Novidades
Acesso ao diagnóstico e tratamento são fundamentais para combater a hipertensão pulmonar

Pacientes e especialistas internacionais se reúnem para compartilhar perspectivas, trocar experiências e buscar soluções para a doença, que evolui rapidamente e pode ser fatal.
Mais acesso ao diagnóstico e tratamento para atender a hipertensão pulmonar (HP) foram questões discutidas na Primeira Cúpula de Líderes Latinos em Hipertensão Pulmonar, uma doença progressiva e fatal. A conferência organizada pela Sociedade Latina de Hipertensão Pulmonar foi realizada em linha com o Dia Latino da Hipertensão Pulmonar, celebrado em 28 de novembro. O evento, que aconteceu em San Jose, na Costa Rica, teve apoio da Bayer, que vem concentrando esforços para ajudar a aumentar a conscientização sobre a doença.

A hipertensão pulmonar é uma condição de saúde que afeta os pulmões e coração, evolui rapidamente e pode levar à morte se não tratada rapidamente. No Brasil, estima-se que hoje existam aproximadamente 3.000 pacientes com a doença. Há cinco tipos de HP, que podem provocar a falha cardíaca e, consequentemente, a morte. Um tipo de HP, chamada de hipertensão arterial pulmonar (HAP) afeta aproximadamente 52 pessoas por milhão de habitantes em todo o mundo.

"Cerca de metade dos pacientes com hipertensão pulmonar morrem dentro de um período de pouco mais de dois anos, se não tratada adequadamente. Mas, se um paciente é diagnosticado precocemente e tratado, o tempo de sobrevida e qualidade de vida pode aumentar significativamente", disse Migdalia Denis, presidente da Sociedade Latina de Hipertensão Pulmonar. "É por isso que é imperativo para nós fornecermos ferramentas para grupos de pacientes em seus países para aumentar a conscientização sobre a doença e os direitos para que tenham acesso ao diagnóstico e tratamento apropriado”, reforça a médica.

Alguns dos principais temas discutidos incluem a realidade atual de hipertensão pulmonar e expectativas em um futuro próximo, estratégias de sucesso para criar e liderar uma organização de pacientes, aspectos psicológicos da doença, e campanhas de conscientização, a exemplo do que é feito na Europa. Por meio de campanhas como "Questões de Tempo" e "Sem Fôlego", a Associação Europeia de Pacientes com Hipertensão Pulmonar, fomenta a educação da população, apoiada pela Bayer. As campanhas devem ser lançadas na América Latina em 2013.

Hipertensão pulmonar

A hipertensão pulmonar (HP) é uma doença grave, progressiva e fatal em que a pressão na artéria pulmonar é significativamente aumentada, e que pode resultar em insuficiência cardíaca e morte. Pessoas com HP desenvolvem uma queda acentuada na tolerância ao exercício e redução da qualidade de vida. Devido a sintomas não específicos, a doença muitas vezes é diagnosticada erroneamente ou o diagnóstico é tardio. Os sintomas mais comuns incluem falta de ar, fadiga, tonturas e desmaios, que são agravados pelo esforço físico.



Serviço:
www.sociedadlatinahp.org




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas