Novidades
Novas Regras para a Reprodução Assistida!

O CFM (Conselho Federal de Medicina) publicou novas normas para reprodução assistida.

Querer se tornar mãe ou pai é louvável e um direito de todos. Porém, para quem está pensando em fazer uma reprodução assistida, é bom ficar atento à alguns "detalhes" importantes: o que deve ser feito antes de se engravidar e as novas normas, publicadas pelo CFM para o procedimento.



Atitudes prévias para quem decidiu engravidar:

Vocês decidiram que é hora de ter um bebê e estão prontos para começarem a se empenhar na tarefa de providenciá-lo. Antes, porém, é aconselhável tomar alguns cuidados que vão garantir nove meses saudáveis, para você, seu marido e o bebê. Confira:


1. Consulte seu ginecologista

É ele que vai orientá-la sobre tudo o que precisa fazer para ter uma gravidez sadia, como exames que o homem e a mulher devem realizar. Antes da visita ao doutor, verifique se anda sentindo algum incômodo, dores que até então não chamaram a atenção, mudanças bruscas de peso ou de humor. Sintomas como esses, por exemplo, podem indicar uma disfunção da tireoide, que compromete as chances de engravidar. Atenção também com as doenças sexualmente transmissíveis. Muitas vezes, elas passam despercebidas, não são tratadas e também podem dificultar a gravidez.


2. Tome ácido fólico

A indicação dos especialistas é para que a mulher tome essa vitamina do complexo B. três meses antes da concepção, para evitar problemas de desenvolvimento e da coluna cervical do bebê.



3. Vacine-se

O imunizante contra a rubéola é importante para que a mulher não tenha a doença durante a gravidez, que pode trazer sequelas ao bebê. Mas deve ser feito três meses antes de engravidar. A vacina contra a hepatite B deve ser realizada com uma antecedência ainda maior, de um semestre. São três doses, no esquema 0-1-6 meses. A doença pode ser transmitida ao recém-nascido no momento do parto, o que fará com que ele desenvolva hepatite crônica ao longo da vida.



4. No peso certo

Nem a mais, nem a menos. O ideal é que ao engravidar você esteja com a balança em dia. O sobrepeso pode trazer problemas para a criança e deixar a mulher desconfortável durante a gestação. Os quilinhos a mais também podem alterar a produção de hormônios sexuais importantes para a ocorrência de uma gestação.



5. Exercite-se

Se você não é adepta das atividades físicas que tal começar antes da gravidez? Além de ajudar a manter o corpo em dia, ao engravidar já estará habituada com os exercícios. E essa prática só trará benefícios para você e o bebê. Converse com seu médico.



6. Nada de Tabaco

Se você fuma, é hora de parar. Estudos mostram que o tabagismo prejudica o desenvolvimento do bebê, além de aumentar a chance de parto prematuro. Você também deve evitar o fumo passivo, que pode dificultar a gravidez.



7. Vá ao dentista

Faça um check-up na sua boca antes de engravidar, evitando desconfortos mais sérios durante os nove meses. Na gestação, por conta das alterações hormonais, é normal a mulher ter problemas dentários. A visita ao especialista, no entanto, continua durante a gravidez.



8. Fique calma

É difícil não se estressar no dia a dia. Mas esse exercício deve começar antes mesmo da gestação (e durar a vida toda). Estudos mostram que o estresse pode provocar parto prematuro. Além disso, ele pode até atrapalhar – você e seu marido – na hora de tentar engravidar: segundo a experiência dos médicos em consultórios, a ansiedade e o estresse alteram, sim, a fertilidade.



9. Namore

O medo de engravidar que você tinha ao transar agora é substituído pela tabelinha com os dias em que a chance de gravidez é maior. Aproveite essa liberdade, mas não faça com que esse momento tenha uma carga de ansiedade muito grande para você e seu companheiro. O sexo programado pode, muitas vezes, atrapalhar.




Veja as principais contribuições da Resolução CFM nº 2.013/13 com relação à se fazer o procedimento da Reprodução Assistida:

• IDADE DA PACIENTE - a idade máxima das candidatas à gestação de reprodução assistida é de 50 anos.

• DOAÇÃO COMPARTILHADA – Libera a medida e limita a idade da doadora em 35 anos.

• IDADE LIMITE PARA DOAÇÃO DE ESPERMATOZÓIDES - 50 anos.

• ÚTERO DE SUBSTITUIÇÃO – Ampliou-se para parentesco consanguíneo de até 4º grau.

• TRANSFERÊNCIA - A nova redação também deixa mais claro quanto ao número de oócitos e embriões a serem transferidos no caso de doação: estes devem ser respeitado a idade da doadora e não da receptora.

• DESCARTE – os embriões criopreservados acima de cinco anos, poderão ser descartados se esta for a vontade dos pacientes.

• HOMOAFETIVIDADE – É permitido o uso das técnicas de reprodução assistida para relacionamentos homoafetivos e pessoas solteiras, respeitado o direito da objeção de consciência.





Fontes:

1. CFM
2. Ministério da Saúde




Quer saber mais sobre GESTANTES? Veja em:

A Gestante na Sua Melhor Forma, com Profa. Ms. Gizele Monteiro






Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas