Por dentro dos alimentos
Assuntos Relacionados
Tabela de Alimentos      IMC      Receitas
Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas
Fitoterapia
Conheça aqui tudo sobre seu alimento preferido - elaborado pela Nutricionista Nicole Cihlar Valente - como as propriedades, safra, indicações, contra-indicações e melhores combinações. Veja logo abaixo, você vai adorar

Não há nada que um bom chá não resolva!

O inverno está batendo na porta... Dias curtos, noites longas... Não existe nada mais gostoso do que chegar em casa, tomar um banho quentinho e tomar um chá gostoso lendo ou vendo um bom filme!

Foi-se o tempo em que, no Brasil, os chás eram consumidos apenas para ajudar a curar desconfortos intestinais, gripes e outros probleminhas. A despeito da cultura de remédio natural, os chás começam a ganhar status semelhante ao do vinho no País.



Quando foi levado da China para a Europa, a partir de 1610 - a princípio pelos holandeses e depois pelos ingleses, que difundiram a sua tradição no Ocidente, o chá era uma bebida nobre, que custava caríssimo! Com o passar do tempo, o ritual de beber chá popularizou-se entre os europeus, sobretudo entre os ingleses.

Existem várias lendas em torno das origens dos chás. A mais popular credita ao Imperador chinês Shen Nung, em 2.737 a.C. a 'descoberta' da bebida. Ele estaria fervendo água embaixo de uma árvore quando algumas folhas caíram na panela.

Crendices à parte, a mais antiga evidência do cultivo do chá vem da China, no século IV. Naquela época, porém, as folhas não eram fervidas para beber, mas colocadas em bolos e fervidas com arroz, especiarias e nozes. Um pouco depois, as folhas da planta eram moídas e batidas em água quente. A tradição de tomar chá tal como conhecemos hoje só foi inaugurada na dinastia Ming, no século XIV.

A Inglaterra trouxe os chás chineses para o Ocidente no século XVII, motivada, segundo alguns estudiosos, pela escassez de café no mercado mundial. O país, que disputava o comércio na região sul do continente asiático, obteve o monopólio da comercialização das folhas de camellia sinensis (árvore de cujas folhas são produzidas os chás verde e preto) no continente até o século XIX.

Originalmente uma bebida da elite européia, o chá se popularizou no século XVIII. A queda do seu preço, devido à diminuição de impostos e ao aumento das regiões produtoras de chá no mundo, tornou a bebida acessível às camadas mais populares.

Chá ou infusão?

Chás só podem ser chamados por esse nome se forem feitos a partir das folhas da Camellia Sinensis, planta que dá origens aos chás preto, verde e oolongs. Ou seja, aquele chazinho de camomila que você sempre tomou não é, na verdade, um chá, mas uma infusão!

Infusões são todos os outros tipos de bebidas feitas a partir da imersão de folhas, flores e frutas em água quente.

Chá com leite está virando moda no mundo... De onde vem esse hábito?

Servir chá com ou sem leite é uma dos assuntos mais controversos. Enquanto nas maiorias dos países o costume de servir chá com leite é pouco difundido, na Inglaterra a prática é quase obrigatória. Os ingleses acrescentam leite em todo tipo de chá preto.

Na verdade, não existe uma regra para isso, normalmente o leite não é indicado somente para chás verdes.

Existe uma explicação "química" para o acréscimo de leite aos chás. Quando o leite é adicionado, os taninos (que dão aquele gostinho meio “amargo” aos chás) imediatamente se ligam às proteínas do leite, tornando o sabor menos adstringente.

A hora de acrescentar o leite também é um assunto polêmico. Se ele é derramado na xícara primeiro, mistura-se mais facilmente ao chá. Mas adicioná-lo depois permite à pessoa controlar a quantidade ao gosto.

O hábito de despejar o leite na xícara antes de servir o chá data do século XVII, quando xícaras de porcelana fina foram introduzidas na Inglaterra. Até então, as pessoas costumavam beber em canecas de estanho ou de cerâmica, pois acreditavam que a porcelana não agüentaria o calor da bebida.

Chás aromatizados servidos sem leite são refrescantes. A adição de limão, que ajuda a tornar a bebida mais adstringente, era um hábito russo, introduzido na Inglaterra durante o reinado da rainha Vitória.

Como fazer um bom chá ou infusão?

Para aproveitar o chá/infusão e o que eles têm de melhor, vale a pena seguir umas regrinhas na hora do preparo:

- Encha a chaleira com água fria; água quente ou reaquecida contém menos ar dissolvido e tem sabor envelhecido e sem graça;

- Aqueça o bule, enxaguando-o com água quente. Isso garante que a água permaneça fervente quando entrar em contato com o chá;

- Adicione 1 colher de chá, erva ou um saquinho por pessoa. A proporção correta é uma colher de chá para 185 ml de água (aproximadamente uma xícara convencional);

- Quando a água estiver fervendo, despeje-a no bule. Recoloque a tampa e deixe o chá em infusão por 3 e 5 minutos (dependendo do tipo de chá, há uma variação), conforme o tamanho das folhas; folhas grandes levam mais tempo para fazer o chá do que as pequenas. Os chás liberam a cor antes do sabor, por isso não tenha pressa;

- Sirva quando estiver recém-feito, pois ele terá sabor "cozido" se for deixado no bule por mais de dez minutos. Cobrir o bule com um abafador acelera ainda mais o processo de cozimento. Para evitar o chá cozido, tire as folhas da água.

No Brasil, a tradição "nobre" difunde-se a passos largos, existem casas especializadas em compor “mix” especiais segundo o gosto do freguês, ocasião e até mesmo combinar aromas e sabores com a personalidade de quem vai tomar! O chá é uma bebida estimulante e, quando ingerido puro (sem nada para adoçar), tem quase zero de calorias! Seus principais efeitos são:

- Combater o envelhecimento das células (função antioxidante dos chás como o preto e mate);

- Reduzir o risco de câncer (principalmente de esôfago e estômago), doenças do coração, gastrite e derrame cerebral (chás japoneses, tipo ban chá);

- Ajudar a fortalecer os ossos e a controlar a pressão arterial (chás brandos, como de erva doce, camomila e capim cidreira);

- Tem também efeito diurético (folha de quebra pedra);

- Podem provocar insônia em pessoas sensíveis à cafeína (chás escuros);

- Chás verdes, que são mais digestivos, para quem consumiu carne vermelha ou pratos gordurosos;

- Misturas com ervas, flores e frutos são os recomendados para quem fez refeições à base de aves. Depois do peixe, o melhor é um blend com limão, que suaviza o paladar;

- Para um lanchinho da tarde, chás combinam com biscoitinhos, petit-fours e bolos com especiarias (canela, cascas de limão, damascos).

Mas, cuidado: se consumidos junto com as refeições, os chás preto e mate podem diminuir a absorção de ferro.

E o que a ciência já comprovou?

As virtudes medicinais dos chás são de conhecimento milenar. Já na civilização egípcia, 1.500 anos a.C., o uso do sene, tão popular até hoje, era descrito. Devido à evolução da indústria farmacêutica nos anos 50, diminuiu-se o uso das plantas medicinais, que foram substituídas pelos medicamentos sintéticos.

Na década de 80, o interesse pelos recursos fitoterápicos voltou a crescer, desta vez com investimentos para a pesquisa nessa área. Afinal é inegável que "as ervas podem curar" e essas soluções podem ser mais baratas e muitos eficazes.

Contudo, não podemos esquecer de que é necessário fazer "bom uso" deste recurso. Por exemplo, o chá de pata de vaca é recomendado para melhorar o controle da glicemia em diabéticos, mas não é incomum que pacientes que necessitam de insulina apresentem complicações quando decidem seguir a sabedoria popular e suspender a insulina, adotando apenas o chá como tratamento. Outro ponto a ser ressaltado é que o chá-mate e o chá preto podem impedir a adequada absorção de ferro e cálcio (por causa da presença do tanino).

Estes chás também contêm cafeína na sua composição. Sabemos que é fundamental hidratar nosso corpo. Uma adequada hidratação auxilia no funcionamento intestinal, na produção de enzimas digestivas, no equilíbrio hídrico de todas as células, inclusive diminuindo inchaços.

Tomando chás, além de conseguirmos os efeitos de hidratação, podemos potencializar os benefícios com as propriedades específicas de cada planta e, ainda, ajudar o metabolismo no processo de desintoxicação por meio das catequinas, substâncias presente nos chás de ervas.

Bom, escolha o seu sabor favorito, atenção com o preparo e bom inverno!

Veja mais sobre o assunto na matéria Alimentos, chás e vida moderna:

http://www.sentirbem.com.br/index.php?modulo=artigos&id=35&tipo=1






Veja todos

Abacate (safra de fevereiro a junho, melhores preços entre março e maio)

Berinjela (safra de março a maio, melhores preços em abril)

Páscoa

Queijo e Vinhos

CAQUI: delícia chinesa (safra de março a junho, melhores preços em abril e maio)

Grécia: berço da comida mediterrânea

O que é que o azeite tem?

A herança árabe

Ervas: Aroma, sabor e muita saúde!

Você conhece a sálvia?

Salsão

Alho porró: minerais, fibras e baixas calorias!

Raiz forte: ingrediente de personaIidade!

Não há nada que um bom chá não resolva!

Estão chegando os morangos!!!!

Está aberta a temporada de fondue!!!!

Pinhão: gostoso, versátil e nutritivo!

Sopas quentinhas para noites de inverno

Os segredos de um bom risoto

Surpreenda seu pai: faça você o churrasco!!!

Acompanhamentos para o churrasco do Dia dos Pais

É tempo de alcachofra

Azeite: história de saúde!

Iogurte: alimento saudável e refrescante

Óleos vegetais: aliados do sabor, quando usados com moderação

Vinagre, sabor e personalidade

Tomate: poucas calorias, muitos nutrientes

Tradição passada através dos tempos: conservas e compotas

Símbolos do Natal

Panetone: o gostinho do Natal

Você sabe congelar e descongelar alimentos?

Como usar a geladeira: limpeza e armazenamento de alimentos

Cranberry: usada há séculos pelos índios americanos nas infecções urinárias

Alimento vivo: o vinho

Quinua: herança andina de saúde!

Atenção! Carambola pode matar doente renal crônico

Mel, 100% saudável

GENGIBRE

Por dentro do seu alimento: Dia 29, Nhoque da Sorte!

Alho-poró, mil e uma utilidades em sua cozinha!

RISOTO, bom no verão e no inverno!

Romã: prosperidade e muita saúde

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas