Novidades
O Uso de Probióticos na Prevenção de Doenças Alérgicas! Veja aqui!


03/12/2013



O Dr. Bruno Paes Barreto, especialista da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI), ministrou palestra sobre o “Uso de Probióticos na Prevenção de Doenças Alérgicas”, durante o XL Congresso Brasileiro de Alergia e Imunopatologia, que está sendo realizado em Belém, Pará até hoje, 03/12.

Nas últimas décadas, foi registrado um aumento na prevalência de doenças alérgicas, autoimunes e inflamatórias crônicas. Várias são as teorias e hipóteses que tentam justificar esta afirmativa. Uma das mais conhecidas e estudadas é a Hipótese da Higiene. “De uma maneira bastante simplista, quanto mais limpo e livre de micro-organismos for o ambiente da criança, principalmente nos seus primeiros meses de vida, maior a chance da criança desenvolver doença alérgica como, por exemplo, a Asma e a Rinite Alérgica”, explica Dr. Paes Barreto.

Probióticos são microorganismos que, quando ingeridos, exercem efeitos benéficos para a saúde.
O médico comenta ainda que o estilo de vida pode contribuir para uma mudança no perfil da microbiota intestinal, com predomínio de enterobactérias sobre lactobacilos e bifidobactérias. O que poderia ser uma das explicações para o incremento na prevalência das doenças alérgicas (Asma e Rinite) nos dias atuais. “O predomínio de Estafilococos aureus sobre bacterióides e bifidobactérias foi considerado importante em estudo com crianças alérgicas (aos 2 anos), assim como o predomínio de Clostridium difficile, em outro grupo de lactentes (12m) alérgicos.”

Nesta mesma linha de pensamento, dados epidemiológicos atuais mostram uma relação inversa da exposição para endotoxinas com a sensibilização aos antígenos ambientais e desenvolvimento de atopia. Crianças nascidas em fazendas ou em contato com animais domésticos precocemente teriam maior exposição aos antígenos bacterianos e, por isso, menor sensibilização alérgica.

Além da prevenção, os probióticos têm sido estudados como terapia alternativa para as doenças alérgicas clássicas como a Asma, a Rinite Alérgica e a Dermatite, clique aqui Atópica.

“Até o momento, as evidências sugerem um possível efeito preventivo e terapêutico apenas para a Dermatite Atópica na infância. No entanto, recente estudo placebo controlado, com crianças asmáticas e/ou com rinite alérgica, de dois a cinco anos, que utilizaram Lactobacilos casei por um período de um ano, mostrou uma redução significante no número de episódios de rinite, quando comparados ao grupo controle”, explica o especialista da ASBAI.

Por fim, uma grande parte das explicações sobre os mecanismos de ação dos probióticos no sistema imunológico ainda precisa ser melhor estudada. E, embora a teoria da “Hipótese da Higiene” realmente não tenha conseguido explicar as diferenças, em vários países, na prevalência de algumas doenças, como a Asma, por exemplo, alguns conceitos ficaram sedimentados e os estudos têm conseguido ratificar estas ideias.

“O que se pode concluir é que muitos são os fatores responsáveis pela inadequada imunomodulação e pelos maiores índices de doenças alérgicas, principalmente na infância. E que estímulos adequados na época perinatal são fundamentais para nortear o sistema imunológico (inato e adquirido) e, sendo assim, condições mais primitivas e naturais, que nas últimas décadas têm sido esquecidas, como nascer e ser alimentado do jeito que a ‘mãe natureza’ determinou, podem fazer a diferença entre sermos ou não tolerantes ao que o mundo exterior nos impuser”, conclui o médico.


Veja mais sobre o assunto Beleza em:
1) Dermatologia e Saúde com Dra. Érica Monteiro

2) Pele Saudável com Dra. Katia Volpi Fogolin

3) Beleza e Estética com Orlando Sanches

4) Cirurgia Plástica e Saúde com Dr. Alan Landecker




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas