Novidades
Palestra Gratuita: doenças articulares

AGENDA
PALESTRANTE: professor e médico ortomolecular, Dr. Marcos Natividade
TEMA: Artrite, artrose e outras doenças articulares e o Tratamento Ortomolecular


DATA: 4 de outubro de 2007, quinta-feira

LOCAL: HOTEL COMFORT NOVA PAULISTA - SALA VILA MARIANA

RUA VERGUEIRO, 2740, VILA MARIANA, SP

HORÁRIO: 20h

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas antecipadamente pelo telefone (11) 5575-9968

REPOSIÇÃO DE NUTRIENTES AUXILIA CONTRA AS DOENÇAS ARTICULARES

Artrite e artrose atingem milhões de pessoas no Brasil

Existem mais de 200 tipos de doenças que agem nas articulações, as chamadas doenças reumáticas. Dentre elas a artrite reumatóide e artrose são algumas das inflamações nas ‘juntas’ que podem levar a pessoa à limitação e até perda de movimentos. Estima-se que no Brasil existam mais de 15 milhões de pessoas atingidas pelos males reumáticos, grandes geradores de incapacidade física e afastamentos temporários ou definitivos do trabalho. As mulheres, geralmente, são mais acometidas que os homens.

A Artrite Reumatóide é uma doença sistêmica inflamatória crônica caracterizada por dores articulares freqüentes, com posterior “destruição” das articulações atingidas e com deformidades irreversíveis. A Artrose é caracterizada pela degeneração da cartilagem articular, tecido fibro-elástico que reverte o osso em sua extremidade com a função de deslizamento e lubrificação, além de proteger os ossos contra impactos diretos.

As doenças articulares não são exclusividade dos idosos e podem, também, aparecer na infância e na juventude. As causas são diversas, incluindo desde traumatismos até doenças auto-imunes. Todas as articulações podem ser atingidas, mas há maior incidência nas mãos, no início com dores no punho ou mesmo com a tendinite.

“Essas doenças também podem ter origem genética, pois há tendências familiares de deficiências nutricionais, como a falta de enzimas. Isso dificulta a absorção ou o aproveitamento de certos nutrientes essenciais ao organismo”, afirma o Dr. Marcos Natividade, professor e médico ortomolecular.

Acometidas pelas inflamações, as articulações envolvidas têm seu volume aumentado e deformam-se, além disso, a pessoa sofre com dores e ocorre inchaço e vermelhidão nos locais afetados. Quando não há tratamento adequado, o resultado final será a limitação dos movimentos. O Dr. Marcos afirma que o processo de imobilização está acontecendo quando surge uma dificuldade, logo pela manhã, de se pegar e segurar um objeto, a chamada ‘rigidez matinal’.

Os tratamentos convencionais têm como objetivo atuar contra a dor e a inflamação, mas sem agir na real raiz do problema. A terapia ortomolecular visa a suprir a necessidade de nutrientes, vitaminas e ácidos graxos dos pacientes, eliminando as dores e fornecendo ao organismo as moléculas corretas para ficar equilibrado, além de prevenir outras doenças e aumentar a qualidade de vida dos pacientes.

“Alguns organismos sofrem com a deficiência da Glucosamina e isso acelera o processo de Artrose. Assim, o tratamento ortomolecular trabalha para combater a ação dos Radicais Livres que agem na decomposição desta substância e na desintegração do Ácido Hialurônio”, explica Dr. Marcos Natividade.

A principal ação do tratamento ortomolecular é a de diminuir a inflamação e promover a regeneração das articulações com os nutrientes adequados. Desse modo, as dores, o inchaço e a vermelhidão melhorarão naturalmente.

“A partir da análise do paciente, serão enumeradas as deficiências de nutrientes que deixam o organismo fraco para se defender dos agentes agressores”. Muitos nutrientes podem ser utilizados no combate às dores e diminuição da artrite, como a vitamina C e a D, que favorecerem o metabolismo do cálcio; os minerais como cálcio e o magnésio, para evitar a perda óssea; o ômega 3, que controla os processos ligados à inflamação das partes afetadas e, também, o uso das enzimas. No entanto, o paciente precisa ser consciente de que cada organismo é diferente do outro e que o tratamento é individual”, completa.

Tratamento Ortomolecular

O prefixo orto vem do grego 'orthos' e significa 'correto'. Portanto, esse tipo de tratamento tem como objetivo fazer a correção das moléculas. Na prática, trata-se de uma terapia que tenta equilibrar as reações químicas do organismo, por meio do controle e manutenção de nutrientes como vitaminas, sais minerais, aminoácidos, ácidos graxos, entre outros, essenciais ao bom funcionamento dos órgãos e sistemas.

"Partimos da evidência de que, se houver algum desequilíbrio orgânico, isso irá gerar uma produção em excesso dos radicais livres, moléculas extremamente tóxicas, que, por sua vez, agirão como se fosse uma “ferrugem” facilitando o aparecimento de doenças. A terapia ortomolecular atua também contra o excesso de radicais livres, além da reposição dos nutrientes que faltam no organismo. Assim, o paciente terá boa qualidade de vida e estará fazendo a prevenção de futuras doenças", explica Dr. Marcos Natividade.




Veja mais

Dermacyd® pro.bio lança embalagem especial e promove ação pela saúde íntima feminina

Biscoitos e waffers zero açúcar e isentos de lactose são opções para as lancheiras

Marca de pães saudáveis lança Panetones!

Lançamento de KITS PERSONALIZADOS para momentos especiais!

Japonês Gourmet: Manihi Sushi



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas