Novidades
22 de Setembro, Dia Nacional da Halitose: como ficar longe deste problema? Veja aqui!

22/09/2013



O mau hálito é um problema que atinge mais de 50 milhões de brasileiros. E o dia nacional da Halitose é um momento para pensar nas causas e nos cuidados.

O mau hálito é uma maneira genérica de falar sobre diferentes odores que saem da boca. Num hálito considerado normal são mais de 200 substâncias combinadas e quando o cheiro é ruim pode sinalizar problemas na higiene, mas também doenças sérias no organismo. É possível descobrir essas causas num teste que demora apenas 8 minutos. “Hoje já possuímos alguns equipamentos que podem detectar gases que possuem componentes voláteis, ou seja, são percebidos pelo odor exalado pelo ar. Esses gases possuem compostos sulfurosos, enxofre, que são eliminados causando um odor desagradável. É o que chamamos de halitose”, explica o Dr. Ruy Francisco de Oliveira, diretor do Centro de Excelência no Diagnóstico e Tratamento da Halitose (CETH), de São Paulo.

No Brasil, o Oralchroma, aparelho criado no Japão, pode realizar cromatografias gasosas que medem a quantidade de três principais gazes responsáveis pelo mau hálito: O sulfidreto, o metil mercapitana e dimetil sulfeto.

“O Oralchroma permite analisar a quantidade três gases mais presentes, determinar o local de onde reside o problema e orienta o melhor tratamento para eliminá-lo”, reforça o especialista.

No exame também são coletadas informações e hábitos dos pacientes para determinar as possíveis causas sistêmicas relacionadas com a origem do mau hálito. A presença de acetona, por exemplo, pode indicar Diabetes e um cheiro ácido pode apontar para o diagnóstico de asma. Segundo o Dr. Ruy, a grande vantagem do exame é a sua facilidade de execução, sem ser invasivo, sem qualquer desconforto para as pessoas”.

"No consultório, o paciente é orientado a sempre fazer o auto-exame da língua e o dentista verifica a higiene bucal do paciente, examinando dentes, gengiva e língua; também é feita uma análise detalhada do fluxo salivar, sendo estabelecido um plano de tratamento após o diagnóstico. Existem aparelhos como o Halímetro que pode auxiliar a aferição da halitose", explica Dr. Luiz Felie Scabar, dentista.


Causas para o aparecimento desses cases
Alimentos que comemos têm como reação soltar os gases dentro do organismo e parte desses gases volta pela boca. A maior parte da halitose, no entanto, vem de problemas na boca. A saburra, placa branco-amarelada que fica na língua, é um depósito de bactérias que liberam gases durante a sua proliferação. “Outras causas frequentes são a salivação baixa, chamada de xerostomia, e a descamação bucal que aumentam a formação dessa saburra e, consequentemente, o acúmulo de bactérias que causam o mau hálito”, completa o dentista. A xerostomia, boca seca, pode ser causada por diversos motivos: doenças sistêmicas, como diabetes, remédios utilizados para controle de pressão, dietas de emagrecimento, tratamentos com quimioterápicos, etc.

“Além da escovação correta, fio dental e limpador lingual, a descoberta de um agente químico eficaz na eliminação das bactérias envolvidas na halitose foi um grande avanço nesse sentido. O dióxido de cloro é um antibacteriano que se revelou como altamente eficaz na prevenção e combate a infecções bucais e na eliminação dos odores causados pela halitose”, conclui Dr. Ruy.






Veja mais sobre SAÚDE BUCAL em:

1) Saúde Bucal com Dr. Luiz Felipe Scabar

2) Odontologia Holística com Dr. Rodrigo Venticinque




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas