Novidades
E o verão chegou!

* Dr. Moisés Chencinski

Uma grande parte das pessoas no verão se preocupa em "melhorar". O astral, o corpo, a intimidade ...

Cuidado!!! Não se engane. Sem uma orientação adequada, sem uma medida na busca da felicidade e do prazer e do corpo perfeito e da sexualidade e da atividade física e daquela comidinha rapidinha na praia e ... e ... alguns perigos podem estragar essa festa.

Tudo isso pode acontecer dentro de uma prática saudável e uma busca de equilíbrio.

A hidratação é fundamental e saber o que você deve (e o que não deve) comer também! Então você já pode acordar e voar para a praia e ficar por lá se tostando durante horas e horas e horas e... calma, não é bem assim.

O sol, centro do nosso sistema, luz da nossa existência, que aquece nosso corpo e nossa alma e favorece o crescimento de tudo o que é vivo sobre a face da Terra também pode se transformar no vilão do seu verão. Mas ele não age sozinho.

Vou contar para você alguma coisa a respeito de sua pele e dos verdadeiros mocinhos e bandidos que você já conhece, mas pode não ter exata noção do que eles fazem.

Você sabe qual é o maior "órgão" de nosso corpo? Cuidado com a resposta! É a nossa pele.

E pela sua extensão e suas características específicas, ela pode sofrer agressões que nem sempre são benignas.

A radiação ultravioleta (UV) que faz parte da luz solar é importante para a manutenção da vida na Terra. Isso seria ótimo se tivéssemos, através dos anos, cuidado da camada de ozônio que nos protege. Isso não aconteceu e sem essa proteção, os raios UV podem causar alterações na pele desde manchas, pintas e sardas, passando por queimaduras, fotoalergias, foto-envelhecimento e até o grave câncer de pele (melanoma), mesmo com pouco tempo de exposição solar.

Você já ouviu falar dos raios UVA e UVB. Mas você sabe o que é isso?

Esses podem ser os bandidos.

UVA: são radiações que aparecem durante todas as estações do ano (95% dos raios ultravioleta). Sua ação é mais sentida entre as 10 e as 16 horas e seus raios penetram na pele profundamente, sendo responsáveis por ações precoces (alergias) ou mais tardias (envelhecimento da pele e predisposição ao câncer de pele e até de catarata).

UVB: são as radiações que aparecem em maior intensidade durante o verão, também entre as 10 e as 16 horas (5% dos raios ultravioleta). Sua ação é mais superficial, levando, principalmente, à queimadura solar que, se repetida com muita freqüência, pode favorecer o aparecimento do câncer de pele, também. Essa radiação atravessa as nuvens, podendo provocar essas queimaduras em forma de mormaço, mesmo em dias nublados.

E a camada de ozônio? Você tem noção do que seja?

Esse poderia ser o mocinho.

Vamos lembrar das aulas de química? O oxigênio que respiramos no ar é composto de 2 átomos de oxigênio. É chamado de O2. Se você colocar mais um átomo de oxigênio nessa molécula teremos o O3 que é o ozônio e se acumula na atmosfera formando uma camada invisível que nos protege da ação alguns raios (UVA e UVB), prejudiciais à nossa saúde.

Com o desenvolvimento industrial, foram eliminadas na atmosfera algumas substâncias que, através de reação com o O3, podem provocar a destruição da camada de ozônio, fato que já está acontecendo em grande escala, principalmente na Antártida (polo sul). Mas você já pode sentir esse efeito no resto do mundo pelas mudanças climáticas repentinas, pelo frio intenso, pelo calor excessivo e pela baixa umidade do ar.

Assim, essa proteção não está mais funcionando como deveria e nós ficamos expostos aos perigos do verão, que deveria ser a estação do lazer, do prazer e da diversão.

* Dr. Moisés Chencinski - médico pediatra e homeopata, autor do livro "Homeopatia -mais simples do que parece".




Veja mais

Dermacyd® pro.bio lança embalagem especial e promove ação pela saúde íntima feminina

Biscoitos e waffers zero açúcar e isentos de lactose são opções para as lancheiras

Marca de pães saudáveis lança Panetones!

Lançamento de KITS PERSONALIZADOS para momentos especiais!

Japonês Gourmet: Manihi Sushi



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas