Novidades
Novo rol da ANS beneficia paciente bariátrico com acompanhamento multidisciplinar. Veja aqui!

06/01/2014


Lista atualizada de procedimentos obrigatórios aos planos de saúde amplia o acesso a consultas e sessões terapêuticas em diversas especialidades como nutrição, fonoaudiologia, fisioterapia e psicologia


O acesso ao tratamento multidisciplinar é garantido aos beneficiários dos planos de saúde individuais e coletivos desde 2 de janeiro, quando entrou em vigor o novo rol de procedimentos obrigatórios da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), através da Resolução Normativa 338. A medida beneficia diretamente os pacientes bariátricos, que agora podem se consultar com fisioterapeutas e tiveram ampliado de 6 para 12 o número de consultas e sessões com diversos especialistas, como nutricionista, fonoaudiólogo e psicólogo.

A expectativa dos profissionais de saúde envolvidos com a cirurgia bariátrica e metabólica é que o novo rol da ANS garanta um atendimento mais completo às pessoas com indicação para a operação, da maneira como elas necessitam. “O acompanhamento por uma equipe multidisciplinar treinada e atualizada é indispensável para o sucesso do tratamento. Primeiro, o paciente deve ser adequadamente preparado para a cirurgia. Depois da operação, precisam ser avaliados os resultados de sua adaptação à nova condição fisiológica e ao novo estilo de vida e realizados ajustes do tratamento sempre que necessário”, salienta Almino Ramos, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM).

Na opinião da nutricionista Alessandra Coelho, vice-presidente da Comissão das Especialidades Associadas da SBCBM, a medida favorece a bons resultados no tratamento dos pacientes bariátricos. “A inclusão dessas especialidades pode minimizar ou evitar custos futuros com doenças crônicas, pois o acesso ao atendimento multidisciplinar ajuda a prevenir complicações no pós-operatório, potencializando os resultados do tratamento”, explica a especialista, que atua em São Paulo.


Papel do tratamento multidisciplinar

Em função da complexidade do atendimento ao paciente bariátrico e metabólico, representantes das especialidades que fazem parte do tratamento multidisciplinar da obesidade e suas doenças metabólicas têm promovido encontros com os principais objetivos: criar normas de conduta específicas, padronizar o atendimento bariátrico e atrair cada vez mais profissionais interessados em lidar com essa doença, que é um grave problema de saúde pública no país. Especialistas falam abaixo das peculiaridades de seu trabalho durante as assistências pré e pós-operatórias no tratamento desses pacientes.


Nutrição – A adoção de hábitos alimentares saudáveis é um dos fatores primordiais para o sucesso da cirurgia bariátrica e metabólica. “Devemos respeitar questões de religião, costumes regionais e modos de comportamento, pois são características que influenciam os hábitos alimentares e devem ser consideradas na prescrição da dieta”, observa a nutricionista Alessandra Coelho. “O manejo nutricional no primeiro ano após a cirurgia deve ser adequadamente conduzido. Como é o período de maior redução de peso, é preciso saber equilibrar os níveis de proteínas e vitaminas”, ressalta.


Psicologia – Uma das tarefas do psicólogo é levar o paciente a compreender os motivos conscientes e inconscientes da má alimentação, do sedentarismo, da falta de energia que pode estar associada a um quadro de depressão, do isolamento social causado pela obesidade, por exemplo. “Como o excesso de peso e as doenças associadas comprometem a qualidade de vida emocional, o apoio familiar e dos amigos é fundamental para os bons resultados de emagrecimento e manutenção do peso e também para evitar o reganho de peso”, afirma a psicóloga Isabel Paegle, associada da SBCBM em São Paulo.


Fonoaudiologia – Conscientizar, treinar e reabilitar o indivíduo para funções orofaciais de mastigação e deglutição, de forma eficiente para uma nova modalidade de alimentação, contribuindo, assim, na busca da estabilidade nutricional e na prevenção de riscos à saúde. Esse é o papel do fonoaudiólogo no acompanhamento do paciente bariátrico e metabólico.

“Como há uma redução acentuada da capacidade gástrica, os pacientes precisam aprender uma nova maneira de realizar essas funções, visto que a ingestão de alimentos sólidos requer mastigação e deglutição corretas”, explica Marlei Canterji, fonoaudióloga da SBCBM e coordenadora de um grupo de estudos no Rio Grande do Sul.


Fisioterapia – Pacientes obesos geralmente possuem problemas musculoesqueléticos e articulares, que atrapalham as tarefas do dia-a-dia, como amarrar os tênis, pentear o cabelo, subir e descer escadas. “A fisioterapia auxilia, de forma ativa, na melhora da execução dessas atividades por meio de técnicas facilitadoras, visando a recuperação das funções motora e respiratória”, destaca a fisioterapeuta Carolina Vargas, também filiada à SBCBM no Rio Grande do Sul.

Em pacientes bariátricos, o fisioterapeuta atua em todas as etapas do acompanhamento multidisciplinar: na pré-operatória, para fortalecer as funções pulmonar e física; na transoperatória, cuidando para que sua recuperação seja a melhor possível, e na pós-operatória, ajudando na recuperação das condições cardiorrespiratória e musculoesquelética.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas