Novidades
Nutricionista lista 5 substâncias naturais que auxiliam na luta contra a balança

06/02/2014

Cártamo, quitosana, spirulina e outros encabeçam o ranking que associadas à dieta e exercícios ajudam o controle de peso


Nos últimos anos, a ciência tem apostado em algumas substâncias de origem natural que servem como coadjuvantes na luta contra a balança. Além da reeducação alimentar e da prática regular de atividade física, o óleo de cártamo, a quitosana, a spirulina, a linhaça e o café verde vem se mostrando eficientes na vida de quem deseja perder peso.

"Quando consumidos de acordo com as necessidades de cada um, em forma de cápsulas, todos esses elementos possuem funções específicas no organismo que auxiliam no controle do peso", esclarece a nutricionista Renata Saffioti, consultora da Nação Verde.

1) Óleo de Cártamo - É reconhecido como o inimigo dos pneuzinhos na barriga, vem de uma planta de origem asiática. Contém ômega 6 que atua como catalisador da gordura marrom, fazendo com que o organismo busque energia na gordura branca. Por possuir ômega 9, reduz a produção do cortisol - um dos hormônios responsáveis pelo armazenamento de gordura na região abdominal.


2) Quitosana - Trata-se de uma fibra retirada da casca de animais, como o camarão e a lagosta. Tem efeito esponja, ou seja, suga o excesso de gordura ingerido. No estômago, a substância se transforma num gel que absorve a gordura dos alimentos.


3) Spirulina - Erroneamente classificada, é, na verdade, um tipo de bactéria do bem. Composta de mais de 50% de proteína, é indicada como suplemento alimentar para atletas. Sua ação funciona como um inibidor do apetite, pois dá sensação de saciedade.


4) Óleo de Linhaça - Ao contrário das sementes e da farinha, o óleo é mais rico sob aspecto nutricional, pois conserva gorduras essenciais ao organismo. Por conter ômega 3, é capaz de combater processos inflamatórios, como o acúmulo de gordura. Como todo óleo, auxilia na emulsificação do bolo fecal, facilitando a eliminação.Já o ômega 6 existente em sua composição faz com que o organismo deixe a gordura mais "disponível" do que os carboidratos. Melhora ação da insulina, evitando picos de fome.



Saiba mais sobre ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO, nas colunas abaixo:

Alimentos sem Segredos com Rosamaria Da Ré

Nutrição com Dra. Rosana Farah

Por Dentro dos Alimentos com Dra. Nicole Valente

Nutrição e Pediatria com Dr. Mauro Fisberg

Endocrinologia e Saúde com Dr. Filippo Pedrinola

Fitoterapia com Dra. Vanderli Marchiori





Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas