Novidades
Clínico Geral: atuação cada vez mais importante e abrangente

Apesar da maioria dos serviços de saúde do país reconhecer a importância de oferecer tratamento multiprofissional aos pacientes, na prática, não oferecem. Diante disso, o papel do médico clínico geral tem se tornado cada vez mais importante e abrangente. “Hoje, freqüentemente, cabe a este médico oferecer, além do tratamento médico, orientação sobre alimentação e atividade física, bem como apoio psicológico”, destaca o Dr. Abrão José Cury Jr, presidente da Regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Clínica Médica.

No tratamento da hipertensão arterial e do colesterol elevado, por exemplo, o clínico geral é fundamental na prevenção, diagnóstico e tratamento destas doenças. Primeiro, porque cerca de 40% dos pacientes que chegam ao seu consultório, atualmente, apresentam estes problemas. Depois porque, em geral, são o primeiro e, muitas vezes, o único profissional da saúde a ser procurado pelo paciente.

A pressão alta e o colesterol elevado são importantes fatores de risco para desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral, principais causas de morte no Brasil. E, o mais importante, estes problemas, muitas vezes, não têm sintomas. O primeiro sinal de sua existência pode ser o aparecimento do próprio infarto, ou do derrame.

Estima-se que 30 milhões de brasileiros sofram de hipertensão e 20 milhões, de dislipidemia (colesterol elevado). Desta população, metade não sabe que tem estas doenças, 25% sabem, mas não tratam e apenas 25% tratam adequadamente.

Serviço:

Hipertensão e Dislipidemia são temas do VI Congresso Paulista de Clínica Médica, que acontecerá nos dias 29 e 30 de Setembro de 2006, no Centro de Convenções Rebouças (Av Rebouças, 600), em São Paulo (SP).

Informações no site www.clinicamedicaonline.com.br




Veja mais

Dermacyd® pro.bio lança embalagem especial e promove ação pela saúde íntima feminina

Biscoitos e waffers zero açúcar e isentos de lactose são opções para as lancheiras

Marca de pães saudáveis lança Panetones!

Lançamento de KITS PERSONALIZADOS para momentos especiais!

Japonês Gourmet: Manihi Sushi



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas