Novidades
Academias diferenciadas

Em tempo de crise a motivação e a inovação são as principais armas das academias para atrair e manter os alunos. Estes têm que serem estimulados constantemente, por isto as academias não hesitam em lançar novidades.

O Espaço Personal Trainer, academia especializada em atendimentos individualizados, está lançando um programa de atendimento especial para alunos que têm necessidades específicas, principalmente aqueles que precisam de atividades físicas complementares no tratamento de diversos tipos de patologias.

A academia, através de um estudo e observação de casos realizados por uma equipe multidisciplinar (professores de educação física, fisioterapeutas, nutricionistas e médicos), desenvolveu métodos e estratégias de trabalho identificando as principais variáveis que influenciam direta ou indiretamente a melhor forma de atingir os objetivos desse tipo de aluno. Desse modo, pessoas portadoras de limitações relacionadas ao mal de Parkinson, diabéticos, hipertensos, fibromialgia ou em recuperação pós-cirúrgica, entre outras, podem contar com horários específicos dedicados a esse tipo de aluno, sempre acompanhados por um personal trainer.

As atividades propostas são focadas na construção de um perfil integrado do aluno em todos os aspectos de sua saúde. Na fase inicial são traçados e avaliados os objetivos físicos, recomendações médicas, condicionamento e bem estar e, de acordo com a patologia ou limitação física, são estabelecidas as metas do aluno, seja para recuperação de lesões ou na contribuição do estado geral da saúde do mesmo,incluindo o embasamento e experiência da academia adquiridos através de estudos de casos.

O aluno escolhe os dias da semana e horários nos quais deseja fazer as aulas. A flexibilidade é uma das principais características desse trabalho dentro do programa de atendimento individualizado. “Contribuir para que as pessoas tenham mais qualidade de vida respeitando seus limites e a individualidade biológica de cada um, levando o bem estar e a sensação motivadora de prazer em se exercitar de forma segura e personalizada, são os principais objetivos desse programa”, comenta Marcelo Garcia, professor e diretor do Espaço Personal. “Temos casos gratificantes de pessoas que se recuperaram de lesões graves, que saíram da depressão e da fibromialgia e outros de terceira idade, portadores de Alzheimer, que ganharam nova qualidade de vida. Isso nos motivou a criar o programa com horários específicos para esse tipo de aluno”, enfatiza Marcelo.

Os treinos são divididos em períodos (macro, meso e micro-ciclos) com aulas que duram uma hora baseadas em planilhas individualizadas e de acordo com as patologias e objetivos dos alunos, levando-se em conta inclusive eventuais desvios posturais, rotina alimentar e controle do sono, para se aplicar melhor a gestão dos exercícios físicos focada na avaliação inicial, na execução dos programas de fitness e welness e nas reavaliações periódicas. Ao final de cada aula, os alunos recebem também aplicação de massagem e relaxamento muscular.

Ritmos para alegrar e descontrair

É inegável que a atividade física promove bem-estar com a liberação de serotoninas. Se conseguirmos aliar este benefício à dança com ritmos variados, melhor, ainda mais para quem gosta de dançar.

Foi assim que a Profa. Carol Macário desenvolveu a aula Ritmos Jam. Sua vontade de trabalhar com aulas ritmadas de fácil acesso aos alunos, que promoveriam prazer, diversão, treinamento cardiovascular, melhoria da coordenação motora e ritmo.

Ritmos Jam é a união de música, ritmo e movimento, sem deixar de lado o prazer de dançar. Esta variação musical que vai do samba ao disco, do country ao reggae, do dance aos anos 50 e 60, forró, salsa, rumba, hip hop, pagode e muito mais. “O gasto calórico aumenta de acordo com a amplitude que o aluno executa as coreografias (movimentos). Mas posso estimar uma média de 400 a 600 kcal/hora” afirma Carol.

Para quem já – pelo menos - assistiu esta aula, é unanimidade ficar maravilhado com o ritmo contagiante de Carol, bem como sua excelente didática, o que garante uma aula eficaz e extremamente cativante !

A tendência é: gastar calorias

Na Academia Estação Fitness uma aula nova e muito procurada e animada é a Power Jump, indicada para alunos intermediários e avançados, com duração de 45 ou 60 minutos. Precisa de fôlego prá agüentar. Uma aula de powerjump chega a um gasto de até 700 k/cal onde podem realizar movimentos simples e dinâmicos com segurança, ocorrendo uma rápida melhora na resistência geral e aumento de força muscular dos membros inferiores (músculo das pernas) e estabilizadores (abdome e lombar).

Esta aula tem característica principal a ginástica em grupo que utiliza o mini-trampolim como equipamento para realizar o trabalho cardiovascular; é caracterizado por movimentos de execução simples e motivadores e nos fazem sentir como crianças pulando em uma superfície elástica, uma excelente opção para quem gosta de treinar se divertindo.

Precursora de ginástica aeróbica traz mais um lançamento

Após conferir o grande sucesso nas academias dos Estados Unidos, a Runner lança com exclusividade no Brasil a aula que promete ser uma das mais concorridas entre os alunos. Batizada como Acrobat, a aula tem como fator motivante o equilíbrio, desafiando a lei da gravidade e proporcionando posições que remetem aos malabaristas de circo.

Neste período, devido à proximidade do Carnaval e o início do alto verão, os alunos buscam aulas que trabalhem grupos musculares de uma forma genérica. A Acrobat dura de 45 a 60 minutos e gasta uma média de 400 calorias por aula. Proporciona músculos tonificados e alongados, também trabalha a concentração e a coordenação, motivando e evoluindo a cada aula o condicionamento físico do aluno.

Os exercícios priorizam o esforço muscular e podem ser praticada em forma de dança – aulas coreografadas com diferentes ritmos, condicionamento muscular com pesos, rubber band (faixa elástica) ou fitball.

“Todos os músculos do corpo são trabalhados, o que modifica é a intensidade aplicada de acordo com o público e a estratégia de aula programada pelo professor. Podendo um dia enfatizar membros superiores e inferiores, no outro a flexibilidade e também a coordenação”, complementa Samara Queiroz diretora técnica da Runner.

Bom, depois de todas estas novidades e opções, não deixe a preguiça te pegar, inove, tente, sua saúde vai agradecer.

Serviço:
Espaço Personal Trainer
www.espacopersonaltrainer.com.br

Academia Estação Fitness
www.estacaofitness.com.br

Academias Runner
www.runner.com.br





Veja mais

Dermacyd® pro.bio lança embalagem especial e promove ação pela saúde íntima feminina

Biscoitos e waffers zero açúcar e isentos de lactose são opções para as lancheiras

Marca de pães saudáveis lança Panetones!

Lançamento de KITS PERSONALIZADOS para momentos especiais!

Japonês Gourmet: Manihi Sushi



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas