Novidades
Saiba como ter mais qualidade de vida falando bem em público (*)

Você tem medo de falar em público? Seu coração dispara quando tem que enfrentar um auditório cheio de pessoas a sua espera? Ou seu coração já começa a bater mais forte quando você tem que apresentar um relatório na reunião da sua empresa para cinco pessoas?

Pesquisa realizada pela revista Você S.A., em setembro de 2001, com 5.879 internautas perguntando “Qual era seu maior medo”, apontou que depois das preocupações com uma doença grave (40%) e em contrair dívidas (24%), em 3º lugar aparece o medo de falar em público, apontado por 21% dos entrevistados, com um dos maiores medos dos executivos nos dias de hoje.

Porém, na vida moderna é cada vez maior a exigência na boa e clara comunicação. Normalmente, os profissionais dominam com maestria o conteúdo das suas apresentações, porém possuem dificuldades em expressar tudo àquilo que sabem. Muitas vezes, porém, o sucesso e a aprovação de um projeto dependem, além do conteúdo, da forma como ele é apresentado.

Como a pesquisa reflete claramente ter qualidade de vida esta profundamente relacionada com a habilidade do falar em público. A dificuldade, além de trazer transtornos emocionais, pode criar barreiras no desenvolvimento e ascensão profissional sendo um elemento chave para o sucesso e o equilíbrio dos profissionais nas mais diversas áreas.

Reconhecendo a importância desta habilidade procuramos no mercado o que existe de mais atual em termos de treinamento e desenvolvimento destas habilidades. Chegamos à Academia do Palestrante e vocês poderão ver que com ajuda de profissionais é boas técnicas poderemos falar melhor em público e melhorar nossa qualidade de vida.

Um pouco de história. De onde vem a palavra palestra?

A palavra palestra é de origem latina tem sua origem na Grécia por volta de 1632 AC e era escrita “Palaestra” que era designado o local para lutas e debates filosóficos.

Uma grande questão: a dificuldade e a necessidade de falar em público.

Segundo Edmar Oneda, diretor da Academia do Palestrante, a academia surgiu da necessidade de executivos que o procuravam justamente para tentar resolver a questão do medo de falar em público versus a constante necessidade de fazer palestras e apresentações.

Esta insegurança de se expor tem como pano a própria relação entre baixa auto-estima e elevados padrões de exigências que muitas profissionais trazem consigo. Ao mesmo tempo em que realizam trabalhos excepcionais em suas respectivas áreas, possuem dificuldades de expor estes trabalhos para públicos maiores com medo da não aceitação.

Como muitos destes profissionais aprenderam com os pais e na escola a serem perfeccionistas com altos níveis de exigência sobre si mesmo e seu trabalho, acabam tendo problemas sérios, pois como eles sabem que é impossível agradar 100% das pessoas acabam se omitindo e não se expõe em reuniões, não fazem apresentações em público, etc. Isto prejudica o desempenho no trabalho e compromete seriamente a carreira de qualquer profissional.

Com este cenário a sua frente que Edmar Oneda, um dos fundadores da Academia do Palestrante, desenvolveu uma metodologia que busca simplicidade no processo. Ainda segundo Oneda “o que existia no mercado eram cursos de oratória que tem como objetivo enquadrar o cliente dentro de uma forma pré-determinada de comunicação e de certa forma perde-se a essência do indivíduo neste processo, ou seja, ela acaba reproduzindo gestos e técnicas que todos os profissionais fazem e não desenvolve seu próprio estilo”.

A filosofia básica da Academia é oferecer ferramentas de desenvolvimento para os profissionais que precisam falar em público na sua vida profissional, mantendo e explorando as características destes profissionais. Por isso um dos pontos chaves da academia são as aulas ministradas por atores que permitem que o aluno desenvolva de forma natural seu estilo e trabalhe também sua emoção no processo de comunicação.

Transformando a palestra em uma conversa

Com isso o que poderia ser considerado um discurso robotizado advindo da oratória, muda completamente de figura na Academia. O foco agora é a conversa só que ao invés da conversa com uma ou duas pessoas, é uma conversa com o público maior. Por isso este conceito de ator e de apresentador ganha diferenciais significativos quando o profissional vai falar em público.

Por ser uma “Conversa” com um público maior reduzem de forma sensível os esquecimentos de texto, o popular “branco” que acontece com freqüência nas palestras e apresentações. Afinal se estamos apenas conversando passamos por cima do branco com uma naturalidade e retomamos mais a frente quando ele vem a nossa mente, sem medo e sem preocupações de perda da estrutura do discurso.

Através desta filosofia de ensino o palestrante chega ao que denominamos “estado de fluir” que é o momento onde realizamos uma atividade com nossa capacidade máxima, com equilíbrio entre a dificuldade da tarefa e nossa habilidade para realizá-la.

Hoje, todos os líderes empresariais, políticos e esportivos precisam ter a habilidade de comunicação para seus times para poder extrair justamente o máximo das equipes e conduzi-las ao alcance das suas metas.

Conforme comentário de Edmar Oneda “não basta saber fazer uma palestra, é preciso ser um palestrante”, ou seja, é preciso interiorizar a técnica, a emoção, o ator que existe dentro de cada um de nós para que ele comunique-se com naturalidade e através desta espontaneidade leve ao alcance da meta de toda a palestra ou apresentação que é “provocar ação”.

E esta fórmula deu certo. Segundo Oneda, a Academia do Palestrante em quatro anos de funcionamento, ministrou cursos para aproximadamente 1500 alunos de todo o país.

Vivendo na prática: fazendo o curso “Como planejar e apresentar sua palestra”

Como aprender a falar em público e fazer palestras era uma competência que precisava desenvolver, resolvi fazer o curso “Como planejar e apresentar sua palestra” na Academia do Palestrante e pude ver na realidade um pouco desta nova filosofia de trabalho.

O curso foi de 16 horas e é dividido em duas partes. Na primeira parte são abordados conceitos fundamentais que passam despercebidos em qualquer apresentação, por exemplo, qual é o público-alvo da palestra, o que eles desejam, enfim, questões chaves para o sucesso da apresentação.

Depois de uma sólida conceituação sobre o tema que iremos palestrar, aprendemos a estruturar isto de uma forma profissional e com uma metodologia moderna.

É importante destacar aqui a discussão sobre a utilização de recursos áudio visuais durante uma palestra. Todos nos sabemos dos recursos extraordinários que temos disponíveis hoje em dia, porém o equilíbrio e bom senso são fundamentais para que estes recursos não ofusquem a própria apresentação.

Este módulo é ministrado pela jornalista Regina Giannetti, jornalista formada pela USP com mais de 20 anos de experiência em produção de textos e consultora de executivos, empresários e palestrantes na elaboração de projetos editoriais.

O 2º dia é dedicado integralmente e exercícios teatrais e técnicas de psicodrama com objetivo de trazer a simplicidade da conversa para uma palestra.

Através de exercícios e técnicas vivenciamos experiências para quebrar barreiras como vergonha e timidez, aumentar a espontaneidade e assertividade, expandir o conhecimento sobre o seu corpo, melhorar seu gestual numa palestra enfim, uma série de recursos que permitirão efetivamente fazer uma apresentação que atinja seus objetivos.

Este workshop foi conduzido pelo ator Emílio Gama, formado como Arte Educador (Belas Artes/SP), em Dramaturgia e em Teatro e palestrante desde 1993. Autor dos livros Teatro em Comunidade, Oratória: Técnicas para falar em público e 10 Segredos da Motivação.

Quando terminei o curso sai com a clara sensação da importância do valor agregado com estas técnicas e com a vivência nestes dois dias. Porém o mais importante foi que tanto eu quanto os colegas que participaram do curso, descobrimos a importância de não mudarmos nossa essência para fazer uma palestra e sim expor esta essência com técnica e, sobretudo emoção para atingir o principal objetivo de toda a palestra. Provocar ação!

(*)Por Nilson Redis Caldeira
nilson@sentirbem.com.br

Para maiores informações procure:
Academia do Palestrante
R. Coronel Oscar Porto, 813 - Paraíso - São Paulo-SP
Tele fax: (11) 3884-6558
www.academiadopalestrante.com.br




Veja mais

Dermacyd® pro.bio lança embalagem especial e promove ação pela saúde íntima feminina

Biscoitos e waffers zero açúcar e isentos de lactose são opções para as lancheiras

Marca de pães saudáveis lança Panetones!

Lançamento de KITS PERSONALIZADOS para momentos especiais!

Japonês Gourmet: Manihi Sushi



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas