Novidades
Doença de Parkinson e Alzheimer: a cura não pode estar tão longe! Veja aqui!

30/10/2013



ecentemente, pesquisadores do Reino Unido fizeram uma descoberta muito importante no caminho da cura de doenças neurodegenerativas como Parkinson e Alzheimer.


As pesquisas foram com animais de laboratório que desenvolveram doenças priônicas e, depois, foram tratados com uma substância para inibir este processo de destruição dos neurônios.


Primeiramente, vamos entender o que seria uma doença priônica?

Todos se lembram da “doença da vaca louca” (encefalopatia espongiforme bovina), que ocorreu em países europeus e era justamente uma forma de doença priônica. Neste caso, os animais (as vacas) tinham uma proteína anormal, chamada proteína priônica, que impede o processo normal de renovação celular, o que culmina com a morte de neurônios e um grave comprometimento do sistema nervoso central.

O equivalente da doença da vaca louca em humanos seria a doença de Creutzfeldt-Jacob, que também é uma doença priônica, neurodegenerativa, normalmente, manifestando-se com demência rapidamente progressiva e transtornos do movimento, por exemplo, ataxia e parkinsonismo.

O fato é que, atualmente, acredita-se que doenças neurodegenerativas muito comuns, como a doença de Parkinson e Alzheimer, tenham um mecanismo fisiopatológico comum com as doenças priônicas, ou seja, haveria nestes pacientes uma proteína anormal que seria capaz de destruir as células saudáveis do sistema nervoso central.

Os resultados da pesquisa liderada por Mallucci e colaboradores, e publicada na revista Science Translational Medicine é muito animador porque estes cientistas conseguiram, in vivo, demonstrar que é possível reverter o processo de neurodegeneração.

Obviamente, ainda serão necessários diversos outros estudos para comprovar este efeito, além de maior conhecimento sobre possíveis eventos adversos desta substância inibidora da proteína priônica. Enquanto isto, notícias, como esta, enchem de esperança todos os pacientes com Parkinson e Alzheimer, seus familiares e pesquisadores envolvidos nesta área.


Fonte:

J. A. Moreno, M. Halliday, C. Molloy, H. Radford, N. Verity, J. M. Axten, C. A. Ortori, A. E. Willis, P. M. Fischer, D. A. Barrett, G. R. Mallucci, Oral Treatment Targeting the Unfolded Protein Response Prevents Neurodegeneration and Clinical Disease in Prion-Infected Mice. Sci. Transl. Med. 5, 206ra138 (2013).




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas