Novidades
Um barulho constante dentro do ouvido = zumbido

UM BARULHO CONSTANTE DENTRO DO OUVIDO E UM PEDIDO INSISTENTE DE SOCORRO – ASSIM CHEGA A MAIORIA DAS PESSOAS NO GAPZ – GRUPO DE APOIO A PESSOAS COM ZUMBIDO – FUNCIONANDO, ATUALMENTE, EM SEIS CIDADES BRASILEIRAS.

Ruídos percebidos de maneiras diferentes, às vezes 24 horas por dia dentro do ouvido ou da cabeça. Esse é o zumbido, um sintoma que aparece tanto em crianças quanto em adultos, especialmente nas mulheres, e pode ser causado por várias doenças – ou nenhuma –, mas que dificultam a vida de cerca de 28 milhões de brasileiros, 17% da população do nosso País.

"Os sons mais comuns são os similares a chiados de panela de pressão, torneira pingando, pernilongo zunindo, grilos cricrilando, apitos e até turbina de avião. Diferente da idéia da maioria, o zumbido pode ter cura, sim! Se forem realizados os exames, pode ser diagnosticado o que está provocando esse ruído nos ouvidos: algumas das causas têm cura e muitas podem melhorar, mesmo que parcialmente, principalmente com a ajuda do paciente", explica Profª. Drª. Tanit Ganz Sanchez, pesquisadora há 13 anos sobre o zumbido, autora do único livro em Português para quem sofre de zumbido e fundadora e coordenadora nacional do Grupo de Apoio a Pessoas com Zumbido, que funciona no Hospital das Clínicas de São Paulo, desde 1999.

"Quando iniciamos, descobrimos que vários pacientes queriam entender mais sobre o que se passava com eles, mas depois de procurarem vários profissionais, ficam assustados ou horrorizados com a possibilidade de ficarem ouvindo aquele "barulho" pelo resto da vida. Então, montamos uma equipe multidisciplinar voluntária com otorrinolaringologistas, fonoaudiólogas, psicólogas, dentistas e fisioterapeutas, para realizar palestras diferentes que englobam todas as dúvidas sobre o assunto, trazendo também as novidades que aprendemos aqui e no exterior para conhecimento dos freqüentadores".



GAPZ, um exemplo de organização

Acontecendo, atualmente, em São Paulo, Campinas, Curitiba, Brasília, Salvador e Rio de Janeiro, cada cidade com uma coordenadora local e supervisão geral da Dra. Tanit Ganz Sanchez, a programação das palestras anuais é entregue aos participantes, na última reunião do ano anterior. "Existem temas que repetimos para os que vêm pela primeira vez. Percebemos que as pessoas que procuram o GAPZ, no início, estão ansiosas, deprimidas ou até desesperadas, não vendo solução para o problema. E ali, com o grupo que se reúne mensalmente, elas descobrem que não são as únicas que passam pelo problema, que o zumbido pode ter cura dependendo da causa que está por trás e, através do carinho da equipe e dos outros freqüentadores, aprende novamente a ter esperança no tratamento e na recuperação da qualidade de vida", esclarece a médica. Todo esse trabalho do GAPZ é feito em paralelo ao tratamento convencional determinado pelo médico de cada um.

Em 2.007, o GAPZ de São Paulo, que se reúne sempre na primeira segunda-feira de todos os meses, terá nos meses de novembro e dezembro as duas palestras mais procuradas do ano: "Noções sobre os vários tipos de tratamento do zumbido", no dia 5 de novembro, quase uma semana antes da Caminhada Nacional de Conscientização do Zumbido, que ocorrerá em várias cidades brasileiras, simultaneamente. No dia 3 de dezembro, haverá outra palestra, "Apresentação de casos de sucesso" , onde cada freqüentador consegue estabelecer para si, os meios que poderão levá-los à cura. "Em todos os anos passados, essas reuniões estiveram lotadas e é muito gratificante ver a expressão de satisfação e surpresa estampada no rosto dos participantes que já estiveram desesperados", diz a médica.

Nesses anos de funcionamento, o Grupo de Apoio a Pessoas com Zumbido tem incentivado algumas modificações junto aos freqüentadores que têm demonstrado resultado positivo em relação à diminuição do zumbido. "Alimentos excessivamente condimentados, cafeína e açúcar são restrições simples que auxiliam no tratamento do zumbido. Já temos vários depoimentos de pacientes que se curaram com essas e outrras medidas", explica Dra. Tanit.

O mais importante para a médica e sua equipe, diz respeito à união do grupo. "Há freqüentadores que se tornam verdadeiros exemplos de persistência em busca da cura. Seguem todas as sugestões que passamos – incluindo TRT, um tipo de tratamento no qual o paciente dessensibiliza a percepção do zumbido utilizando sons da natureza em volume menor do que o do zumbido que ele ouve – e, mesmo sabendo que a maioria dos tratamentos é demorada, confiam que terão resultado e incentivam os novos freqüentadores que chegam e falam, até em suicídio, a não desistirem de freqüentarem o GAPZ e insistirem nos tratamentos, porque acreditam na cura", finaliza a médica.

O Grupo de Apoio a Pessoas com Zumbido, em São Paulo, sob coordenação da Profª. Drª. Tanit Ganz Sanchez reúne-se sempre na primeira segunda-feira de cada mês, às 16 horas, no Anfiteatro da Disciplina de Otorrinolaringologia, no Hospital das Clínicas; em Campinas, sob a coordenação das Profªs. Drªs. Luiza Endo e Raquel Mezzalira, na terceira segunda-feira de cada mês, às 17 horas, no Prédio da Faculdade de Letras, da PUC de Campinas; em Curitiba, sob a coordenação da Dra. Rita Mendes, na primeira sexta-feira do mês, ás 14 horas, no Anfiteatro Otorrino, no Hospital de Clínicas; em Brasília, sob a coordenação da Profª. Drª. Alessandra Ramos Venosa, na primeira quarta-feira do mês, das 17 às 19 horas, no Auditório Central do Hospital Universitário de Brasília; em Salvador, sob a coordenação da Dra. Tatiana Lessa, na primeira terça-feira do mês, no Hospital das Clínicas, das 16 às 18 horas; e no Rio de Janeiro, sob a coordenação da Dra. Patrícia Ciminelli, no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, na primeira quinta-feira do mês, das 15h30min às 17h30min horas.

O livro da Profª. Drª. Tanit Ganz Sanchez, Quem Disse Que Zumbido Não Tem Cura?, está à venda em todo o Brasil, através do site www.zumbido.org.br, do email tanitsanchez@gmail.org ou dos telefones 3599-4296 (para São Paulo) e (0xx11) 7691-6233; o GAPZ – Grupo de Apoio a Pessoas com Zumbido – é ligado à Fundação Otorrinolaringologia, com sede à Rua Teodoro Sampaio, nº. 417, conjunto 52, em Pinheiros, São Paulo. Telefone (0xx) 11 3068.9855. Possui o site www.zumbido.org.br.

COMECE CONOSCO SUA CAMINHADA:
Dia 11/11: Caminhada Sobre a Conscientização do Zumbido
Local: Parque Villa Lobos, em SP
Horário: 9h
Distribuição de camisetas e bonés aos participantes, bem como sorteio de brindes no final!
Quer participar? Cadastre-se aqui.




Veja mais

Dermacyd® pro.bio lança embalagem especial e promove ação pela saúde íntima feminina

Biscoitos e waffers zero açúcar e isentos de lactose são opções para as lancheiras

Marca de pães saudáveis lança Panetones!

Lançamento de KITS PERSONALIZADOS para momentos especiais!

Japonês Gourmet: Manihi Sushi



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas