Novidades
Lançamento de fitoterápico para Doenças Inflamatórias Intestinais

Apsen Farmacêutica coloca no mercado o seu 2° medicamento Fitoterápico

Apsen medicamento fitoterápico à base de extrato de incenso e apresenta nova alternativa para o tratamento de doenças inflamatórias intestinais

O tratamento das Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs), ficou bem mais fácil com o lançamento do primeiro medicamento fitoterápico brasileiro a utilizar como princípio ativo o extrato de Boswellia serrata, da Apsen Farmacêutica. Este medicamento combate os sintomas de doenças crônicas como a Colite Ulcerativa e a Doença de Crohn, que são auto-imunes, ou seja, desenvolvidas pelo organismo contra elementos constitutivos normais, através de anticorpos, e que afetam o cólon do intestino, desde a boca até o ânus, respectivamente.

A Boswellia serrata, pertencente à família Burseraceae (grupo de plantas de porte arbóreo nativas da região indiana, que secretam óleo-gomo-resinas ou incensos), é uma espécie milenarmente utilizada na medicina ayurvédica, sendo empregada como antiinflamatório. De acordo com o diretor de Assuntos Fitoterápicos da Apsen Farmacêutica, Dr. Luis Carlos Marques, o uso dessa planta é um verdadeiro tesouro cultural e, aliado aos estudos modernos, confirma os benefícios dos produtos fitoterápicos, o que permite a diminuição do emprego de antibióticos e corticóides no controle dessas patologias.

O medicamento é quimicamente padronizado na substância AKBA (Ácido 3-acetil-11-ceto-β bosvélico), principal ingrediente da Boswellia serrata responsável pelos efeitos antiinflamatórios benéficos em doenças inflamatórias intestinais. Além dessa substância, o extrato também contém outras substâncias (outros tipos de ácidos bosvélicos), que ajudam no tratamento, além de fazer com que o produto atue no organismo de forma mais suave, segura e ampla, diminuindo a toxicidade e os efeitos colaterais. Desta forma, permite maior tempo de consumo, independentemente da faixa etária e da fase da doença, ao contrário do que ocorre com os medicamentos sintéticos, produzidos pelos concorrentes, que precisam ser monitorados, pois podem causar problemas cardiovasculares, renais e até nefrite intersticial.

O AKBA é uma substância importante pois age em uma enzima-chave da inflamação - na LOX (5-lipooxigenase), fazendo com que os sintomas da Colite Ulcerativa, como a diarréia sanguinolenta, e os sintomas da Doença de Crohn, como cólicas, náuseas, vômitos acompanhados de febre moderada, sensação de distensão abdominal piorada com as refeições, perda de peso, mal-estar geral e cansaço sejam minimizados. Segundo dados estatísticos, as Doenças Inflamatórias Intestinais, de um modo geral, ocorrem quase sempre após os 40 anos de idade, independentemente do sexo.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas