Novidades
Treino aeróbico em jejum: fazer ou não? Veja aqui!

28/01/2014



Atualmente muito se fala sobre fazer exercícios em jejum, mas você deve estar atento ao que lê na internet ou nas revistas, pois se não estiver no perfil de atleta que deve fazer essa prática, poderá afetar negativamente o seu corpo e a sua saúde.

De acordo com Milena Nogueira, Educadora Física e personal Trainer, o "AEJ- Aeróbio em Jejum - não é indicado em termos gerais, porém se alguém for fazer, só deve ser feito por atletas de fisiculturismo com percentual de gordura bem baixo e sempre com orientação de nutricionista e acompanhamento de professor de Ed. Física. Entende-se por este nível baixo menos de 10% para os homens (sendo que o ideal é ter menos que 15%) e menos de 14% para mulheres (sendo que o ideal é abaixo de 25%)."


Priscilla de Fatima de Arruda Camargo, também Profa. de Ed. Física, especialista em saúde e Consultora de Qualidade de Vida para Programas Corporativos, enfatiza que não deve ser uma prática constante. "As pessoas praticantes-não-atletas, não devem se exercitar em jejum. É importante ter a orientação de uma nutricionista para adequar o cardápio antes e após o treino, até porque o tempo que se tem da ingesta de alimento até o treino, propriamente dito, é ajustado em função da qualidade do alimento e tempo de digestão. É sabido, por exemplo, que alimentos com fibras demoram mais tempo para serem digeridos, o que acarreta, muitas vezes em sensação de desconforto na hora do treino se a digestão não estiver em estágio avançado".

Muito importante ressaltar que o jejum só é ACEITO, antes de atividades aeróbicas. "O treino de musculação em jejum é totalmente reprovado, porque a pessoa vai usar a proteína como fonte de energia e perder massa magra. Nesse caso, deve-se utilizar uma alimentação e/ou suplementação indicada por um nutricionista", explica Milena.

Uma saída para quem quer ter os resultados do AEJ, sem ter que abrir mão de um bom café da manhã, é começar pela musculação e só depois partir para os aeróbicos, pois assim se entende que esse treino reduziu e/ou esgotou seu estoque de glicogênio e, quando você for fazer o aeróbico, vai usar mais a gordura, imitando a situação de jejum (no caso de pessoas bem treinadas). Caso contrário, para que um treino cardiorrespiratório, seja uma corrida na esteira ou transport, queime o mesmo que AEJ, com alimentação antes da atividade, deverá ser mais intensa e prolongada para poder gerar o mesmo efeito.

Ambas profissionais - em termos gerais - contraindicam esse tipo de atalho e deve-se trabalhar o corpo com consciência, disciplina, respeitando as limitações, com paciência e disciplina!



Veja mais sobre SAÚDE, QUALIDADE DE VIDA E NUTRIÇÃO em nossas colunas de:

1) Cardiologia do Esporte com Dr. Nabil Ghorayeb

2) Em forma com Pilates com Profa. Danielle Rotondo

3) Dicas de Atividade Física, com José Carlos Altieri

4) Corrida, com Emerson Vilela

5) Qualidade de Vida, com Profa. Priscilla de Arruda Camargo

6) Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida

7) Ortopedia e Saúde com Dr. Roberto Ranzini

8) Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão

9) A Gestante na Sua Melhor Forma, com Profa. Ms. Gizele Monteiro

10) Atividade Física e Musculação com Prof. Amauri Altieri

11) Aparelho Digestivo e Saúde com Dr. Sidney Klajner

12) Alimentos sem Segredos com Rosamaria Da Ré

12) Nutrição com Dra. Rosana Farah

13) Por Dentro dos Alimentos com Dra. Nicole Valente

14) Nutrição e Pediatria com Dr. Mauro Fisberg

15) Endocrinologia e Saúde com Dr. Filippo Pedrinola

16) Fitoterapia com Dra. Vanderli Marchiori






Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas