Novidades
CONGRESSO REVELA AVANÇOS EM SAÚDE BUCAL

Ciência comprova a importância do tratamento periodontal

O conceito de bem-estar é amplo e a saúde bucal conquista importantes espaços em fóruns científicos no mundo inteiro. A relação entre as doenças periodontais e o funcionamento do corpo; os avanços clínicos e tecnológicos que garantem funcionalidade e estética perfeitas aos implantes dentários; o uso do laser no tratamento de afecções bucais; e a eficácia dos antibióticos no tratamento da doença periodontal são alguns dos temas abordados no XXII Congresso Brasileiro de Periodontologia, realizado de 25 a 28 de abril, no Rio de Janeiro, pela Sociedade Brasileira de Periodontologia (SOBRAPE).

Ricardo Fischer, presidente do Congresso, explica que o objetivo do evento é colocar a Ciência a serviço de periodontistas e implantodontistas. Serão 12 simpósios, cursos e fóruns reunindo os maiores especialistas em suas áreas. A expectativa é de que mais de 2000 profissionais conheçam os principais trabalhos científicos e apliquem esses conhecimentos em seu dia-a-dia. Já estão confirmadas as participações de autoridades internacionais como Bjorn Klinge (Suécia) Anders Gustafsson (Suécia) e Jasin Albandar (EUA) e nacionais, como Carlos Marcelo Figueredo (Professor Adjunto de Periodontia da UERJ) e Mario Groisman (Mestre em Ciências Dentais pela Universidade de Lund, na Suécia).

“O dentista é um profissional que trabalha sozinho em seu consultório e baseia-se muito em experiências pessoais. A realização deste congresso oferecerá a oportunidade dele ter acesso a experiências científicas em várias áreas da periodontia, ampliando seu universo de informação e atuação”, diz Fischer. O Brasil possui 200 mil graduados em odontologia e, a cada ano, ganha cerca de 15 mil novos cirurgiões-dentistas, segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO). De acordo com Fischer, periodontistas e implantodontistas brasileiros são cada vez mais respeitados, participando da gestão de importantes projetos em institutos de pesquisa de vários países.

Alerta contra a Doença Periodontal (DP) - Outro resultado esperado com a realização do congresso é ampliar a conscientização de profissionais e autoridades públicas de saúde para a necessidade de adoção de uma política baseada na prevenção e no combate à doença periodontal. Para isso, o atual Secretário de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cortes, foi convidado a participar da mesa de abertura e acompanhar os principais simpósios relativos ao tema. A doença periodontal severa já atinge cerca de 20% da população brasileira com mais de 40 anos. Considerada de origem inflamatória crônica, ela pode agravar quadros de diversas outras doenças do corpo como as coronarianas, renais, diabetes, hipertensão.

O Professor Carlos Marcelo Figueredo apresentará as mais recentes pesquisas demonstrando que as substâncias pró-inflamatórias produzidas por esta doença podem potencializar reações inflamatórias em diferentes áreas do corpo, prejudicando a saúde geral do paciente. A ciência comprova ainda que a DP aumenta também a propensão ao infarto agudo do miocárdio, pois as bactérias e toxinas existentes na boca de portadores de DP podem contaminar e desestabilizar a placa aterosclerótica, aumentando o risco de trombose e/ou isquemia. O tratamento periodontal diminui os níveis da proteína C-reativa, o que pode reduzir o risco cardiovascular global desses pacientes. Os estudos apresentados no congresso irão mostrar que os mediadores inflamatórios que ocorrem em doenças periodontais também possuem importante participação no trabalho de parto.

Reconstituição oral e odontologia estética - O periodontista e implantodontista Mario Groisman apresentará os avanços técnicos da estética nos implantes dentários. Segundo Groisman, vários estudos mostraram que implantes com micro-roscas até o topo preservam mais o osso e a altura gengival, controlando melhor os tecidos e proporcionando uma perfeita harmonia entre dente e gengiva. Outra novidade está na fabricação dos componentes das próteses dos implantes, que estão cada vez mais semelhantes ao aspecto dos dentes naturais.

Inscrições antecipadas: site www.periodonto2007.com.br ou pelo telefone 21 2435-4689 (Descontos especiais até 31 de março).

Serão aceitas inscrições no local do XXII Congresso Brasileiro de Periodontologia, que acontece de 25 a 28 de abril, Rio de Janeiro. Local: Centro de Convenções do Hotel Windsor Barra, Av. Sernambetiba, 2.630, Barra da Tijuca (RJ).




Veja mais

Dermacyd® pro.bio lança embalagem especial e promove ação pela saúde íntima feminina

Biscoitos e waffers zero açúcar e isentos de lactose são opções para as lancheiras

Marca de pães saudáveis lança Panetones!

Lançamento de KITS PERSONALIZADOS para momentos especiais!

Japonês Gourmet: Manihi Sushi



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas