Novidades
Proteção para os dentes que neutraliza o açúcar!

Creme dental é a mais nova solução para o tratamento da cárie

Colgate, líder mundial em higiene bucal, apresenta ao mercado brasileiro a inovação mais importante no combate à cárie desde a introdução do flúor nos cremes dentais, nos anos 50. O creme dental Colgate Máxima Proteção Anticáries Mais NeutrAçúcarTM chega para revolucionar o futuro da saúde bucal no mundo graças à sua fórmula exclusiva, que neutraliza a ação dos ácidos do açúcar da placa nos dentes evitando o surgimento da cárie.

Após oito anos de pesquisa com mais de 14 mil pessoas, a Colgate desenvolveu a tecnologia patenteada NeutrAçúcarTM para ajudar a diminuir a incidência da doença que atinge mais de 80% da população mundial, segundo a Organização Mundial da Saúde e, assim, marcar o início de uma nova era na área da saúde bucal.

O novo Colgate Máxima Proteção Anticáries Mais NeutrAçúcarTM é o primeiro e único creme dental anticárie familiar Colgate que vai além da proteção de flúor para neutralizar os ácidos do açúcar na placa bacteriana. “Este produto é o creme dental anticárie mais avançado da Colgate em todo o mundo. Com este lançamento, a Colgate sai na frente mais uma vez em busca de um futuro sem cárie para a população e revoluciona a forma de prevenir uma das doenças mais comuns que assolam a humanidade, uma vez que ele pode ser utilizado por qualquer pessoa, seja criança, adulta ou idosa. É um creme dental acessível e para toda a família”, afirma Adriana Leite, Vice-Presidente de Marketing da Colgate-Palmolive no Brasil.



A tecnologia NeutrAçúcarTM

A cárie se forma a partir da placa bacteriana que converte o açúcar dos alimentos e bebidas ingeridos em ácidos que diminuem o pH do meio bucal. Dentro deste cenário, os ácidos desmineralizam o esmalte do dente, dando espaço para a formação de cavidades, mais conhecidas como “lesões de cárie”. Atualmente, em torno de 60%-90% das crianças em idade escolar, além da maioria dos adultos, sofrem com a doença, segundo dados da Organização Mundial da Saúde.


Nos anos 50, o flúor surgiu como uma revolução para o problema reduzindo os índices de cárie. No entanto, ele atua apenas no fortalecimento do esmalte do dente, e não na causa número 1 da cárie: ácidos do açúcar. Após anos de pesquisa, a Colgate apresenta a tecnologia NeutrAçúcarTM, que une arginina ao carbonato de cálcio. A Arginina, um aminoácido natural encontrado na saliva, é processada pelas bactérias aumentando o pH da superfície do dente a um nível saudável enquanto o cálcio age junto com o flúor no fortalecimento dos dentes.

Graças a essa tecnologia, o creme dental Colgate Máxima Proteção Anticáries Mais NeutrAçúcarTM proporciona a remineralização do dente quatro vezes mais comparado a um creme dental apenas fluoretado1. Além disso, o produto reduz em 20% o aparecimento de novas lesões de cárie2 e pode reverter quase duas vezes mais as lesões iniciais³.

“Essa nova tecnologia chega no momento perfeito para solucionarmos a doença crônica mais comum do planeta que, apesar de ser considerado de baixa relevância, pode trazer problemas sérios na vida de uma pessoa. Colgate Máxima Proteção Anticáries Mais NeutrAçúcarTM vai revolucionar esse tratamento a fim de alcançarmos um futuro livre de cárie”, afirma Patricia Bella Costa, Diretora de Relações Profissionais da Colgate-Palmolive.



Impactos da cárie na vida das pessoas

Segundo estudos, a cárie é o problema de saúde bucal que pode trazer grandes impactos no bem-estar dos indivíduos, uma vez que, quando não tratada, pode levar a complicações que interferem diretamente na qualidade de vida, gerando consequências físicas, econômicas e até mesmo sociais.

Por isso, é preciso engajar a população sobre a importância da saúde bucal para o corpo todo. Se a cárie estiver em um estágio avançado ela impede a criança de ir à aula, diminui o rendimento no trabalho, dificulta a comunicação e a alimentação, gera gastos para a saúde, compromete a dentição e chega a ser até mesmo um fator de inibição social.



Cárie = Doce?

Muitas pessoas acham que por não comerem doces estão livres da cárie. No entanto, esse pensamento está errado. O açúcar está presente em quase todos os tipos de alimentos, como frutas, uma simples macarronada e até carnes. Isso porque a maioria dos alimentos possui açúcares que podem ser convertidos em ácidos que atacam o esmalte dos dentes.

O consumo de açúcar tem crescido consideravelmente, pois além da massiva presença em todos os tipos de alimento, muitos médicos recomendam uma alimentação com intervalo de três em três horas, o que aumenta o número de desafios ácidos diários. “É imprescindível manter uma higiene bucal adequada, escovando corretamente os dentes após todas as refeições, a fim de remover os restos de alimentos e a placa bacteriana para evitar o processo de desmineralização do dente”, explica Livia Tenuta, professora de Bioquímica e Cariologia da Unicamp e membro da ACFF – Aliança para um Futuro Livre de Cárie.




1Resultado de um estudo de remineralização em comparação a um creme dental apenas fluoretado, ambos com 1.450 ppm de flúor
2Resultado de um estudo clínico de 2 anos comparando um creme dental apenas fluoretado, ambos com 1.450 ppm de flúor
3Yin W, Hu DY, Fan X, et al. J Clint Dent. 2013; 24 (Spec Iss A):A15-A22





Palavra de quem entende: Bate bola com nosso Colunista, Dr. Rodrigo de Andrade Venticinque, sobre a CÁRIE:

Sentir Bem: Como atuam os ácidos do açúcar na cárie? Como ela se forma?
Dr. Rodrigo Venticinque: Os açúcares principalmente os derivados da cana de açúcar, vão ser fermentados pelas bactérias existentes na nossa boca. Neste processo de fermentação, que é o mesmo processo que o vinho se transforma em vinagre, vai haver a produção de ácidos. Estes ácidos vão promover a redução do Ph da boca, fazendo com que o cálcio saia do dente. Conforme a estrutura do dente, chamada esmalte, fica enfraquecida, os alimentos duros vão quebrando esta estrutura e formando uma cavidade. Este é o inicio da cárie dental. O alimento começa a permanecer durante mais tempo e as bactérias através da fermentação vão produzir mais ácidos e permanecer durante mais tempo aumentando a cavidade.

Sentir Bem Segundo estudos, a cárie é o problema de saúde bucal que pode trazer grandes impactos no bem-estar dos indivíduos. Uma vez não tratada, pode levar a complicações que interferem diretamente na qualidade de vida, gerando consequências físicas, econômicas e até mesmo sociais. Quais seriam algumas destas consequências?
Dr. Rodrigo Venticinque Algumas destas consequências são:

1) dor de dente inicialmente com doce e frio
2) mau humor, pode ocasionar baixa auto estima se a estética estiver envolvida
3) falta no trabalho devido a dor de dente, para ir ao dentista
4) excesso de bactérias na boca geram o mau hálito e difícil convívio pessoal e profissional.


Sentir Bem: Se as pessoas não comerem doces estão livres da cárie?
Dr. Rodrigo Venticique Não! Mesmo que as pessoas não comam doces, existem outros alimentos que contém açúcar e podem resultar em cáries. Tudo vai depender, principalmente, da frequência da sua utilização.

É importante lembrar que não é só o doce que possui açúcar na sua composição. De uma forma geral o açúcar ele também se encontra nos pães, bolachas, massas, refrigerantes, etc. Comer doce não faz mal, porém a alta frequência de carboidratos fermentáveis (alimentos que contém açúcares) podem provocar a cárie. Sugerimos que não seja consumido mais de 6 vezes por dia alimentos que tenham açúcar e que escovem os dentes 3 vezes por dia.



Dr. Rodrigo Venticinque, Dentista e Colunista do Portal Sentir Bem


Veja mais sobre SAÚDE BUCAL em:

1) Saúde Bucal com Dr. Luiz Felipe Scabar

2) Odontologia Holística com Dr. Rodrigo Venticinque




Veja mais

Dermacyd® pro.bio lança embalagem especial e promove ação pela saúde íntima feminina

Biscoitos e waffers zero açúcar e isentos de lactose são opções para as lancheiras

Marca de pães saudáveis lança Panetones!

Lançamento de KITS PERSONALIZADOS para momentos especiais!

Japonês Gourmet: Manihi Sushi



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas