Novidades
Quem aproveitou tem que descansar as pernas!

Sociedade de Angiologia dá conselhos para ativar a circulação e evitar dor, peso e cansaço

Nem sempre as pernas acompanham a vontade do folião em participar de todos os blocos, trios e desfiles de escolas de samba. Para deixá-las prontas para encarar a maratona de Carnaval, é preciso cuidar da circulação. “Para descansar de fato durante os intervalos, é aconselhável elevar as pernas acima do nível do coração. A pessoa pode deitar por alguns minutos, até mesmo no chão, para aliviar os sintomas de dor, peso e cansaço da folia. Nessa época, a criatividade também precisa ser usada para beneficiar a saúde”, ensina o presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, Regional Rio de Janeiro (SBACV-RJ), Ivanésio Merlo. Para aqueles que ficam na dúvida sobre o uso de salto alto, o especialista explica que ele não interfere no aparecimento das varizes e o tamanho recomendado é aquele que a pessoa se sentir confortável. Até porque há quem não se adapte aos baixos.

E quando chegar em casa? “A pessoa precisa elevar as pernas e descansar, ingerir líquidos como água e sucos hidratantes. O ideal seria consultar com antecedência um angiologista para prescrever meias elásticas adequadas e medicamentos especiais para os sintomas típicos dessa época, de acordo com a idade e características pessoais”, explica o médico Ivanésio Merlo. Não pode ficar de fora dos cuidados: a boa hidratação, com muito líquido, não exagerar nas bebidas alcoólicas, dormir deitado pelo menos seis horas por dia, bem como alternar o tempo de permanência em pé e sentado ao longo do dia. Os que preferem assistir ao agito do Carnaval por horas a fio sentados, tanto em casa quanto no sambódromo, também precisam ativar a circulação.

A dica do angiologista e cirurgião vascular é: sempre que lembrar, movimentar os pés para frente e para trás em movimentos de dorso-flexão e extensão dos pés. Se tiver espaço, pode-se levantar e caminhar um pouco. Em casa, fazer uso de um apoio para as pernas contribui consideravelmente. Os principais tratamentos para problemas circulatórios serão apresentados no 22º Encontro de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro, que ocorre entre os dias 13 e 15 de março, e promovido pela SBACV-RJ. Entre eles estão: varizes, aneurismas, carótidas, entre outros.




Veja mais

Dermacyd® pro.bio lança embalagem especial e promove ação pela saúde íntima feminina

Biscoitos e waffers zero açúcar e isentos de lactose são opções para as lancheiras

Marca de pães saudáveis lança Panetones!

Lançamento de KITS PERSONALIZADOS para momentos especiais!

Japonês Gourmet: Manihi Sushi



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas