Novidades
Desidratação é comum durante o verão. Veja aqui como se prevenir e se alimentar bem!

31/12/2013



Calor excessivo causa perda de líquidos

Algumas doenças tornam-se mais presentes nos meses que antecedem o início do verão, devido as mudanças bruscas de temperatura e as próprias características da estação. O calor excessivo provoca a ocorrência de doenças sazonais, como desidratação, insolação e até intoxicação alimentar.

A desidratação é causada pela perda de líquidos e sais minerais do corpo, podendo ser agravada por diversos fatores inerentes ao verão, como o aumento da própria transpiração. De acordo com o infectologista Marco Aurélio Sáfadi, normalmente perdemos 2,5 litros de água por dia, seja pela urina, suor ou até mesmo pela respiração. Com a desidratação, a pessoa pode passar a apresentar diarreia, vômito e febre alta persistente.

O tratamento pode ser feito através de dosagens de soro caseiro, mas não dispensa acompanhamento médico. Em casos mais graves, a internação do paciente é necessária.


A SUA ALIMENTAÇÃO COMBINA COM O VERÃO?,/b>

Com a chegada do verão, quem é que não quer exibir um corpo em forma sem as gordurinhas marcando o biquíni? Não são só as mulheres, mas os homens também pegam firme na malhação nessa época do ano e fazem dietas restritivas para conseguir deixar o corpo enxuto, sendo que é aí que mora o perigo. Um deslize na alimentação durante o verão pode causar desidratação, intoxicações alimentares, infecções e problemas gastrointestinais.

Segundo o Nutrólogo André Veinert, da Clínica Healthme, no verão é natural o organismo gastar mais energia e perder mais líquidos. “É por esse motivo que se ouve tanto falar que é importante beber líquido no verão. Além disso, a água ajuda a regular as funções do organismo, desde o controle da temperatura até o bom funcionamento do sistema circulatório, prevenindo problemas de saúde nessa época do ano”, explica André.

Água de coco, suco natural e água mineral são ótimas opções no verão. Além de hidratar o corpo, essas bebidas também refrescam. “A água de coco, por exemplo, é considerado um isotônico natural que pode ser consumido tanto por crianças e quanto por adultos”, comenta o nutrólogo.

Vale lembrar que não devemos esperar sentir sede para ingerir líquidos, pois a sede já é um sinal de desidratação.

Quem descuidou da alimentação o inverno inteiro e agora faltando poucos dias para o verão submete a dietas da moda, aquelas que prometem grandes reduções de peso em um curto período de tempo, precisa ficar atento à alimentação. “Essas dietas são muito restritivas e a pessoa acaba ficando sem energia para fazer exercícios físicos. Se o seu desejo é emagrecer para o verão o ideal é começar por uma reeducação alimentar associada à atividade física. Dessa forma, é possível perder peso de maneira saudável sem colocar a saúde em risco”, alerta o Dr. André.

Alimentos que devem ser prioridade no verão

Na hora da refeição, dê preferência aos alimentos leves e de fácil digestão, como saladas, frutas, legumes refogados, peixes ou carnes magras. “É importante evitar os alimentos industrializados que são ricos em sódio. No calor, o excesso de sal provoca uma retenção hídrica”, acrescenta o médico.

Procure ingerir mais sucos, chás e água para repor a água e minerais perdidos pela transpiração.

Evite os alimentos pesados e também de difícil digestão.


Para o verão:

Inclua mais líquidos na sua dieta a fim de manter a hidratação – água! Boas opções são a água de coco e os sucos de frutas naturais ou integrais (cuidado com o exagero dos sucos se o objetivo for eliminar alguns quilinhos);

• Aumente o consumo de frutas, legumes e verduras. São ricos em vitaminas, minerais, fibras e água;

• Reduza a ingestão de frituras, carnes gordas e preparações com maior quantidade de gordura. Ela possui uma digestão lenta, podendo nos deixar mais indispostos;

• Inclua na dieta peixes, como atum, sardinha e salmão, pois são fontes de ômega 3;

• E nunca elimine um nutriente da dieta, por exemplo, os carboidratos ou as proteínas. Todos possuem importantes funções no organismo e devem ser consumidos com adequação.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas