Novidades
Suco de uva e vinhos kosher, elaborados no Brasil!

Casa Valduga apresenta exclusiva linha
de vinhos kosher elaborados no Brasil

Sob supervisão dos rabinos da BDK, empresa também traz novo
suco de uva kosher da grife Casa de Madeira

Em setembro, cerca de 250 mil pessoas festejaram o Ano Novo no Brasil. O Rosh Hashaná (‘Ano Novo Judaico’) marca a chegada de 5770 e o período das grandes festas da comunidade judaica em todo o mundo.

Por aqui, as comemorações ganharam novos sabores: a vinícola brasileira Casa Valduga apresenta a nova linha de vinhos kosher totalmente elaborados no Brasil, composta pelos rótulos Casa Valduga K Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Espumante Demi Sec e Moscatel, que reúnem toda a tradição da marca reconhecida e premiada internacionalmente pela qualidade de seus produtos.

Com rótulos bilingues em português e hebraico nas cores da bandeira de Israel, os vinhos foram preparados de acordo com as leis alimentares da kashrut sob supervisão do Rabino Shmuel A. Havlin e coordenação do Rabino Ezra Dayan, da BDK do Brasil.

De acordo com o Rabino Dayan todo o processo de casherização (adequação e higienização kosher) do vinho é mais complexo se comparado a outras produções kosher. “A elaboração passou por diferentes estágios. Primeiro, foi necessário entender a função e modo de uso de cada máquina e equipamento utilizado pela vinícola. Depois, consultar as regras judaicas para saber como cada um deles devia ser casherizado. Em seguida, a parte mais importante, conseguir que todos os procedimentos fossem feitos de acordo com a lei e preparado apenas por judeus praticantes”.

A casherização engloba também todo um cuidado com a escolha dos insumos certos, inclusive para Pessach (a Páscoa judaica), o que não é fácil já que na indústria moderna existem muitos aditivos, inclusive aqueles exclusivos para vinhos. "Alguns apresentam problemas de cashrut, e outros para Pessach. Chegar a todos os aditivos permitidos ou processos que dispensem estes elementos foi uma árdua tarefa e isso só foi possível graças ao excelente trabalho e a seriedade na parceria entre a Casa Valduga e a BDK", acrescenta o Rabino.

Para a elaboração da exclusiva linha de vinhos Casa Valduga K, a vinícola praticamente parou um setor da produção por quatro dias, pois alguns equipamentos, como os tanques onde os vinhos são estocados, tiveram que ser enchidos com água por 24 horas e esvaziados por 3 vezes.

Outro cuidado que foi providenciado para garantir a qualidade e autenticidade do vinho kosher foram os lacres desenvolvidos para os tanques e equipamentos. “Para tirar alguma amostra, um supervisor rompia o lacre, tirava a amostra e voltava a lacrar. Todas as torneiras e entradas do tanque foram devidamente fechadas” destaca o enólogo da Casa Valduga Daniel Dalla Valle.

De acordo com Juciane Casagrande, diretora comercial da Casa Valduga, todo esse complexo processo resultou em excelentes tintos, brancos e espumantes da mais alta qualidade. “Normalmente o vinho kosher é adocicado, porque usa uvas híbridas e passa por pasteurização. A vinícola usou métodos modernos e sofisticados que garantiram aos produtos um paladar surpreendente, pois o mosto não sofreu alterações mantendo as características originais das uvas”.

Suco de Uva Cozido (mevushal) e Saudável

Os consumidores de alimentos kosher contam ainda com o novo suco de uva da Casa de Madeira, grife de produtos gourmet da Famiglia Valduga. A equipe BDK também foi a responsável pela produção, desde o descarregamento das uvas e retirada dos cabinhos que eventualmente passam junto com a fruta. Segundo o Rabino Dayan esta foi a tarefa mais difícil, pois foi efetuada por 12 horas consecutivas em alta velocidade durante a noite.

O rabino ainda ressalta que o suco kosher foi preparado apenas por judeus praticantes, o que exigiu que a BDK levasse uma equipe de supervisores para cuidar da casherização. “Pelo fato deste suco ser puro e integral, sua formulação é inerentemente kosher, inclusive para Pessach. Ele contém apenas uvas de excelente qualidade, o que proporciona ao suco um sabor agradável e doce, sem adição de açúcar ou outros aditivos”.

O suco kosher foi cozido acima de 90 graus e com uma abertura no tanque para permitir que houvesse alguma evaporação do produto, o que permite ser considerado cozido (mevushal), inclusive para as opiniões mais rigorosas. A partir desse processo, a BDK teve o trabalho de supervisionar e acompanhar a manipulação dos lotes kosher, que já pôde ser feita pela equipe da Casa de Madeira.

Disponível nas tradicionais garrafas de vidro e na moderna embalagem bag-in-box, o suco de uva pode ser encontrado para vendas em todo Brasil. Já os vinhos K Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Espumante Demi Sec e Moscatel podem ser adquiridos com os representantes da Casa Valduga de cada região do País.

A Casa Valduga fica no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS), uma das melhores regiões vinícolas do País.

Serviço:
A Casa Valduga telefone (54) 2105.3122
www.casavalduga.com.br
Casa de Madeira Tel. (54) 2105.3122
www.casamadeira.com.br




Veja mais

Dermacyd® pro.bio lança embalagem especial e promove ação pela saúde íntima feminina

Biscoitos e waffers zero açúcar e isentos de lactose são opções para as lancheiras

Marca de pães saudáveis lança Panetones!

Lançamento de KITS PERSONALIZADOS para momentos especiais!

Japonês Gourmet: Manihi Sushi



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas