Novidades
Dia mundial sem carro: 22/09

22 DE SETEMBRO DIA MUNDIAL SEM CARRO

O dia 22 de setembro já tem um lugar de destaque no calendário dos paulistanos. A data marca a chegada da Primavera, o Dia do Rio Tietê, o Dia Internacional da Paz (comemorado em 21/9) e uma iniciativa que já virou tradição na cidade: o Dia Mundial Sem Carro. Implantado pela primeira vez na França, em 1997, é realizado em São Paulo desde 2005, sob a coordenação da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.

O dia é feito para os moradores de São Paulo fazer uma experiência: Não usar o automóvel. nada melhor do que fazer uma boa caminhada, pois assim você terá benefícios físicos, ambientais e demonstrará que São Paulo necessita de melhorias em seu transporte público, para não perdermos horas preciosas no trânsito!

Atualmente, muitas pessoas estão redescobrindo os benefícios da prática de exercícios, como por exemplo: caminhar. Esse tipo de exercício é denominado "aeróbico", significando que o corpo utiliza o oxigênio para produzir a energia necessária para a realização da atividade.

Benefícios da caminhada

Caminhar é, indiscutivelmente, o exercício aeróbico ideal para os adultos, especialmente idosos e pacientes portadores de doenças metabólicas (diabetes, obesidade, etc.).

Entre as principais vantagens da caminhada, destacam-se:

· Produz o mesmo efeito da corrida, do ciclismo e da natação, se bem executada;
· É considerada a prática mais segura de exercício aeróbico, sob o ponto de vista cardiovascular e ortopédico;
· Apresenta índices quase inexistentes de lesões osteoarticulares e cardíacas;
· É uma atividade física simples, requerendo muito pouco em termos de equipamento;
· Pode ser realizada individualmente ou de forma coletiva.

Como caminhar

· Horário: de preferência no período da manhã até 10:00 h e à tarde após 17:00 h.
· Roupas: use roupas leves, folgadas e de algodão. Evite tecido sintético. O tênis deve estar bem ajustado, macio.
· Local: dê preferência a locais seguros, sem risco de assalto e atropelamentos. Locais pouco poluídos, em áreas verdes de sua comunidade.
· Freqüência: o ideal é ser praticada diariamente.
· Duração: 30 a 60 minutos, não incluindo o aquecimento e a fase do desaquecimento.

Ao praticarem atividade física, as pessoas diminuem o estresse, se sentem mais dispostas, combatem o excesso de peso e elevam a auto-estima. A prática da atividade física traz também benefícios aos sistemas respiratório e circulatório, diminuindo o colesterol, a hipertensão, diabetes e as chances de infarto do miocárdio. Em relação ao sistema músculo-esquelético, aumenta o tônus muscular e a flexibilidade, garantindo a integridade da estrutura esquelética, a correta postura corporal e a execução de tarefas rotineiras.

Aproveite o dia 22 de setembro, para dar início ao seu programa de exercícios, nada melhor do que uma data que trará benefícios contra poluição e fará um manifesto para solicitar melhorias no transporte público para, "de quebra", auxiliar sua saúde, bem estar físico e emocional!

Mas lembre-se:

Qualquer atividade que faça se movimentar, mesmo que seja meia hora todos os dias, é melhor do que ficar parado em frente à TV. Comece e sinta-se melhor!
Não esqueça de obter autorização médica antes de iniciar qualquer programa de atividades físicas!




Veja mais

Dermacyd® pro.bio lança embalagem especial e promove ação pela saúde íntima feminina

Biscoitos e waffers zero açúcar e isentos de lactose são opções para as lancheiras

Marca de pães saudáveis lança Panetones!

Lançamento de KITS PERSONALIZADOS para momentos especiais!

Japonês Gourmet: Manihi Sushi



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas