher (sopa) de salsa picada
1 colher (sopa) de cebolinha verde picada
3/4 de colher (chá) de manjericão seco e picado
1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco
2 filés de anchova picados

Modo de Preparo:
Coloque em uma tigela os ingredientes e mexa até ficar bem misturado. Leve à geladeira. Sirva sobre salada de verduras.



Molho chimichurri
Ingredientes:


10 g de alho e cebola desidratados
10 g de salsinha desidratada
10 g de pimentão desidratado
10 g de orégano desidratado
10 g de louro
10 g de cebolinha desidratada
10 g de pimenta calabresa desidratada e outras pimentas a gosto
300 ml de vinagre de vinho branco
600 ml de azeite de oliva

Modo de Preparo:
Em tigela, coloque todos os ingredientes, misture, cubra com filme plástico e leve à geladeira para descansar. O resultado será melhor após 3 dias de descanso. Sirva com carnes vermelhas.

Dicas:
O chimichurri é um molho de origem argentina e a mistura pronta de temperos para o seu preparo pode ser encontrada em supermercados e casas especializadas.



Molho de hortelã
Ingredientes:


400 g de hortelã
300 ml de vinagre de vinho branco
250 ml de óleo
1/2 colher (sopa) de sal
5 grãos de pimenta-do-reino

Modo de Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador, até obter uma pasta. Transfira para uma vasilha e deixe descansar por 12 horas antes de usar.

Dicas:
Este molho é uma delícia para assar com carne de cordeiro.



Molho de maionese sem ovo
Ingredientes:


1 batata cozida
1 cenoura cozida
1 xícara (chá) de leite desnatado
1 colher (sopa) de suco de limão
1 colher (sopa) de vinagre
1 colher (chá) de sal
cerca de 1/2 xícara (chá) de óleo de girassol

Modo de Preparo:
Pique os legumes, coloque-os no liquidificador. Adicione o leite, o limão, o vinagre e o sal. Bata bem e vá acrescentando o óleo em fio, sem parar de bater, até obter a consistência de maionese; utilize.



Molho de misso para saladas
Ingredientes:


1/2 xícara de misso (pasta de soja)
3 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de shoyu
3 colheres de sopa de saquê mirim
2 colheres de sopa de água fervente
1/4 colher de chá de óleo de gergelim torrado

Modo de Preparo:
Coloque em uma tigela o misso e o açúcar, amasse bem e acrescente os ingredientes restantes, misture bem para obter um creme liso, passe por uma peneira para retirar grânulos da soja. Mantenha refrigerado. Sirva sobre saladas em geral salpicando com gergelim torrado.






Veja todos

Abacate (safra de fevereiro a junho, melhores preços entre março e maio)

Berinjela (safra de março a maio, melhores preços em abril)

Páscoa

Queijo e Vinhos

CAQUI: delícia chinesa (safra de março a junho, melhores preços em abril e maio)

Grécia: berço da comida mediterrânea

O que é que o azeite tem?

A herança árabe

Ervas: Aroma, sabor e muita saúde!

Você conhece a sálvia?

Salsão

Alho porró: minerais, fibras e baixas calorias!

Raiz forte: ingrediente de personaIidade!

Não há nada que um bom chá não resolva!

Estão chegando os morangos!!!!

Está aberta a temporada de fondue!!!!

Pinhão: gostoso, versátil e nutritivo!

Sopas quentinhas para noites de inverno

Os segredos de um bom risoto

Surpreenda seu pai: faça você o churrasco!!!

Acompanhamentos para o churrasco do Dia dos Pais

É tempo de alcachofra

Azeite: história de saúde!

Iogurte: alimento saudável e refrescante

Óleos vegetais: aliados do sabor, quando usados com moderação

Vinagre, sabor e personalidade

Tomate: poucas calorias, muitos nutrientes

Tradição passada através dos tempos: conservas e compotas

Símbolos do Natal

Panetone: o gostinho do Natal

Você sabe congelar e descongelar alimentos?

Como usar a geladeira: limpeza e armazenamento de alimentos

Cranberry: usada há séculos pelos índios americanos nas infecções urinárias

Alimento vivo: o vinho

Quinua: herança andina de saúde!

Atenção! Carambola pode matar doente renal crônico

Mel, 100% saudável

GENGIBRE

Por dentro do seu alimento: Dia 29, Nhoque da Sorte!

Alho-poró, mil e uma utilidades em sua cozinha!

RISOTO, bom no verão e no inverno!

Romã: prosperidade e muita saúde

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas