Novidades
Cuide dos seus pés

Os pés são equipamentos maravilhosos e merecem todo o cuidado. Além de eles possibilitarem ao homem a locomoção, mantém o equilíbrio e distribuem de maneira uniforme o peso do corpo, quando estamos de pé.



No entanto, eles estão quase sempre em situação de desconforto, pois ficam escondidos em sapatos fechados, principalmente no inverno.



Dor de cabeça, de estômago, nas costas, tensão, cansaço. Segundo a reflexologia, o alívio para tudo isso pode vir dos pés. Criada nos Estados Unidos nos anos 30, ela divide o corpo em dez zonas longitudinais. Por cada uma delas, iguais em largura, corre um fluxo de energia que interliga os órgãos. Essas faixas começam nos pés, onde todos os pedaços do organismo estão representados. " Se algo não está funcionando bem, as partes correlatas, na mesma zona, ficam sensíveis ". O estímulo nos pontos reflexos transmite a informação para a área afetada, podendo melhorá-la em poucos minutos. Por exemplo; toques no centro do calcanhar podem colocar o nervo ciático em dia.



A massagem deve ser feita de maneira firme, mas sem provocar dor. Para começar, bata levemente na sola puxe e torça os dedos, gire os tornozelos. Depois, vá com o polegar direito aos pontos doloridos. Mesmo que você não esteja com nenhum distúrbio, a reflexologia vai atuar de maneira preventiva, reequilibrando as energias e o metabolismo.



A reflexologia tem efeito estético e terapêutico, pois trabalha a circulação sanguínea e linfática.



É relaxante, energizante, tornando-se quase indispensável nos dias de hoje, afirma a podóloga de Jacques Janine [do Itaim]. Para maior conforto e embelezamento de seus pés receita mais:



Hidratantes

Unhas esmaltadas combinando com as cores usadas nas mãos ou pelo menos com uma base.



Outras recomendações : (uma delas é muito antiga)



Mergulhe os pés numa bacia de água quente com chá preto, à noite, durante trinta minutos. Além de ser relaxante é bom para fechar os poros e com isso diminuir a quantidade de suor e conseqüentemente evitar o mau cheiro, a bromidose,conhecida popularmente por "chulé". [repetir por duas semanas ou por quantas vezes forem necessárias].



Para quem tem este problema:



Use sabonete e talco bactericida
Mude diariamente as meias que devem ser preferencialmente de algodão porque absorvem melhor o suor.
Procure não usar o mesmo par de sapatos todos os dias
Guarde os sapatos em locais arejados



Evite :



1- CALOS



Eles podem aparecer pelo uso de sapatos apertados e de bicos finos ou pelo fato das pessoas pisarem inadequadamente. A pele engrossa bastante e a região acaba ficando bem dolorida.
Tratamento : os médicos receitam adesivos com substâncias que deixam a pele mais fina. Se não houver melhora o jeito é retirar a calosidade com o especialista e eles alertam : “nunca corte os calos em casa, principalmente os diabéticos”.



2- UNHAS ENCRAVADAS



O problema é mais comum em quem tem dedos gorduchos. A unha cresce de forma irregular ferindo a pele. A entrada de agentes bacteriana pode acarretar infecções.

Sintomas : dor, inchaço e vermelhidão local. Para piorar pode surgir uma pequena camada de carne esponjosa, que ao mínimo esforço é capaz de sangrar.

Prevenção : calce sapatos confortáveis, procure cortar as unhas dos pés em formato reto, para que seus cantinhos não cresçam no sentido errado, ferindo a pele.

Tratamento : os médicos costumam receitar antiinflamatórios.



2- TOPADAS



Evite andar descalço e dar uma topada que pode deslocar parte da unha do pé. Tirando proveitos dessa situação, certos fungos se infiltram no local, formando uma cera amarelada, debaixo da unha e esta fica opaca e quebradiça. Por isso mantenha as unhas cortadas. Nunca passe palitos ou qualquer outro instrumento sob elas, na tentativa de limpá-las.



3- OLHO DE PEIXE



Ele aparece na forma de um espessamento na sola do pé, com um ponto escuro no meio, parecendo um olho. Daí o nome dado. É causado por vírus e associado ao excesso de umidade nos pés. Dói muito quando se pisa no chão.



Prevenção :



Não use sapatos alheios e sem meias

Cuidado com águas paradas ao lado das piscinas

Use seus próprios instrumentos em pedicuros
Tratamento : os médicos indicam antimicóticos ou até cirurgia nos casos mais graves.



4- JOANETES



É uma inflamação da articulação do dedo maior do pé. Aparece mais nas mulheres e é de caráter hereditário.

Não use sapatos apertados que comprimam os dedos piorando a situação dos joanetes. Em casos mais graves é necessário cirurgia.



5- MICOSES



Os sintomas mais comuns: vermelhidão, coceiras e descamação. Evite pisar descalço em terra, principalmente onde estejam cachorros e gatos.
Tratamento : secar bem os pés após o banho e usar antimicótico indicado por médico.




Veja mais

Dermacyd® pro.bio lança embalagem especial e promove ação pela saúde íntima feminina

Biscoitos e waffers zero açúcar e isentos de lactose são opções para as lancheiras

Marca de pães saudáveis lança Panetones!

Lançamento de KITS PERSONALIZADOS para momentos especiais!

Japonês Gourmet: Manihi Sushi



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas