Novidades
Atenção mulheres, os numeros para controle de colesterol mudaram para vocês! Veja aqui!

03/09/2013



Estilo de vida tem deixado a mulher mais exposta a fatores de risco cardiovascular. Índices elevados de colesterol "ruim" (LDL) é um dos mais graves gatilhos do problema


O coração da mulher está recebendo mais atenção da classe médica. Uma nova diretriz da Sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda mais rigor no tratamento e na classificação do risco cardiovascular em pacientes do sexo feminino. "Espera-se com isso diminuir a incidência de infartos", comenta o Dr. Leopoldo Piegas, coordenador do programa de cuidados clínicos do Infarto Agudo do Miocárdio, do HCor.


São basicamente três mudanças:

(1) A primeira, exclusivamente destinada às mulheres, amplia a abrangência do risco. Serão consideradas pacientes de alto risco aquelas com mais de 10% de chance de sofrer um evento cardiovascular nos próximos 10 anos. Antes, essa classificação era restrita a quem tivesse o mínimo de 20% de chance. O risco intermediário está entre 5% e 10%.

(2) A forma de calcular o risco também mudou. O Escore de Framingham foi substituído pelo Escore Global. Ele é mais abrangente e considera fatores como idade, tabagismo, pressão alta, diabetes, histórico familiar e pessoal de doenças coronarianas. A partir dessa avaliação clínica, é possível estabelecer o risco de a pessoa ter um incidente cardiovascular nos próximos anos.

(3) Por fim, o nível de colesterol "ruim" (LDL) aceito em cada grupo de risco diminui. Em pacientes de alto risco, o nível máximo passa de 100 para 70 mg/dl e nas de médio risco, de 130 para 100 mg/dl. "O colesterol LDL está diretamente associado ao risco coronariano. Quanto menos tiver, melhor", esclarece o Dr. Piegas. A nova diretriz também sugere uma redução de 100 para 70 mg/dl em pacientes com diabetes.


Um dos principais objetivos das mudanças é aperfeiçoar a prevenção cardiovascular em mulheres. Uma série de mudanças no estilo de vida delas tem aumentado a quantidade de fatores de risco a que são expostas, como tabagismo, ingestão de bebidas alcoólicas, estresse e obesidade. Nessa semana, o Ministério da Saúde divulgou o resultado da pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), no qual a obesidade foi identificada em 8% das mulheres.

O controle do colesterol é realizado de duas formas: uso de medicamentos, como estatinas, e mudanças em determinados hábitos de vida. Nessa segunda medida, é importante evitar sobrepeso, adotar a prática regular de exercícios e principalmente fazer uma boa alimentação, fracionada em pequenas refeições durante o dia.

Salmão, azeite extravirgem, aveia, laranja, alcachofra, linhaça e soja são alguns dos alimentos comprovadamente benéficos no controle do LDL. Alguns deles, inclusive, favorecem o HDL, tido como colesterol bom. Para obter os benefícios desses alimentos, médicos e nutricionistas recomendam que eles sejam incluídos na dieta do dia a dia, e não apenas ingeridos eventualmente.


Arritmias cardíacas aumentam de 48% para 66% em mulheres

Um estudo sobre 648 mulheres internadas no HCor (Hospital do Coração), com idade entre 15 e 44 anos, mostrou aumento dos casos de arritmias cardíacas de 48% para 66%, entre 2008 e 2012. Nesse período, o percentual de mulheres que recebeu tratamento cirúrgico/ hemodinâmico para correção de arritmia cardíaca variou de 45% para 61%.

As arritmias estão ligadas a problemas graves, como infarto e derrame cerebral, e podem matar. O tipo mais comum de arritmia, a fibrilação atrial, atinge 10% da população com idade a partir de 70 anos. Essa doença aumenta em cinco vezes o risco de AVC, pois ela promove a formação de coágulos na corrente sanguínea.

Uma série de fatores podem estar ligados ao aumento das arritmias. Doenças nas artérias coronárias, insuficiência cardíaca, hipertireodismo e desequilíbrio químico no sangue (alteração nos níveis de potássio, cálcio e sódio) são algumas das origens possíveis. Contudo, arritmias também estão ligadas ao consumo de substâncias estimulantes, como cafeína, tabaco, álcool e anfetamina.





Veja mais sobre SAÚDE, QUALIDADE DE VIDA E NUTRIÇÃO em nossas colunas de:

1) Cardiologia do Esporte com Dr. Nabil Ghorayeb

2) Em forma com Pilates com Profa. Danielle Rotondo

3) Dicas de Atividade Física, com José Carlos Altieri

4) Corrida, com Emerson Vilela

5) Qualidade de Vida, com Profa. Priscilla de Arruda Camargo

6) Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida

7) Ortopedia e Saúde com Dr. Roberto Ranzini

8) Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão

9) A Gestante na Sua Melhor Forma, com Profa. Ms. Gizele Monteiro

10) Atividade Física e Musculação com Prof. Amauri Altieri

11) Aparelho Digestivo e Saúde com Dr. Sidney Klajner
Alimentos sem Segredos com Rosamaria Da Ré

12) Nutrição com Dra. Rosana Farah

13) Por Dentro dos Alimentos com Dra. Nicole Valente

14) Nutrição e Pediatria com Dr. Mauro Fisberg

15) Endocrinologia e Saúde com Dr. Filippo Pedrinola

16) Fitoterapia com Dra. Vanderli Marchiori




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas