Novidades
A idade em que a mãe entra na menopausa pode influenciar na infertilidade da filha!

Uma pesquisa feita na Europa mostra que as jovens cujas mães atingiram o climatérico de maneira precoce produzem menos óvulos


Dr. Alfonso Massaguer, ginecologista e obstetra, especialista em Reprodução Humana, explica que a pesquisa ressalta a influência dos fatores genéticos na reprodução

A pesquisa realizada pela Universidade de Copenhagen, na Dinamarca, avaliou 527 mulheres com idades entre 20 e 40 anos e mostrou que aquelas cujas as mães chegaram à menopausa numa idade precoce (antes dos 45 anos) tinham menos óvulos. "O número de óvulos que permanecem numa mulher está relacionado com sua produção no momento da concepção (com a quantidade e a qualidade dos óvulos) e que começa a diminuir a medida que ela envelhece", afirma o Dr. Alfonso.

As mulheres quando nascem já têm todos os óvulos, que serão liberados dos ovários ciclicamente, normalmente um por mês entre a puberdade e a menopausa. Pesquisas anteriores a esta já relatavam que a infertilidade feminina começa a surgir aproximadamente 20 anos antes da mulher entrar no período da menopausa, situação que pode se agravar se a mãe entrou no climatério muito cedo. “O histórico familiar é sempre muito importante para avaliarmos o risco de alguma doença em qualquer pessoa. É prudente as mulheres estarem atentas a sua "reserva ovariana", isto é, o potencial que ainda possuem para ter um filho, que é diretamente ligado a qualidade dos óvulos. A idade é o principal fator que pode comprometer a qualidade dos óvulos, mas também a parte genética tem grande peso", esclarece o especialista.

A pesquisa avaliou a reserva ovariana das voluntárias - os níveis de hormônio anti-mülleriano (AMH) e contagem de folículos antrais (AFC) -. Os resultados mostraram que houve uma queda nos 2 níveis (AMH e AFC) em mulheres cujas mães tiveram uma menopausa precoce, em comparação com as mulheres cujas mães tiveram uma menopausa tardia. “Um check-up "reprodutivo” é prudente em toda consulta ginecológica com todos os exames que definam o estado e potencial dos ovários. Estas informações ajudarão as mulheres a definirem melhor o seu futuro reprodutivo, como em que momento engravidar ou congelar os óvulos", conclui o Dr. Alfonso Massaguer.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas