Novidades
ROUPAS COM PROTEÇÃO ULTRAVIOLETA



Sabe-se que o sol tem muitos benefícios, como o estímulo para formação da vitamina D ativa (importante para os ossos) e para sensação de alegria e bem estar. No entanto, também se sabe que ele é responsável pelo câncer de pele, envelhecimento da pele (manchas, rugas, vasinhos, vermelhidão, etc) e até mesmo queimaduras. Por isso, que se fala tanto de proteção solar adequada.

Para ajudar nessa prevenção, há os famosos protetores solares e agora também temos as ainda não tão famosas roupas com proteção ultravioleta, que vieram para complementar nosso arsenal.

Embora ela já exista há pelo menos 15 anos em outros países, apenas há pouco tempo apareceram duas empresas brasileiras e por isso, os produtos ficaram mais acessíveis para nós. Essas empresas são: UV Line e a Sun Cover.



Essas roupas com proteção ultravioleta (ou roupas com UV) começaram a ser desenvolvidas na Austrália, principalmente para os banhistas e esportistas, já que esse país é formado por uma população muito clara e um clima com muito sol.



De lá para cá, houve muito avanço tecnológico e as roupas estão mais leves, com aparência de “roupas normais”, tentado equilibrar proteção-conforto-estilo.

Vamos pegar um exemplo: considere uma camiseta qualquer que você tenha em seu armário. Se analisarmos essa peça do vestuário no laboratório, veremos que todos os tecidos têm um grau de proteção conhecido pela sigla em português FPU (Fator de Proteção Ultravioleta) ou UPS em inglês.
No entanto, esses tecidos das camisetas do dia-a-dia têm fator de proteção baixo, equivalente a FPU 5 ou 7. E se forem molhadas, caem para quase a metade. As roupas com proteção UV tem FPU 50+ (ou seja, no mínimo 50), assim 98% ou mais dos raios ultravioletas solares são absorvidos.

Tecido comum x Tecido com proteção UV



Tudo isso é possível devido ao tecido especial que essas roupas possuem. Para haver uma capacidade de proteção solar significativa, alguns itens devem ser avaliados como: tipo de fibra e sua trama e a presença de absorvedores da radiação ultravioleta

Enquanto tecidos do dia-a-dia pioram a sua proteção quando molhados, as roupas com proteção UV não sofrem alterações. E muitas são dry-fit, ou seja, secam mais rápido mesmo molhadas de água ou suor.

Para os esportistas, há a opção de tecidos soft-dry, que facilitam a transpiração.

Além disso, também há tecidos com ação bacteriostática, a fim de diminuir o odor da transpiração.

Vantagens:

-Proteção alta, efetiva e permanente.
Em comparação com um protetor solar em loção, as roupas não precisam ser reaplicadas a cada duas horas, nem se entrar na água ou suar. E isso é absurdamente vantajoso se pensamos nas crianças e adolescentes.

-Onde a roupa cobre a pele, não precisa aplicar o protetor solar. Assim, em uma criança com uma camiseta com proteção UV, não precisa aplicar protetor solar no tronco.

-A pele não fica quente, pois o tecido especial não deixa o calor do sol passar.

- Tem durabilidade permanente, ou seja, não sai com as lavagens.
Na hora de lavar, deve-se ter os mesmos cuidados que os de uma roupa delicada: não lavar na máquina (ou seja, lavar na mão), não usar alvejante, utilizar sabão neutro, torcer com cuidado e não passar com ferro.

- Pode ser usado por adultos e crianças na praia, na piscina, ou sol intenso por horas.

- Podem ser usadas também por pacientes com sensibildade ao sol: seja devido a doenças ou devido ao uso de medicações fotosensibilizantes.

- Ideal para comprar para os homens e adolescentes, já que as mulheres que nunca conseguem que eles usem protetor solar adequadamente no corpo todo.

-Ideal para as mulheres para proteger o colo, pois essa região do corpo “aguenta” menos o sol e fotoenvelhece muito mais rápido que o rosto. Pois é fácil o colo ficar vermelho e não aguentar até o fim da viagem. Portanto, ajuda a evitar a elastose solar, que é a alteração da pele dessa região, apresentando vermelhidão, engrossamento da pele, vincos, etc.

Faça em casa um experimento simples: na frente do espelho, tire sua blusa e veja se há diferença de cor, textura e qualidade da pele na região do colo e na área das mamas (próximos às areolas) onde o sutiã ou o biquini protege. Quanto maior a diferença entre as peles, maior seu grau de elastose solar.

-Os chapéus, bonés e viseiras são ótimos para proteger rosto e couro cabeludo de crianças, homens e mulheres (principalmente se calvos, com entradas ou carecas. Ou ainda os submetidos a procedimentos estéticos).

Há linhas de roupas confortáveis, peças para os diversos seguimentos (masculino, feminio e infantil) e diversos acessórios: bonés, chapéus, viseiras, guarda-sóis, luvas, calças, camisas, bermudas, shorts, regatas, maiôs com mangas, camisetas, macaquinho infantil, etc.

E atenção, como todos os produtos, devemos ficar atentos à boa procedência e à presença de certificados dessas roupas.




Veja mais

Dermacyd® pro.bio lança embalagem especial e promove ação pela saúde íntima feminina

Biscoitos e waffers zero açúcar e isentos de lactose são opções para as lancheiras

Marca de pães saudáveis lança Panetones!

Lançamento de KITS PERSONALIZADOS para momentos especiais!

Japonês Gourmet: Manihi Sushi



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas