Novidades
Metade dos brasileiros não pratica atividade física, segundo pesquisa da SBC

Os dados do estudo PrevenAção serão apresentados aos médicos no 62º Congresso Brasileiro de Cardiologia, no dia 09 de agosto às 13h30, no Transamérica Expo Center em São Paulo

A pesquisa PrevenAção da Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC constatou que 49% dos brasileiros não pratica qualquer atividade física. Os mais idosos são também os mais sedentários: 57% entre os que têm entre 60 e 70 anos não fazem exercícios; o índice cai para 53% entre 45 e 59 anos; cai um pouco mais (50%) para as duas outras faixas etárias seguintes (entre 35 e 44 anos e 25 e 34 anos); e atinge o menor índice de sedentários entre os jovens. Na faixa etária entre 18 e 24 anos, 39% dos entrevistados não praticam atividades físicas.

Na outra metade, entre os 50% que praticam: 20% praticam todos os dias; 3% de 5 a 6 dias por semana; 12% entre 3 e 4 dias por semana; 13% de 1 a 2 dias por semana; e 2% disseram que fazem atividades físicas apenas uma vez a cada 15 dias ou menos. Um por cento não respondeu.

Mas um outro dado surpreendeu os cardiologistas. É que apesar de haver um elevado índice de sedentários no país, a grande maioria sabe da importância dos exercícios para a saúde. O PrevenAção revelou que 86% dos pesquisados acreditam que a falta de atividades físicas pode contribuir para o aumento de doenças cardiovasculares.

O diretor de Promoção à Saúde Cardiovascular da SBC, Álvaro Avezum, comenta que os resultados foram bastante explícitos. “O brasileiro sabe que fazer exercício é essencial para ter mais qualidade de vida, agora é preciso haver uma mobilização para motivar essas pessoas, já que o sedentário tem 40% mais chances de ter uma doença cardíaca”.

Entre os brasileiros que costumam praticar atividades físicas, 28% fazem caminhadas ou cooper; 13% futebol; 6% musculação; 4% ciclismo; 2% natação ou hidroginástica; 1% vôlei, handebol ou basquete; 1% ginástica aeróbica; 1% alongamento; e 1% artes marciais.

Os homens (60%) praticam mais atividades físicas do que as mulheres (40%). Enquanto eles jogam futebol (26%), fazem caminhadas (26%), musculação (7%) e ciclismo (6%), elas preferem as caminhadas (31%) - musculação (4%), ciclismo e futebol (2%).

O Nordeste é a região com o maior índice de sedentários (52%), o Sudeste, o Norte e o Centro-Oeste estão no mesmo patamar (48%) e o Sul do país registrou 46% de sedentários.

O estudo PrevenAção da Sociedade Brasileira de Cardiologia/Funcor, em parceria com a Novartis e sanofi-aventis, foi feito em todo o território nacional e teve como objetivo identificar o grau de conhecimento e prevalência dos fatores de risco cardiovascular junto à população brasileira entre os 18 e 70 anos de todas as classes econômicas.

A pesquisa foi feita com 2.012 entrevistas finais nos dias 18 e 20 de setembro de 2006 pelo Instituto Datafolha e os dados relativos ao sedentarismo acabam de ser tabulados e serão apresentados aos médicos no 62º Congresso Brasileiro de Cardiologia, de 7 a 11 de setembro no Transamérica Expo Center, em São Paulo. A margem de erro da amostra é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

“O PrevenAção é um programa da Sociedade Brasileira de Cardiologia/Funcor que leva à população mais conhecimento a respeito dos fatores de risco que potencializam as doenças do coração”, esclarece Álvaro Avezum. Desde o ano passado e também em 2007, a SBC/Funcor tem percorrido cerca de 70 cidades brasileiras para promover caminhadas, medir pressão arterial, distribuir folhetos educativos e organizar palestras em locais públicos.

Serviço:

62° CONGRESSO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA
Sociedade Brasileira de Cardiologia
Data: 07 a 11 de Setembro
Local: Transamérica Expo Center
Endereço: Av. Dr. Mario Villas Boas Rodrigues, 387 - Santo Amaro
Site: http://congresso.cardiol.br/62


Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Cardiologia com Dr. Ricardo Tavares de Carvalho e na coluna de Avaliação e Orientação Física com Profa. Priscilla de Arruda




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas