Novidades
Perfil de líder pede pessoas ativas

Procuram-se profissionais que saibam liderar e que sejam ativos fisicamente: será que é possível?

Você é o tipo de pessoa que se dedica 10 ou 12 horas por dia à sua empresa e que abre mão do seu tempo livre para “adiantar" o trabalho de amanhã? Se você respondeu sim a estas perguntas, é bom você rever seus conceitos de se tornar um grande líder, ter um cargo de projeção em sua empresa.

"Qualquer profissional pode se tornar um líder. A vontade de se tornar líder é que vai diferenciar os líderes de sucesso dos outros", esclarece Arthur Diniz autor do livro “Líder do Fututro – A transformação em líder Coach” e professor de empreendedorismo e Liderança em cursos de pós graduação do IBMEC São Paulo.

Não é à toa que Arthur se tornou uma referência no assunto. Foi escolhido em 2001 um dos CEOs do Futuro pela revista VOCE S.A. Mérito de poucos, bem poucos. Ele explica que "o líder do futuro sabe quais são seus pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças. Sabe que pode controlar suas emoções e com isso gerenciar a própria motivação e a dos seus seguidores. Ele usa essas informações para crescer e apoiar o crescimento de todos a sua volta. Ele faz diariamente o teste do espelho, verificando se aquela pessoa diante do espelho todas as manhãs é a pessoa que ele gostaria de ser e se é o tipo de pessoa que ele respeita e valoriza".

O líder moderno tem certeza de seu propósito de vida, sua missão e dos efeitos que sua atuação tem na vida de todos a sua volta. Sabe que foi enviado com uma missão e que vai cumprí-la. Tem uma visão clara de futuro, o que quer ser, aonde e com quem quer estar nos próximos 6 meses, 1 ano, 5 anos ... Essa visão faz com que ele seja uma pessoa diferenciada e isso se reflete em todas as suas ações e no seu impacto sobre os outros.

A outra característica marcante do grande líder é a capacidade de agir e promover a ação de todos sem medo. Sem medo de ser rejeitado e sem medo do fracasso. Ele não tem medo de ser rejeitado porque tem consciência de sua missão, valores e capacidade de implementação. Não tem medo do fracasso porque sabe transformá-los em feedback, fundamental para seus próximos passos. O líder do futuro sempre faz a si mesmo aquelas perguntas mágicas: “O que eu faria se não houvesse nenhuma possibilidade de erro ou fracasso? O que eu faria se tivesse a certeza absoluta de que , qualquer que seja minha ação, o sucesso está garantido?” Tendo a resposta dessas perguntas o líder já sabe o que deve fazer.

O líder do futuro conhece seus valores e os vivencia. Reconhece seus erros pede desculpas. Assume a responsabilidade pelos erros de sua equipe e repassa os créditos do sucesso a seus seguidores. Ele cumpre o que promete aos seus liderados, mesmo que com isso tenha que se desgastar com seus chefes e com a sua empresa.

O ‘líder moderno é criativo. Não somente criativo no sentido literal da palavra. Ele é criativo porque exercer papeis diversos e se comporta de maneira diferente de acordo com as situações que se apresentam e principalmente com pessoas diferentes. Ele conhece o perfil comportamental dos seus liderados e se adequa a eles. Alguns o consideram detalhista enquanto outros o taxam de generalista. Alguns o definem com participativo enquanto outros acham que ele concentra as decisões. A frase de Edgar Schein resume muito bem esse conceito: “ O líder do futuro será uma pessoa que pode conduzir e seguir, ser central e marginal, estar hierarquicamente acima e abaixo, ser individualista e membro da equipe, e, acima de tudo, ser um eterno aprendiz...”

O novo líder tem uma vida equilibrada. Ele sabe que liderança não é um conceito que se aplica somente ao trabalho. Ele é um líder em sua família, um líder em sua comunidade, um líder espiritual e um líder da sua saúde.

Desde aproximadamente o início dos anos 90, a preocupação com saúde e qualidade de vida é crescente no mundo e, principalmente no mundo empresarial. Já não basta ser "só" competente, o profissional bem visto e valorizado hoje em dia é aquele que tem uma boa aparência (isto inclui peso adequado ao biotipo), que faz alguma atividade física e que está sempre disposto e "de bem com a vida". Contudo, não pense que as empresas estão deixando você sozinho nesta empreitada; elas se movimentaram e estão cada vez mais partindo para criar diferenciais que estimulem seu funcionário a fazer exercícios, se movimentar. O mundo corporativo já está consciente da importância (e da necessidade) da qualidade de vida e de inovar, a fim de criar melhores condições para o bem-estar dos colaboradores. Aqueles que investiram mais cedo, já começam a colher os frutos dessa colaboração entre empresa e colaborador, comprovando que o profissional produz mais e melhor quando se sente feliz, motivado e sabendo atenuar as pressões externas e internas.

Segundo a Associação Brasileira de Qualidade de vida (ABQV), você sabia que sete segundos após perceber a causa do stress, seja por excesso de cobranças do chefe, prazos apertados, tarefas demais, o organismo se prepara, fisiologicamente, para reagir àquela situação? A máquina humana fica pronta para se defender: a pressão arterial sobe, a freqüência cardíaca acelera, a respiração se torna mais pesada e rápida, os músculos se contraem e as mãos e os pés ficam frios e suados? É importante entender que este tipo de reação nem sempre é negativa, e que o stress, apesar de ter se tornado o vilão da vez, também tem seu lado bom. Se não fosse toda esta adrenalina, talvez a maior parte das pessoas não conseguisse cumprir prazos e metas. Mas como fazer esta adrenalina voltar aos níveis normais, já que ela em excesso constante pode desencadear crises hipertensivas, taquicardia, insônia, dificuldade de concentração, ansiedade, dores musculares, cansaço e baixa produtividade? Se você respondeu com a atividade física, acertou! Ela pode fazer verdadeiros “milagres” com seu corpo e com sua saúde. Confira logo abaixo alguns dos efeitos benéficos:

Melhoram o humor e diminuem o stress - a prática de atividade física faz com que liberemos endorfinas , o
hormônio responsável pela sensação de relaxamento e bem-estar.

Emagrecem - exercícios
utilizam gordura como fonte de energia, que aliados a uma dieta saudável e balanceada reduzem a massa de gordura.

Ajudam a controlar a diabetes - a atividade física aumenta a sensibilidade do organismo à insulina
(responsável pelo transporte da glicose do sangue para os tecidos),
melhorando a glicemia (nível de açúcar no sangue)

Ossos mais fortes - exercícios com a ação da gravidade fazem com que os ossos, assim como os
músculos, estimulam os ossos, a síntese óssea para ficarem fortes e evitar orisco de osteoporose.

Melhoram a resistência física - aumentam a capacidade pulmonar e fortalecem o coração, fazendo com que um
volume maior de sangue chegue aos músculos a cada batimento cardíaco, além de facilitar o transporte de oxigênio.

Controlam a hipertensão e previnem doenças cardíacas - exercícios aeróbios aumentam a circulação colateral e o nível de HDL (bom colesterol), diminuindo o depósito de gordura nas artérias e vasos. Isso faz o sangue fluir melhor e o coração trabalhar menos e com mais eficiência.

Pesquisa feita pela International Stress Management Association no Brasil - ISMA-BR, associação internacional que estuda o stress e suas formas de prevenção, mostrou que, por aqui, cerca de 70% da população sofre as conseqüências do excesso de demandas e pressões. E mais, 30% da população economicamente ativa apresenta o burnout, nível altíssimo de stress, que pode levar, até mesmo, ao suicídio.

Mas você deve estar pensando, o que devo fazer para melhorar meu rendimento, saber gerenciar melhor meu tempo e me tornar um líder? Na atualidade fala-se muito em fazer um Coaching Profissional. Mas o que é isto?

Diniz nos eludece: "Coaching profissional é um relacionamento profissional que ajuda pessoas a produzir resultados extraordinários em suas vidas pessoais, carreiras, empreendimentos ou organizações. Através do Coaching , os clientes aprofundam seu aprendizado, melhoram suas performances e sua qualidade de vida. A interação entre o Coach e o cliente faz com que o cliente descubra seus sonhos, metas e seu potencial inexplorado. Ajuda o cliente a transformar esse conjunto em ação e a não perder o foco no caminho da implantação. É um processo estruturado no qual o Coach tem a missão de ajudar seu cliente a atingir objetivos que são acordados no início do processo. Normalmente inclui uma sessão inicial mais longa, na qual é feita uma avaliação da situação atual , do objetivo a ser alcançado e dos passos necessários para se chegar lá. Esses objetivos podem ser bastante distintos, desde desenvolvimento de criatividade e liderança, até planejamento de carreira."

O líder de amanhã é um excelente Coach. Já dizia Jack Welch, “No futuro, pessoas que não forem Coaches não serão promovidas. Gestores que forem Coaches serão a regra.” . O que é ser um líder Coach? Significa uma mudança brusca com relação ao comportamento da maioria dos líderes atuais. Significa liderar através de perguntas e não de respostas; Significa se colocar em condição de igualdade com seus liderados; Significa pressupor que todos tem dentro de si um potencial ilimitado; Significa conhecer e respeitar a missão, valores e objetivos de cada um dos seus seguidores...

"Para que isso seja possível, esse líder tem três qualidades marcantes: autoconfiança, paixão pelo que faz e amor pelas pessoas. Essas três características permitem ao líder se colocar numa posição de igualdade com seus seguidores sem medo de ser desrespeitado, superado ou desqualificado," ensina Arthur Diniz.

As pessoas costumam se acomodar com tarefas, cargos, estabilidade e atribuições. O que fazer para não cair no marasmo profissional? "Nao deixar nunca de sonhar. Ter metas de longo prazo. Quem tem objetivos audaciosos nunca se acomoda. Descubra sua paixão e transforme-a no seu trabalho. O resto é consequencia," finaliza Diniz.

Serviço

Arthur Diniz tem MBA pela Columbia Business School, Certificado Internacional de Coaching pela Lambent e pela Erickson College no Canada, curso de extensão em Coaching Estrategico pela FIA-USP, e foi escolhido em 2001 um dos CEOs do Futuro pela revista VOCE S.A. É autor do livro “Líder do Fututro – A transformação em líder Coach”. É professor de empreendedorismo e Liderança nos cursos de pós graduação do IBMEC São Paulo.

Atualmente é Coach, e fundador da Crescimentum-Coaching for Performance (www.crescimentum.com.br).

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Motivação e Liderança com Nilson Redis Caldeira




Veja mais

Dermacyd® pro.bio lança embalagem especial e promove ação pela saúde íntima feminina

Biscoitos e waffers zero açúcar e isentos de lactose são opções para as lancheiras

Marca de pães saudáveis lança Panetones!

Lançamento de KITS PERSONALIZADOS para momentos especiais!

Japonês Gourmet: Manihi Sushi



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas