Novidades
15/07 - Dia do Homem: Baixo Índice de Testosterona e Apneia do Sono podem ser Vilões para o Coração!

Exames regulares a partir dos 40 anos de idade contribuem para o diagnóstico precoce das doenças cardiovasculares



O Brasil está entre os dez países com o maior índice de mortes por doenças cardiovasculares e os homens são a maioria das vítimas, segundo o Ministério da Saúde, (clique aqui). No Dia do Homem (15/07), a Beneficência Portuguesa de São Paulo (www.bpsp.org.br) alerta sobre a importância da prevenção e controle da doença.

O baixo índice de testosterona e a apneia do sono são dois fatores que contribuem para o aumento dos casos de doenças cardiovasculares entre os homens, de acordo com o Dr. Allyson Nakamoto, cardiologista do Hospital. “Ainda não sabemos ao certo se a reposição da testosterona pode diminuir esse risco, mas o fato é que homens com níveis baixos do hormônio apresentaram maior incidência de infarto e angina”, enfatiza o médico.

a apneia do sono, que dificulta a respiração, alterando o padrão do sono; pode acarretar em um aumento da pressão arterial, alterações metabólicas e inclusive, arritmias cardíacas. Como a doença acomete sobretudo os homens, há um aumento da incidência de doenças cardiovasculares entre esse público. “Em ambos os casos, a prática de atividade física regular aliada à alimentação saudável fazem parte da fórmula para driblar esses problemas. Porém, eles são intrínsecos com a chegada da idade”, explica o cardiologista.

As doenças cardiovasculares podem permanecer “adormecidas” por um muito tempo, mas com manifestações graves e desastrosas quando surgem os primeiros sinais. Em geral afetam o coração e as artérias, como o infarto, angina, o acidente vascular cerebral, a insuficiência vascular periférica e as arritmias cardíacas. A principal causa deste processo, ocorre devido ao acúmulo de “placas de gorduras” nas artérias ao longo dos anos, impedindo a passagem do sangue gradualmente.

Por isso, hábitos saudáveis de vida, aliados a exames preventivos e tratamento correto são fundamentais para prevenir e estabilizar os males causados por estas enfermidades.

Não existe uma idade exata para estas doenças se manifestarem, mas para evitar sustos, a prevenção, (clique aqui) é a melhor conduta. Após os 40 anos os riscos tendem a aumentar, principalmente devido aos maus hábitos adquiridos no decorrer da vida, como sedentarismo, má alimentação, estresse, consumo de álcool e cigarro.

“As principais consequências da doença cardiovascular podem variar de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) até um infarto do miocárdio, levando, na maior parte dos casos, à morte. Os maus hábitos são os principais desencadeadores para a predisposição dos problemas do coração, além das pessoas que fazem parte de um grupo de risco como histórico de hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, dislipidemia e obesidade, e nas pessoas com histórico familiar de doença cardiovascular precoce”, explica o especialista.

Homens que não apresentam histórico familiar devem visitar o médico a cada cinco anos até completar 40 anos e uma vez por ano a partir desta idade.




Para conscientizar sobre a importância dos cuidados com a saúde do homem a Bayer conta com ações de promoção à saúde e qualidade de vida para o público masculino e oferece também o site www.bayerparahomens.com.br . Este ano, a companhia realizará, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia, um mutirão para conscientização e prevenção de doenças para os homens. A ação acontecerá nos dias 15 e 16 de julho, na Estação Sé do metrô em São Paulo e oferecerá exames gratuitos como medição de glicemia, exames de IMC, peso, altura e pressão arterial, além de contar com orientação sobre cuidados básicos com a saúde a fim de prevenir doenças como diabetes, hipertensão, entre outras.

SERVIÇO:

Mutirão Saúde do Homem no Metrô Sé
Data: 15 e 16 de julho
Horário: 7h às 15h
Serviços oferecidos:

 Medição de glicemia;
 Exame de IMC (índice de massa corporal)
 Aferição de peso, altura e pressão arterial.



Veja mais sobre Próstata e Urologia

Urologia e Saúde com Dr. Antonio Otero Gil




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas