Novidades
05/02, dia Nacional da Mamografia, alerta mulheres sobre a importância do exame e aumento das chances de cura de câncer

03/02/2014



• Agilidade é fundamental para casos de câncer; os laudos emitidos pela Fundação IDI são realizados em até 4 horas, em casos emergenciais o resultado sai em até 1 hora



O dia dedicado à Santa Ágata, considerada a protetora contra as doenças da mama e também padroeira dos mastologistas, é 5 de fevereiro. Não por acaso, a data foi escolhida para ser o Dia Nacional da Mamografia. Considerado o principal exame na investigação das mamas, é fundamental na detecção precoce de nódulos e consequente prevenção para casos de câncer de mama, o tipo mais comum entre as mulheres e segundo de maior incidência no mundo.

No Brasil o número chega a 52 mil novos casos estimados a cada ano, de acordo com informações do INCA – Instituto Nacional do Câncer, que aponta também que a mortalidade ainda é elevada muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada tardiamente. A Fundação IDI, maior provedora de exames de diagnósticos por imagem do país para a área pública, realiza uma média mensal de 15 mil mamografias nas unidades públicas atendidas na capital.

A agilidade é fundamental em qualquer caso clínico. Para casos de câncer imprescindível. Os laudos emitidos pela Fundação IDI são realizados em até 4 horas. Em casos emergenciais, o resultado sai em até 1 hora. Antes, o processo poderia durar até 90 dias. “Essa diminuição do tempo de espera permite que os casos de câncer sejam precocemente detectados e tratados a tempo, impedindo a evolução do quadro”, explica Hélio Ajzen, Superintendente de Infraestrutura e Qualidade da Fundação IDI.

Estima-se que, em 2014, surjam mais de 57 mil novos casos da doença.

“A mamografia é recomendada, anualmente, a partir dos 40 anos, para mulheres sem histórico familiar de câncer de mama. Para mulheres que já tenham algum caso na família, indicamos fazer o exame ainda mais cedo. Por meio da análise dos seus resultados, podemos identificar lesões benígnas e até mesmo o câncer de mama”, destaca o médico oncologista, Dr. Leandro Ramos, da Oncomed BH. Ele ainda explica que se diagnosticado e tratado precocemente, as chances de cura ficam ainda maiores. “A prevenção e a identificação precoce são fundamentais para a redução das taxas de mortalidade desse tipo de neoplasia. Uma vez identificado o caso, o tratamento adequado e ágil minimiza os impactos da doença”, finaliza.

O autoexame realizado pela própria mulher também é importante, porém, não substitui o exame feito por um profissional. Manter uma alimentação saudável, não fumar, praticar exercícios, amamentar, controlar o peso corporal e não ingerir bebidas alcoólicas também podem prevenir o câncer.




Mamotomia

A parceria na área de diagnósticos entre a Fundação IDI e o Hospital Pérola Byington, referência em saúde da mulher, reduziu em cerca de 20% a mortalidade das pacientes com câncer de mama atendidas pelo hospital, de acordo com o Dr. Luiz Henrique Gebrim, diretor médico do Pérola Byington. Ele explica que o exame de partida para o diagnóstico é a mamografia, mas nem sempre ela é suficiente. “Quando necessário encaminhamos o paciente para ultrassonografia no mesmo dia e já temos um diagnóstico mais preciso do estágio da doença. Essa agilidade no processo faz toda a diferença e amplia nossas perspectivas de tratamento”, afirma Dr. Gebrim.

A maneira rápida de realizar exames está associada ao procedimento conhecido como mamotomia, que é realizado em ambulatório com anestesia local e retira microcalcificações ou pequenos nódulos da mama com instrumento similar a uma agulha. O tumor retirado passa por uma biópsia que avaliará o grau de periculosidade. Se for maligno a paciente será encaminhada para a realização de mais exames e posteriormente a uma cirurgia.

Rápida e simples, a mamotomia evita cirurgias desnecessárias e internações. Assim, o hospital pode destinar mais leitos e salas de cirurgias aos casos mais graves de câncer de mama. Das três mil mulheres atendidas mensalmente para investigação mamária no Pérola Byington, cerca de 90 passaram a fazer biópsia a partir da mamotomia, procedimento considerado menos invasivo.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas