Novidades
Conhecido como “teste da pisada”, exame determina a tipologia do pé e ajuda a melhorar postura e equilíbrio, prevenindo males. Veja aqui!

24/01/2014



Baropodometria para quem quer tornar sua prática de esportes mais segura e tratar dores


Conhecida como “teste da pisada”, a baropodometria identifica qual região dos pés sofre mais sobrecarga de pressão, seja quando estamos parados ou em movimento. Descobrindo a tipologia do seu pé, é possível corrigir e redistribuir essa sobrecarga com a confecção de uma palmilha proprioceptiva/postural.

O Instituto RV, clínica especializada em tratamentos de coluna, fisioterapia e ATM, indica a baropodometria para quem quer tornar sua prática de esportes mais segura, tratar dores nos pés, nas articulações dos membros inferiores, e até mesmo esporões.

“O uso de uma palmilha ideal melhora a distribuição da carga nos pés e aumenta sua área de contato, proporcionando maior estabilidade e melhora do equilíbrio”, conta Vinicius Paciulo, sócio e fisioterapeuta do Instituto RV. Como consequência, auxilia na melhora de males que vão desde tendinopatias e entorses recorrentes a esporões calcâneos, neuromas de morton, metatarsalgias e dores gerais nas articulações dos membros inferiores, assim como nos pés, pernas, quadris e joelhos.

O teste da pisada pode ser feito independente da pessoa apresentar dor. Pode-se utilizar a baropodometria até mesmo nos tratamentos de coluna, para a melhora da posição ortostática e do equilíbrio.


Baropodometria preventiva, essencial para esportistas

No caso dos esportistas, identificar onde está a sobrecarga de pressão se torna uma ferramenta extremamente importante, pois auxilia na definição do treino, calçado e na análise biomecânica. “O resultado disso é uma melhor performance nas atividades físicas e a diminuição do risco de ocorrer lesões”, explica Paciulo. “Quando definimos a tipologia do pé, a escolha do calçado se torna mais fidedigna”, complementa, dizendo que, inclusive, no mercado, já existem calçados disponíveis para cada tipo de pisada.



Veja outra matéria sobre TÊNIS IDEAL PARA CORRER E PISADA, clicando aqui, com nosso colunista de Corrida, Emerson Vilela



Veja mais sobre Ortopedia e Saúde em:

Ortopedia e Saúde com Dr. Roberto Ranzini




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas