Novidades
COMPROVADO! ANTI-CONCEPCIONAIS E TERAPIA DE REPOSIÇÃO HORMONAL CAUSAM DOENÇAS VASCULARES

Alguns trabalhos recentes de especialistas europeus e americanos vieram comprovar aquilo que os cirurgiões vasculares já apontam alguns anos: existe uma importante relação entre o uso de hormônios femininos e doenças circulatórias. Mais especificamente, está confirmado que há um aumento da incidência de problemas vasculares em mulheres que se submetem a tratamentos com hormônios.

Atualmente, não há dúvidas sobre o surgimento de um quadro de varizes, além da maior incidência de trombose venosa aguda profunda, como resultado do uso de anti-concepcionais. Estes transtornos também ocorrem em mulheres que, na menopausa, receberam estrógeno.

Segundo o angiologista e cirurgião vascular Dr. José João Lopes, o estrógeno é o grande vilão das doenças circulatórias, acrescentando que “para se ter uma idéia da dimensão dessa correlação, basta dizer que é totalmente contra indicado o uso deste hormônio em pacientes que têm, ou tiveram, trombose venosa profunda”. O estrógeno também pode causar agravamentos em outras patologias como a arteriosclerose.

Estudos sobre receptores de hormônios nas paredes das veias e artérias e sobre o progesterona, cujos efeitos parecem não ser tão maléfico como os do estrógeno, têm trazido importantes contribuições para a prevenção de doenças vasculares em mulheres. Essas patologias lamentavelmente já estão se igualando, em incidência, ao câncer, também causado pelo uso excessivo de hormônios.

O Dr. José João Lopes enfatiza que, atualmente, essa postura já é consensual entre os médicos, apontando para o necessário estímulo da prática de exercícios físicos aliados aos bons e saudáveis hábitos alimentares.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas