Novidades
Sonambulismo: mitos e verdades

Na novela “Pé na Jaca”, a personagem de Deborah Secco tem crises de sonambulismo, mas como isso acontece na vida real? Quais são as ações de um sonâmbulo? O que é este distúrbio de sono?

O sonambulismo normalmente ocorre na infância e caracteriza-se por falar, sentar ou andar pelos ambientes da casa enquanto se dorme. Em adultos, a incidência é de 1% da população, segundo a neurologista Andrea Bacelar, especialista em sono.

Andrea explica que também é um mito acreditar que o sonambulismo acontece todas as noites. “São episódios esporádicos, quando a pessoa, por estar em sono profundo, não tem consciência do que faz. Não existe desejo de fazer isso ou aquilo, embora ela possa até mesmo trocar de roupa”, diz a médica.

O alerta está no fato do distúrbio de sono levar a situações perigosas. Um estudo americano indicou que 32% dos sonâmbulos sofrem com incidentes violentos e 19% já se feriram enquanto andavam dormindo. Nesses casos, deve-se acompanhar o sonâmbulo e realizar medidas de segurança para que não ocorram acidentes.

Andrea também ressalta que é também um mito dizer que se despertada durante o sonambulismo, a pessoa pode sofrer algum dano. O que há é uma dificuldade para despertar estas pessoas, uma vez que seu sono é profundo.

Quanto ao tratamento para o sonambulismo, depende das vezes em que o fato acontece, e remédios são indicados em último caso. Para estudar o caso, a neurologista realiza o exame de polissonografia, quando a pessoa dorme na clínica e tem toda sua noite de sono monitorada.

Andrea Bacelar, da clínica Carlos Bacelar, é mestre em neurologia pela Universidade do Rio de Janeiro (UniRio), presidente da Sociedade de Neurofisiologia Clínica do Rio, especialista em Medicina do Sono pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e especialista em polissonografia pela Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica (SBNC).




Veja mais

Dermacyd® pro.bio lança embalagem especial e promove ação pela saúde íntima feminina

Biscoitos e waffers zero açúcar e isentos de lactose são opções para as lancheiras

Marca de pães saudáveis lança Panetones!

Lançamento de KITS PERSONALIZADOS para momentos especiais!

Japonês Gourmet: Manihi Sushi



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas