Novidades
Parceria ajuda hospitais a diminuir taxa de mortalidade por câncer de mama

Há cerca de dois anos, Agfa HealthCare e a Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI) firmaram parceria para melhorias em 25 hospitais do Estado de São Paulo

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais pode atacar mulheres pelo mundo todo. Em 2012, no Brasil, a estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA) é que existam 52.680 novos casos, sendo uma média de 52 casos para 100 mil mulheres. Em setembro, o hospital Pérola Byington em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI), informou que foi reduzida para cerca de 20% a mortalidade das pacientes com este tipo de câncer.

A redução neste processo se dá por alguns importantes fatores. Há um ano, a Agfa HealthCare, líder mundial em sistemas de imagem e informação hospitalar, fechou contrato com a Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI) para a entrega e instalação de equipamentos de imagens digitais e soluções de TI para 25 hospitais do Estado de São Paulo. Entre eles, o Hospital Pérola Byington, localizado na Bela Vista, Zona Sul de São Paulo.

Nesta parceria com a FIDI a Agfa HealthCare é responsável pela instalação dos equipamentos de radiografia computadorizada CR’s (Computed Radiography) para converter as imagens analógicas para digitais dos exames de raios-x e mamografia, o PACS, responsável pelo gerenciamento das imagens médicas, garantindo um histórico de exames totalmente em formato digital e o sistema de Teleradiologia, que possibilita a realização de diagnósticos à distância.

Para o responsável médico do SEDI III, Dr. José Roberto Falco Fonseca, uma das variáveis que corroborou para a diminuição no índice de mortalidade por câncer de mama no Hospital Pérola Byington foi aliar a competência de gestão operacional da equipe da FIDI à implementação do sistema de Teleradiologia, que permitiu reduzir o prazo de entrega dos laudos para no máximo 4 horas. "A diminuição do tempo de espera permite que os casos de câncer sejam detectados rapidamente e tratados a tempo, impedindo a evolução do quadro", comenta Dr. José Roberto. Segundo os próprios dados da fundação, entre 2009 e 2011 os casos avançados diminuíram de 41% para 18%.



Veja mais sobre o Dermatologia em nossas colunas de:

Pele Saudável com Dra. Katia Volpi Fogolin

Dermatologia com Dra. Érica Monteiro




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas