Novidades
Alimentos funcionais e terapêuticos

Chegaram ao mercado dois livros que ajudarão muito todo mundo se informar! Informação auxilia na boa saúde, pode ter certeza.

1º) 101 Alimentos Que Podem Salvar Sua Vida

Antes do surgimento da medicina moderna, a família dependia da intuição da mãe e de seus conhecimentos sobre medicamentos tradicionais para preservar a saúde e o bem estar. Ir ao médico depois de um espirro, tosse, ou outro sinal de problema era o “Plano B”. Mas, conforme a procura pela medicina moderna aumentou, o habito de usar alimento como remédio diminuiu. Abraçamos a conveniência de usar drogas para reduzir o colesterol, quando a inclusão de alimentos com propriedades protetoras do coração – como peixes oleosos, aveia, amêndoas e feijões – podem ser igualmente eficazes. Nos Estados Unidos, as pessoas que vão ao médico por reações adversas aos remédios são responsáveis por mais de 2 milhões de consultas por ano!

Neste mais recente lançamento da Editora Larousse do Brasil – 101 Alimentos Que Podem Salvar Sua Vida – o autor e nutricionista David Grotto, tenta trazer de volta os alimentos “Salva Vidas” e seu uso medicinal, muitos dos quais, aliás, são explicados pela ciência.

Em 101 Alimentos Que Podem Salvar Sua Vida o leitor encontrará em cada alimento seções como: Qual a história?, Por que devo comer esse alimento? Remédios caseiros, Salva vidas, dicas de uso de casa alimento, Receitas e uma Tabela de nutrientes. Também irá descobrir curiosidades que jamais imaginou sobre alimentos extremamente comuns. Um exemplo é o Chocolate: - “Apesar de o chocolate ser frequentemente apontado como causa de espinhas, um estudo indicou que mulheres que consomem regularmente uma bebida de cacau com muitos flavonóis aumentam sua hidratação e diminuem o ressecamento da pele.”

David Grotto formou-se em Nutrição e Dietética na Universidade do Illinois, em Chicago. É presidente e fundador da Nutrition Housecall, LLC, uma instituição que providencia cuidados personalizados de nutrição e dietética. Com mais de 20 anos de prática clínica, Grotto recebeu, em 2005, o prêmio de Excelência da American Dietetics Association. É conselheiro científico da revista Mens Health nos Estados Unidos e colabora com diversas instituições, jornais e estações de televisão analisando temas relacionados com a alimentação, nutrição oncológica, doença cardiovascular e medicinas alternativas.

Serviço:
101 Alimentos Que Podem Salvar Sua Vida
Autor: David Grotto
Editora: Larousse do Brasil
Pág: 432
Tradução: Sheila V. Mazzolenis
Preço: R$ 59,90


2º) Guia dos Funcionais: Quando a comida é o melhor remédio

A ciência médica já comprovou: os alimentos têm papel determinante no processo de prevenção de doenças ao longo da vida, uma vez que a propensão genética é responsável por apenas 18% a 20% dos males que nos afligem. Por oposição, escolhas inadequadas daquilo que ingerimos também podem ter efeito de deflagração de doenças ou de radicalização de problemas de saúde já instalados.

A busca consciente dos alimentos que mais fazem bem à nossa saúde, tanto para prevenir doenças quanto para manter o bem-estar, é a essência do livro da pesquisadora e professora de nutrição humana da USP, Dra. Jocelem Mastrodi Salgado, Guia dos Funcionais, que chega às livrarias através da Ediouro.

“Funcionais”, no caso, são os alimentos que, além de ter a propriedade de nutrir o organismo, apresentam substâncias que previnem e controlam doenças.

Em Guia dos Funcionais, a Dra. Jocelem dá dicas valiosas sobre alimentos de funcionalidade já comprovada, apresenta modelos de dietas e, de forma coloquial e agradável, sugere formas para tornar os alimentos uma fonte permanente de saúde.

Um exemplo das pesquisas realizadas pela autora: a ingestão, por dia, de 100g de maçã com casca ajuda a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares e influencia de forma favorável as taxas de colesterol no sangue, além de ter efeito antioxidante, retardando o envelhecimento das células.

Nos 18 capítulos do Guia dos Funcionais, orientações alimentares estão associadas a temas mais amplos, como saúde da mulher, nutrição da gestante, nutrição infantil e envelhecimento. A obra também trata diretamente da relação dos alimentos funcionais com patologias como câncer, doenças renais, transtornos alimentares e problemas do aparelho digestório, entre outras.

Jocelem Mastrodi Salgado é pesquisadora e professora titular de Nutrição Humana da Esalq-USP, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, de Piracicaba. Já publicou uma dezena de livros sobre alimentação e saúde, além de escrever artigos em diversos jornais e sites.

Serviço:
Livro: Guia dos Funcionais
Dra. Jocelem Mastrodi Salgado
Preço sugerido: R$34,90
Nº de páginas: 192




Veja mais

Dermacyd® pro.bio lança embalagem especial e promove ação pela saúde íntima feminina

Biscoitos e waffers zero açúcar e isentos de lactose são opções para as lancheiras

Marca de pães saudáveis lança Panetones!

Lançamento de KITS PERSONALIZADOS para momentos especiais!

Japonês Gourmet: Manihi Sushi



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas