Novidades
Novo medicamento para câncer de mama é aprovado no Brasil pela Anvisa! Confira!

Pertuzumabe é um anticorpo monoclonal que bloqueia a atividade tumoral nos casos de câncer de mama metastático HER2 positivo, um dos tipos mais agressivos de tumor. Medicamento demonstrou aumento de 50% na sobrevida das pacientes 1,2

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a indicação de Perjeta™ (pertuzumabe) para o tratamento de câncer de mama metastático HER2 positivo, uma forma particularmente agressiva de câncer de mama, que representa um quarto do total de casos de tumores na mama. O medicamento foi aprovado em combinação com Herceptin® (trastuzumabe) e docetaxel para pacientes com câncer de mama metastático ou localmente avançado HER2 positivo, sem tratamento prévio para a doença metastática.

A aprovação da Anvisa baseia-se no estudo Fase III CLEOPATRA, que incluiu 808 pacientes com câncer de mama metastático HER2 positivo em 25 países, incluindo cerca de 100 pacientes brasileiras e diversos centros de pesquisa locais. O estudo demonstrou que a combinação de Perjeta™(pertuzumabe), Herceptin® (trastuzumabe) e quimioterapia proporcionou aos pacientes, em média, 6,1 meses de sobrevida livre de progressão da doença (período em que o paciente passa sem evolução da doença e piora dos sintomas)e uma redução de 34% no risco de morte (sobrevida global) em comparação ao uso de Herceptin®  (trastuzumabe) com quimioterapia somente. Comparada à terapia atual, esses dados representam um ganho nunca visto no tratamento de casos de doença metastática de mama – além de altamente eficaz, a terapia com Perjeta™ (pertuzumabe) demonstrou ser igualmente bem tolerada e segura1,2.

Já aprovado na Europa e nos Estados Unidos, o medicamento é biológico – feito a partir de células vivas – e baseado no conceito de medicina personalizada, já que ele tem como alvo o receptor HER2, uma proteína encontrada em grandes quantidades na parte externa de células tumorais, entre elas as do câncer de mama. No Brasil, a precificação do medicamento está em negociação com os órgãos competentes.

Sobre o câncer de mama

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum em mulheres, em todo o mundo3. Todos os anos, cerca de 1,4 milhão de novos casos de câncer de mama são diagnosticadas em todo o mundo e mais de 450.000 mulheres morrem dessa doença.3 No câncer de mama HER2 positivo, há um aumento da quantidade do receptor 2 (HER2) do fator de crescimento epidérmico humano na superfície das células tumorais. Essa alteração é conhecida como “positividade para HER2” e afeta de 15 a 20% das mulheres que sofrem de câncer de mama.4 O câncer HER2 positivo é uma forma particularmente agressiva de câncer de mama.5

Referências



1. Baselga J, Cortés J, Kim SB, et al. Pertuzumab plus trastuzumab plus docetaxel for metastatic breast cancer. N Engl J Med 2012;366:109-19.


2. Swain SM, Kim SB, Cortés et al.  Pertuzumab, trastuzumab, and docetaxel for HER2-positive metastatic breast cancer (CLEOPATRA study): overall survival results from a randomised, double-blind, placebo-controlled, phase 3 study. Lancet Oncol 2013; 14: 461–71.


3. Ferlay J, Shin HR, Bray F, Forman D, Mathers C and Parkin DM GLOBOCAN 2008, Cancer Incidence and Mortality Worldwide: IARC Cancer Base No. 10 [Internet]. Lyon, France: International Agency for Research on Cancer; 2010. Available from: http://globocan.iarc.fr.


4. Wolff A.C et al. American Society of Clinical Oncology/ College of American Pathologists Guideline Recommendations for Human Epidermal Growth Factor Receptor 2 Testing in Breast Cancer. Arch Pathol Lab Med—Vol 131, January 2007.


5. Slamon D et al. Adjuvant Trastuzumab in HER2-Positive Breast Cancer. N Engl J Med 2011; 365:1273-83.






Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas