Novidades
Férias, é tempo de?...Exames!

17/01/2014



Mais um ano se passou e a população em meio à vida agitada, tendo que conciliar trabalho, estudos e família. Houve momentos de alegria, aflição e muito, muito estresse! Concordamos que a grande maioria vive esta situação, mas será que todos sabem os reflexos que a pressão do dia a dia pode trazer à saúde?

“O estresse afeta o coração, pode desencadear depressão e relaciona-se à insônia e à obesidade, além de contribuir como fator responsável para o início de doenças crônicas” explica Dr. Nei Marinho que é diretor geral e cirurgião plástico do Hospital San Paolo . Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 75% das pessoas com mais de 60 anos possuem algum tipo de doença crônica. Para evitar surpresas desagradáveis, o ideal é que seja feita uma consulta médica para o levantamento de possíveis fatores de riscos para doenças.


Os exames ‘TOP 10’ do check up feminino

Se você pertence ao grupo de mulheres que aproveitam o começo do ano para descansar e viajar, e dão início a assuntos realmente relevantes só quando acaba o verão, está na hora de recordar o que é necessário para ter certeza de que a saúde está em dia.

A médica radiologista Maria Thereza Natel, do Centro de Diagnósticos Brasil, lista abaixo os TOP 10 exames mais importantes para mulheres de faixas etárias variadas:

1. Mamografia. “Trata-se de um exame que deve ser realizado anualmente por mulheres acima dos 40 anos. Se houver indicação clínica, pacientes de alto risco, com histórico de câncer de mama na família, podem começar a realizar exames preventivos mesmo antes dos 35 anos”.

2. Papanicolau. “Independentemente do histórico sexual da paciente, o exame deve ser realizado regularmente a partir dos 18 anos para prevenção do câncer cervical. Segundo o Inca, este ano devem surgir mais de 18 mil novos casos da doença. Depois dos 30 anos, a maior frequência de miomas e de outras doenças relacionadas ao útero e aos ovários pode levar o médico ginecologista a solicitar também a ultrassonografia transvaginal.”

3. Exame colesterol e triglicerídeos. “Principalmente depois dos 40 anos, o exame de sangue para checagem das taxas de colesterol e triglicerídeos devem ser anuais, a fim de contribuir para a prevenção do infarto. Hoje, as doenças do coração fazem 300 mil vítimas ao ano, sendo metade mulheres.”

4. Exame de glicemia em jejum. “Trata-se de um importante exame de sangue que deve ser realizado com a paciente em jejum de pelo menos oito horas. Ao analisar a taxa de açúcar no sangue é possível diagnosticar portadores de diabetes, doença crônica que é tanto melhor administrada quanto mais precocemente diagnosticada. Mulheres com mais de 45 anos – ou antes, se houver histórico da doença na família –, com taxas altas de colesterol e triglicérides, obesas, sedentárias e idosas pertencem ao grupo de risco.”

5. Controle da tireoide. “Depois dos 30 anos, as mulheres têm três vezes mais chances de desenvolver distúrbios da tireóide, principalmente o hipotireoidismo. Em alguns casos, a paciente começa a notar certa dificuldade em perder peso, queda acentuada de cabelo, enfraquecimento das unhas e maior sonolência. A doença pode ser diagnosticada por um simples exame de sangue em que são realizadas as dosagens dos hormônios tireoidianos T3, T4 e TSH. Entretanto, quando o médico endocrinologista suspeita da presença de nódulos, poderá sugerir a realização de exames complementares, como ultrassonografia, cintilografia ou mesmo uma biópsia.”

6. Densitometria óssea. “Depois dos 50 anos, ou ainda mais cedo dependendo do histórico familiar, é recomendável realizar o exame de densitometria óssea a cada dois anos para se prevenir da osteoporose, que é uma doença silenciosa e ainda assim bastante agressiva para com a terceira idade, quando uma fratura pode comprometer totalmente a qualidade de vida da paciente.”

7. Eletrocardiograma. “Para quem não tem histórico familiar, pode começar a fazer parte da bateria de exames anuais a partir dos 50 anos. Dependendo das orientações do médico cardiologista, o eletrocardiograma deverá ser acompanhado dos exames abaixo.”

8. Teste ergométrico. “Também chamado de teste de esforço, esse tipo de eletrocardiograma é utilizado como rastreador de alterações do ritmo cardíaco durante o esforço físico, frequentemente associadas à doença arterial coronariana e à angina, uma vez que muitos desses pacientes apresentam resultado normal no eletrocardiograma em repouso.”

9. Ecodopplercardiograma. “Trata-se de um ultrassom do coração que permite checar a anatomia do órgão, suas dimensões e a função de inúmeras estruturas cardíacas, assim como o fluxo sanguíneo. Com esse exame é possível diagnosticar alterações relacionadas à hipertensão arterial, coronariopatias (artérias), miocardiopatias (músculo cardíaco) e disfunções nas válvulas do coração, por exemplo.”

10. Autoexame da pele. “O câncer de pele não melanoma é o tipo da doença que mais acomete homens e mulheres no Brasil. Somente neste ano, mais de 60 mil mulheres serão diagnosticadas com a doença, embora apenas uma parcela ínfima vá apresentar o tipo mais agressivo. O uso diário de protetor solar e autoexame ainda são os melhores amigos das mulheres, que devem estar sempre atentas à presença de manchas disformes, pintas escuras ou malcheirosas. Em caso de dúvida, é sempre recomendável consultar um dermatologista. É comum os médicos encaminharem material para biópsia, a fim de fazer um diagnóstico o mais preciso possível.”


Check-up para esportistas
Para quem é atleta ou pretende praticar esportes ao longo do ano, passar por um check-up também é fundamental. Também são investigados uma série de outros fatores de ordem clínica, com o objetivo de identificar a existência de disfunções que possam impedir que o indíviduo pratique algum tipo de atividade física em maior ou menor intensidade. “Pessoas com estilo de vida sedentário precisam ser avaliadas para evitar que sofram, por exemplo, lesões ou distensões musculares, durante os exercícios. No caso de quem está em forma, os check-ups também são muito importantes, já que é por meio deles que se pode detectar disfunções respiratórias ou até problemas cardíacos capazes de por em risco a vida do atleta”, explica o cardiologista do Sport Check-up do HCor, Daniel Daher.

Check up Urológico: Homens com mais de 40 anos devem realizar consulta especializada regularmente. O câncer de próstata é um dos maiores responsáveis pelas mortes, e entre fumantes esse risco é aumentado. Principais exames subsidiários: urina tipo I, ultrassonografia prostática, peniscopia e espermograma.

Check up Neurológico: Muitos acreditam que ter dor de cabeça é normal. Mas quando agressiva e insistente, ela não é nada saudável. Existem doenças silenciosas e, para tratá-las, devem ser descobertas o quanto antes. Além disso, problemas como a perda de memória e distúrbios do movimento também podem ser diagnosticados. Principais exames: eletroencenfalograma, ressonância magnética e tomografia.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas