Novidades
Saiba o porquê da obesidade ser responsável por 29% dos casos de câncer no útero das brasileiras e por 20% dos tumores de esôfago em homens!

25/09/2013

Alimentação pode ser fator de proteção ou risco para câncer, diz INCA



O relatório Saúde Brasil 2009, divulgado pelo Ministério da Saúde, (clique aqui), revela que 46,6% dos brasileiros estão acima do peso e que a obesidade tem forte impacto sobre uma das doenças que já se apresenta como a segunda causa de morte no país e no mundo: o câncer.

Em 2010-2011, o Brasil terá quase 1 milhão de novos casos: 978.540.

O documento Políticas e Ações para Prevenção do Câncer no Brasil: Alimentação, Nutrição e Atividade Física, publicado em fevereiro deste ano pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), em parceria com o Fundo Mundial para Pesquisa contra o Câncer (WCRF), revela que uma fração importante dos casos de câncer poderia ser evitada no Brasil, a partir do controle da obesidade. Segundo o relatório, a obesidade é responsável por:

• 20% dos casos de câncer de esôfago em homens no Brasil
• 26% dos casos de câncer de esôfago em mulheres no Brasil
• 25% dos casos de câncer de pâncreas em homens no Brasil
• 14% dos casos de câncer de pâncreas em mulheres no Brasil
• 8% dos casos de câncer de colorretal em homens no Brasil
• 1% dos casos de câncer de colorretal em mulheres no Brasil
• 14% dos casos de câncer de mama em mulheres no Brasil
• 29% dos casos de câncer no corpo do útero em mulheres no Brasil
• 10% dos casos de câncer de rim em homens no Brasil
• 16% dos casos de câncer de rim em mulheres no Brasil


O nutricionista Fábio Gomes, do INCA, explica que a alimentação pode ser fator de proteção ou risco para o câncer. Frutas, legumes e verduras são considerados alimentos protetores. Já alimentos processados, sal e álcool aumentam o risco de desenvolver a doença.

Gomes afirma que o consumo de bebidas adoçadas, como os refrigerantes e refrescos à base de xaropes e alimentos de alta densidade energética (que contêm mais de 2 calorias para cada grama de alimento), disparou nos últimos 30 anos no Brasil, atingindo mais de 400%, no caso dos biscoitos e refrigerantes. “O consumo excessivo de alimentos como lanches tipo fast food e biscoitos, impulsionado pelo estímulo bem-sucedido da publicidade, agora tem seus resultados expressos nas estatísticas de excesso de peso e obesidade”, resume Gomes.

A Pesquisa de Orçamentos Familiares (IBGE 2008-2009) confirmou o crescimento explosivo da obesidade no Brasil nas três últimas décadas. O estudo revelou que metade dos brasileiros adultos apresenta peso excessivo, assim como uma em cada três crianças de 5 a 9 anos e um em cada cinco adolescentes. “Essa situação alarmante implicará um aumento da parcela da população que é ou será futuramente acometida por vários tipos de câncer”, afirma Gomes.

Segundo Gomes, o controle da obesidade demanda compromissos e investimentos que passam pela regulação do estímulo ao consumo de alimentos processados. O primeiro passo seria proteger o público infantil, diminuindo as chances de que as crianças de hoje sejam futuras pacientes de câncer.



Tumores

Entre os seis tipos de tumores citados no documento Políticas e Ações para Prevenção do Câncer no Brasil: Alimentação, Nutrição e Atividade Física, três estão entre os mais prevalentes (comuns) na população brasileira – entre homens e mulheres.

Segundo estimativa do INCA, em 2010, o Brasil terá 7.890 casos de câncer de esôfago entre homens e 2.740 entre mulheres; 13.310 casos de câncer colorretal entre homens e 14.800 entre mulheres. Mama, o tumor letal mais prevalente entre as mulheres brasileiras terá 49.240 novos casos.





Veja mais sobre SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA em nossas colunas de:

1) Cardiologia do Esporte com Dr. Nabil Ghorayeb

2) Em forma com Pilates com Profa. Danielle Rotondo

3) Dicas de Atividade Física, com José Carlos Altieri

4) Corrida, com Emerson Vilela

5) Qualidade de Vida, com Profa. Priscilla de Arruda Camargo

6) Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida

7) Ortopedia e Saúde com Dr. Roberto Ranzini

8) Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão

9) Neurologia e Saúde com Prof. Dr. Paulo Caramelli

10) A Gestante na Sua Melhor Forma, com Profa. Ms. Gizele Monteiro

11) Atividade Física e Musculação com Prof. Amauri Altieri




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas