Novidades
O importante é ter atitude

Na disputa por uma vaga de estágio, quem sai na frente? Um estudante de uma faculdade considerada de primeira linha ou um candidato que na entrevista demonstra que, além de bom desempenho escolar, sabe trabalhar em equipe? Ao contrário do que se pensava até alguns anos atrás, as centenas de processos seletivos que o CIEE realiza diariamente têm provado que apenas o nome da instituição de ensino já não é mais garantia de uma boa colocação no mercado de trabalho, especialmente quando o jovem não tem uma formação atitudinal consistente.

O grande problema é que nem os professores nem os pais estão aptos a ensinar – ou despertar – os comportamentos valorizados no ambiente corporativo. Como impregnar o tão carregado currículo dos ensinos médio e superior com noções de empreendedorismo, gestão de tempo e atenção concentrada? Como ensinar um filho a desenvolver um projeto em equipe ou a atender um cliente? As perguntas, claro, não têm resposta fácil. Uma boa idéia é que educadores e familiares estimulem o estudante a procurar essa capacitação em outras fontes, como em cursos, muitos dos quais ministrados gratuitamente por entidades como o CIEE. Dez dos 28 cursos oferecidos pelo programa CIEE de Educação a Distância são voltados a aspectos comportamentais como os mencionado acima e podem ser feitos pelo www.ciee.org.br.

Além dessa maneira, é sempre possível desenvolver as requeridas habilidades durante o próprio estágio, levando em consideração que muitas são as empresas e órgãos públicos que contratam candidatos com o perfil levemente fora dos padrões ideais. Os gestores de recursos humanos têm plena consciência das graves deficiências do sistema educacional brasileiro e, por isso mesmo, são adeptos do estágio. Tal modalidade de capacitação existe há mais de quatro décadas justamente para lapidar diamantes brutos sob o acompanhamento de profissionais experientes que descobrem as potencialidades de seus tutelados e os direcionam para as melhores práticas profissionais.

Para tanto, os estagiários também precisam permanecer atentos a tudo o que está ao seu redor. E aqui está a primeira lição, por exemplo, de empreendedorismo: ser proativo. O jovem não pode esperar as lições caírem no seu colo – adotar uma postura mais participativa pode aumentar um pouco a quantidade de erros cometidos na execução de atividades, mas é também sinônimo de interesse em ser um colaborador melhor.

Por:Luiz Gonzaga Bertelli é presidente executivo do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), da Academia Paulista de História (APH) e diretor da Fiesp.

"No mundo corporativo, no desenvolvimento da carreira, nos projetos pessoais ou mesmo nos assuntos familiares, certamente necessitamos de disposição e entusiasmo, até mesmo para estabelecer nossos objetivos e metas, mas devemos ter sempre em mente que a vitória, ainda que dependa de uma boa largada, só poderá ser comemorada na chegada."

por Fernando José da Rocha Camargo, mestre em Gestão Estratégica de Negócios e coordenador dos cursos do INPG - Insituto Nacional de Pós-Graduação em parceria com o IBEC - Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos

Matérias que você vai gostar de ler mais:

1) Mente saudável, corpo em forma

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Motivação e Liderança com Nilson Redis Caldeira




Veja mais

Dermacyd® pro.bio lança embalagem especial e promove ação pela saúde íntima feminina

Biscoitos e waffers zero açúcar e isentos de lactose são opções para as lancheiras

Marca de pães saudáveis lança Panetones!

Lançamento de KITS PERSONALIZADOS para momentos especiais!

Japonês Gourmet: Manihi Sushi



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas