Novidades
O homem atual: seus limites e possibilidades

O mundo passa hoje por um momento histórico e social que tem exigido das pessoas constantes transformações e novos (re)ajustes. Nunca a tecnologia e condições de vida estiveram tão avançadas como agora, e a medicina, com todo seu aparato, cada vez mais permite soluções e melhorias nas questões da saúde e sobrevivência.

Presencia-se uma geração de centenários. De forma genérica, isso é ótimo, porém do ponto de vista psicológico, a carga de novas configurações emocionais que aparecem com essa longevidade não é tão confortável assim.

A psicanalista com especialidade em gerontologia, Dorli Kamkhagi, explica que estas transformações afetam, principalmente, os homens. “Hoje seus papéis, que foram se transformando, adquiriram novas funções e, sobretudo, depararam-se com sua essência, seus desejos e suas impossibilidades, nem sempre tão fáceis de serem digeridas”, comenta.

Especialmente nos últimos 20 anos, percebe-se a diferença entre os modelos masculinos da sociedade do passado e da atual. “Antes os homens eram modelos conservadores nos quais as expectativas familiares deveriam ser incontestavelmente atendidas. Além de seguir uma importante carreira e ser um bom provedor em todos os âmbitos, financeiros e sexuais, e tentar ser feliz sem ‘tocar’ muito nos aspectos emocionais”, explica Dorli.

Novos dilemas

O homem de hoje, pós-contemporâneo, também vive uma série de conflitos junto à ‘nova mulher’ que já conquistou espaços muito significativos nos patamares mais altos da sociedade, como destaca a psicanalista. “Tal encontro: homem-mulher, masculino-feminino, é carregado de expectativas e medos, por exemplo, como o de não ser reconhecido, aceito e acima de tudo amado. Cada vez mais assistimos aos difíceis encontros amorosos nos quais os homens parecem preparar-se como fariam para ir a um campo de batalha”.

De acordo ainda com Kamkhagi os ‘novos’ homens não são ilesos ao medo, às ansiedades e inseguranças modernas. “Realmente a necessidade de parecer ser forte, especial, sedutor, charmoso, acaba levando-o a movimentos internos de muita dor, que por vezes são acompanhados de aspectos depressivos”.

Outro grande conflito enfrentado é gerado pela mídia, que exige o alcance da perfeição física e estética e da saúde a qualquer custo. “Vira uma espécie de jogo. Jogo no qual a energia despendida é enorme. O homem tem que ser forte, musculoso, bem remunerado e dar conta sexualmente da ‘nova mulher’: linda, eficaz, independente e bem remunerada” ressalta Dorli.

Neste jogo, muitas vezes, as perdas facilmente aparecem, pois perder a necessidade de ser príncipe ou herói permite o crescimento e a transformação. Nesse sentido o modelo a ser buscado é o do homem que pode falhar e pedir desculpas. “Ele é um homem que tem seus desejos e limites como marido, companheiro, amante que não precisa ser belo com formas tão perfeitas. Suas limitações podem se fazer presentes, pois trata-se de um homem que inevitavelmente envelhecerá”, acrescenta a psicanalista.

Enfim, o homem atual pode se desconstruir para estar cada vez mais em contato com suas verdadeiras referências, “pode chorar, sorrir, brincar, cantar, dançar, sem perder sua masculinidade, sem ferir seus valores e fundamentalmente sendo homem, que erra e acerta, que perde e conquista, que ama, que odeia. Sem culpa, sem medos. Em real equilíbrio”, finaliza Dorli.

Dorli Kamkhagi, é Doutora em Psicologia Clínica e Mestre em Gerontologia pela PUC-SP, Dorli Kamkhagi faz parte do Board of Directors da Internacional Association of Group Psychotherapy and Group Process (IAGP) e é colaboradora do Laboratório dos Estudos do Envelhecimento e Hospital Dia do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo. Kamkhagi é autora de diversos artigos públicos em jornais de grande circulação sobre o envelhecimento e amadurecimento. Realiza palestras e workshops ligados à questões sobre saúde, relacionamentos e vínculos afetivos.

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Motivação e Liderança com Nilson Redis Caldeira




Veja mais

Dermacyd® pro.bio lança embalagem especial e promove ação pela saúde íntima feminina

Biscoitos e waffers zero açúcar e isentos de lactose são opções para as lancheiras

Marca de pães saudáveis lança Panetones!

Lançamento de KITS PERSONALIZADOS para momentos especiais!

Japonês Gourmet: Manihi Sushi



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas