Novidades
Neste sábado, 29/06, XXX Ciclo de Debate Município Saudável abordará o tema SAÚDE DA PRÓSTATA

Dando continuidade ao Ciclo de Debate Município Saudável, o Vereador Gilberto Natalini, SPDM, Hospital Brigadeiro, PROBEM, Associação Saúde da Próstata e Espaço Saúde, organizam, neste sábado, 29/06, das 9 às 13h, encontro para discutir Envelhecimento Ativo- Saúde da Próstata


O palestrante será o Dr. Claudio Bovoleta Murta, Diretor do Departamento de Urologia do Hospital Brigadeiro, conhecido como Hospital do Homem.


A PRÓSTATA, (clique aqui) é uma glândula que somente homens possuem. Ela fica abaixo da bexiga e envolve o tubo (chamado uretra) pelo qual passam a urina e o sêmen. A principal função da próstata é a de produzir a maior parte do fluido que transporta o esperma, chamado sêmen.

Ao longo da vida, quatro em cada cinco homens terão algum problema de próstata. Um em cada seis terá um câncer de próstata.


Sintomas:
- Dificuldade em começar a urinar ou gotejamento (a urina começa a sair em gotas);
- Jato fraco;
- Necessidade de fazer força para a urina sair;
- Muito tempo urinando;
- Sensação de que não esvaziou a bexiga (continua com a vontade de urinar);
- Urgência para urinar (sensação de que não dá para segurar);
- Aumento da freqüência em urinar (menos de duas horas entre cada vez);
- Levantar à noite para urinar;
- Perda de controle da urina, molhando-se um pouco.


Conheça as doenças da próstata e formas de tratamento:

1. Prostatite
A prostatite é uma doença inflamatória da próstata e pode afetar o homem a qualquer idade, sendo mais comum entre os 30 e 50 anos. Geralmente, é causada por uma infecção e além de alguns dos sintomas anteriormente descritos, pode ser acompanhada de mal estar e febre alta.

Tratamento: A prostatite tem cura e o tratamento é feito com administração de antibióticos por um período médio de quatro semanas.


2. HPB – Hiperplasia Prostática Benigna
A próstata cresce vagarosamente à medida que o homem envelhece. Com o crescimento, ela pode comprimir o tubo pela qual passa a urina (uretra), ocasionando dificuldade em urinar e muitos dos sintomas anteriormente descritos. Há tratamentos que podem controlar o desenvolvimento da HPB. Se não for cuidada, o crescimento da próstata pode levar ao fechamento da uretra ou a uma situação que irá requerer cirurgia.

Tratamento: O tratamento geralmente é realizado com mudanças no estilo de vida e com medicações. Casos mais sérios podem necessitar de cirurgia.



3. Câncer: o inimigo silencioso
O câncer é um tumor. Na maior parte dos casos, ele não provoca nenhum sintoma, ou seja, a pessoa não sente nada!

Geralmente, quando aparecem os sintomas, é porque o câncer já se desenvolveu bastante e o problema agravou-se. Todo o empenho deve ser feito no sentido de identificar o câncer logo no início, quando as possibilidades de cura são grandes.

Tratamento: O tratamento é variável e depende do estadiamento da neoplasia que, grosso modo, pode ser dividido em tumor localizado e tumor metastático. O tratamento do tumor localizado pode ser cirúrgico ou radioterápico. O tratamento de tumor metastático baseia-se no bloqueio hormonal da testosterona, inibindo assim o crescimento da massa tumoral sendo frequentemente um tratamento adicional importante. Podem ser utilizados vários tipos de drogas com eficácia e efeitos colaterais variáveis que devem ser levados em conta no momento da escolha do tratamento.



A MULHER E O CÂNCER DE PRÓSTATA, (clique aqui)

Você sabia que a mulher é a grande influenciadora do homem em relação à prevenção do câncer de próstata?

Muito se diz sobre o papel das mulheres na saúde do homem, mas poucos estudos demonstram, em números, o quanto elas incentivam os parceiros e familiares do sexo oposto. No caso do câncer de próstata, as mulheres são grandes influenciadoras na busca do tratamento pelos homens. Foi o que apontou a pesquisa Datafolha “Saúde masculina: o homem e o câncer de próstata”, encomendada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).




Veja mais sobre Próstata e Urologia
Urologia e Saúde com Dr. Antonio Otero Gil




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas