Novidades
Sorria, você está relaxando

Nicole Witek dá dicas especiais de relaxamento

Estar relaxado é imprescindível, não só para quem pratica o yoga, mas para qualquer um de nós. Os que praticam o yoga possuem uma maior facilidade ao relaxamento, ou melhor, a destensionar a musculatura, que nada mais é que relaxar o cérebro, a mente e o psiquismo. O relaxamento, no entanto, não deve ser considerado mais um exercício a ser praticado, pelo contrário, o relaxamento deve impregnar qualquer atividade.

Ficar relaxado não significa ficar sem energia ou inativo. Ser relaxado é ser eficiente no domínio de si mesmo. Quando a tensão bloqueia os mecanismos psíquicos, a memória tranca as informações quando estamos estressados e as abre quando nos sentimos relaxados. Um bom tenista sabe bater na bolinha com o gesto relaxado. Sabemos também que dirigir o carro de maneira relaxada é sinal de domínio do seu veículo. Enfim, o relaxamento é profundamente "pró-ativo".

Ao menos uma vez por dia, é necessário fazer uma sessão de relaxamento: deitado sobre as costas, com uma manta (é importante lembrar também que durante nossa sessão de relaxamento a temperatura do corpo cai).

A partir daí, é preciso relaxar cada músculo do corpo, dos dedos dos pés até o topo da cabeça. Não é necessário nenhum esforço para realizar o exercício, somente deslocar a atenção para cada parte do corpo e desejar que essa parte deixe fluir todas as circulações.

Além disso, é necessário ter na mente a imagem de que o nosso corpo é submetido à força da gravidade e, para nos acostumarmos com a gravidade, é preciso nos lembrar quanto tempo demora aprender a andar e quantos tombos são necessários para nos levar ao eixo de equilíbrio.

Muitas partículas elementares e raios cósmicos que vêm do universo todo, atravessam nosso corpo, cada partícula é uma nova informação para ele. Se conscientizar desse fenômeno por alguns minutos favorece nossa integração nessa ronda cósmica.

Fazer uma sessão de relaxamento é fazer puro yoga, a mente controla totalmente o corpo desconectando um dos "cabos" que unem o cérebro aos músculos. Não se aplica uma vontade porque não se pode "forçar" o relaxamento. A mente domina o corpo de maneira eficiente, porém, sem violência.

Conheça três opções clássicas para o relaxamento:

Deitado sobre as costas: sobre uma base dura, com os braços afastados do corpo e as palmas das mãos para cima. Pode ser necessário usar um travesseiro embaixo dos joelhos ou da nuca para um melhor conforto. É muito importante que a cabeça esteja bem posicionada para não tensionar a nuca durante o relaxamento.

É preciso sentir que a força da gravidade está se aplicando a cada parte do corpo e que a expiração favorece essa sensação de entregar o corpo às forças do universo. O próximo passo é se conscientizar de cada parte do corpo e querer que elas colaborem com nosso bem estar, a fim de despertar uma sensação de peso, que proporciona uma maior entrega do corpo à força do planeta. Podemos desejar também que a pele do rosto esteja leve e que os olhos pesem debaixo das pálpebras.

Essa simples intenção tem efeitos profundos sobre o psiquismo. Cada ruga é uma em profundidade para cada uma de nossas emoções. Querer aliviar os traços do rosto é um poderoso alisador de tensões.

Concentrar sua atenção na respiração e desejar só o bem para o corpo é o melhor relaxamento rápido que se possa fazer. Não precisa elaborar mais nada, e só experimentar. Ficar nessa atmosfera gostosa por 10 minutos é suficiente para recarregar as baterias e se sentir bem com a vida.

Deitado de bruços: essa posição é recomendada para as pessoas muito nervosas, a testa ou o lado do rosto deve ficar apoiado sobre as mãos, os cotovelos mais longe possível dos ombros. Essa posição bloqueia as costelas, e o corpo não terá outra possibilidade se não usar o diafragma para respirar e, de preferência, com as pontas dos pés para fora. Essa posição favorece uma respiração interessante, através da qual obtem-se sem esforço nenhum, uma grande massagem do plexo solar, centro nervoso situado um pouco acima do umbigo e na profundidade do corpo, perto da coluna vertebral.

Assim deixamos a forca da gravidade atrair o ventre e as vísceras em direção ao centro da terra. É interessante também sentir que os olhos estão caindo em direção ao chão por baixo das pálpebras. Cada expiração favorece o largar do corpo, nossa intenção é derreter dentro do planeta, fundir dentro da terra, e deixar sua força trabalhar sobre cada centímetro cúbico do corpo.

Deitar sobre um lado: essa posição propicia um grande relaxamento aos órgãos internos. O relaxamento será conduzido da mesma forma que deitado sobre as costas ou de bruços. Mas é bom lembrar que essa última posição não é recomendada para um relaxamento de longa duração, após alguns minutos é necessário trocar de lado.

Para que o relaxamento seja um sucesso é preciso escolher um lugar tranqüilo, que nos possibilite lembrar que precisamos desse momento para descansar. Podemos fechar as cortinas e favorecer um pouco de escuridão, antes de começar o relaxamento e afastar as preocupações pensando "a ansiedade gera tensões que são obstáculos para a resolução dos meus problemas", durante uns 10 minutos, escolho o relaxamento, e o relaxamento me dá condições de encontrar soluções.

Faça de conta que você está com sono, bocejar, estirar o corpo, suspirar e deitar na posição escolhida, preparando-se para entregar-se à força do planeta e à inteligência que atrás de nossos processos físicos e psíquicos.

Agora, escolha a melhor posição e relaxe!

Serviço:
Nicole Witek - Espaço RespireYoga
Rua Teixeira da Silva, 329 cj. 21 - Paraíso – São Paulo
Mais informações: www.respireyoga.com.br ou (11) 3284-2651




Veja mais

Dermacyd® pro.bio lança embalagem especial e promove ação pela saúde íntima feminina

Biscoitos e waffers zero açúcar e isentos de lactose são opções para as lancheiras

Marca de pães saudáveis lança Panetones!

Lançamento de KITS PERSONALIZADOS para momentos especiais!

Japonês Gourmet: Manihi Sushi



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas