Novidades
Excesso de exercícios pode comprometer o sistema imunológico!

Você já deve ter ouvido falar que os exageros na malhação podem conduzir à lona as defesas do seu corpo. Os treinamentos intensos prejudicam as defesas do organismo humano. Quantas vezes iniciamos um programa de exercícios e, na semana seguinte ficamos gripados ou com infecção na garganta. Às vezes, triatletas, no período pós-competição, ficam de cama por alguma doença "oportunista".



Esta doença é aquela que aparece quando ultrapassamos nossos limites e nosso organismo diminui nossas defesas naturais, consequentemente adquirimos gripes, resfriados e infecção de garganta.

Cientistas da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, comprovaram esse efeito. O estudo avaliou seis voluntários em três momentos distintos. Em todos eles se exercitaram em bicicletas. A diferença é que a intensidade aumentou aos poucos. E, no final de cada round, o sistema imunológico era avaliado.

Resultado: a concentração de glóbulos brancos, integrantes do nosso exército de proteção, ficou abaixo do normal depois da rodada mais puxada.


Vitaminas e Minerais que ajudam o sistema imunológico

Vitamina C: frutas cítricas (limão, laranja, acerola e kiwi por exemplo), vegetais verdes escuros (couve, brócolis) e tomate.

Vitamina E: gérmen de trigo, arroz, óleos de soja, gema de ovos, vegetais de folha e legumes

Vitamina A: cenoura, abóbora, espinafre, melão e batata doce

Zinco: leite, aveia , ostra, frutos do mar, semente de girassol e cogumelo

No caso do alho, o que mais se destaca são os altos teores dos elementos zinco e selênio, ambos metais antioxidantes. No organismo humano, estes nutrientes estão envolvidos tanto direta como indiretamente no funcionamento do sistema imunológico.


Dor e Sistema Imunológico

De acordo com a Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED), a dor crônica também altera o humor, o apetite e o sono do paciente. Provoca, assim, queda no sistema imunológico, levando ao estresse físico e psicológico. No Brasil, embora não existam pesquisas amplas sobre o tema, sabe-se que a dor crônica acarreta prejuízo na qualidade de vida da pessoa e, consequentemente, interfere na sua produtividade.


Por fim, no caso oposto, estudos revelaram que a atividade física regular e moderada ajusta o sistema imunológico,/b>, fazendo com que ele fique preparado para resistir a doenças.


Tenha uma liberação médica antes de iniciar qualquer programa de exercícios. Regularidade e orientação de um profissional de Ed. Física, são primordiais para a boa saúde!



Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de:

1) Cardiologia do Esporte com Dr. Nabil Ghorayeb

2) Em forma com Pilates com Profa. Danielle Rotondo

3) Dicas de Atividade Física, com José Carlos Altieri

4) Corrida, com Emerson Vilela

5) Qualidade de Vida, com Profa. Priscilla de Arruda Camargo

6) Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida

7) Ortopedia e Saúde com Dr. Roberto Ranzini

8) Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão

9) Neurologia e Saúde com Prof. Dr. Paulo Caramelli




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas